Gestão de Equipe

04 dicas indispensáveis para manter sua equipe motivada

04 dicas indispensáveis para manter sua equipe motivada

Publicação : 18/09/2014

Por Siteware

8 min

O desenvolvimento e a produção de uma organização se relacionam diretamente com a contribuição de cada colaborador. Um time é composto por várias competências diferentes, e a soma de todas elas gera resultados positivos para o grupo. Mas para que os melhores resultados sejam atingidos, é essencial que o gestor se preocupe em como manter sua equipe motivada.

A motivação tem duas funções. A primeira é contribui para que tarefas sejam cumpridas com disposição, capricho e vontade. A segunda é contagiar os outros integrantes da equipe com o mesmo estado de espírito, uma vez que uma pessoa desmotivada pode acabar contaminando os colegas e afetando a eficiência do trabalho em equipe.

Muitos gestores ainda acreditam que o segredo para a motivação está em ações que demandam dinheiro. A remuneração, é claro, é um forte incentivo. Mas há outras maneiras de manter a equipe motivada que envolvem somente uma boa postura de liderança. Está pronto para aprender? Então acompanhe o nosso artigo com dicas preciosas!

Como manter sua equipe motivada: guia prático

A motivação no trabalho está ancorada em três pilares fundamentais. Veja a seguir.

Atenção

Os colaboradores desejam se sentir ouvidos pelo gestor, para poderem falar sobre as suas dificuldades e os desafios, além de propor novas formas de executar as tarefas com mais eficiência, de acordo com a realidade de cada equipe e tarefa.

Assim, tenha reuniões dedicadas a coletar esse feedback dos seus liderados. Se o encontro com a equipe durar uma hora, dedique cerca de 50 minutos para ouvir o que eles têm a dizer. Faça as suas observações e dê as orientações nos 10 minutos restantes, e reserve ainda uns minutinhos no fim para a palavra final e um call to action para os colaboradores.

Reconhecimento

Ter o seu esforço reconhecido é um prazer para a maioria esmagadora dos profissionais. Então, não guarde para você um elogio sobre um trabalho bem feito, uma tarefa executada antes do prazo, uma negociação fechada com sucesso. Faça elogios quando eles forem merecidos. Os colaboradores certamente ficarão felizes com isso.

Segunda chance

Quando você tem uma equipe tentando solucionar um problema ou levar a empresa ao crescimento, erros vão acontecer — principalmente se eles tiverem uma abordagem criativa ou inovadora.

Não tem nada de mal nisso. Quando os erros são legítimos, ou seja, quando são cometidos com boas intenções, eles fazem parte do processo de aprendizado e crescimento. Dê aos seus colaboradores uma segunda chance e uma oportunidade para que eles usem esses erros como uma ferramenta para se aprimorarem.

Prestar atenção constante a esses três pilares é uma forma eficiente de como manter a sua equipe motivada que não envolve custos. A seguir, vamos abordar algumas ações mais pontuais para que todos tenham bons níveis de energia profissional.

Crie um sistema de gestão para ter uma equipe motivada

O primeiro passo de como manter a sua equipe motivada é controlar o desempenho de cada profissional do seu time. Para que isso seja realizado, é indispensável criar um sistema de gestão bem definido.

Dessa forma, será possível monitorar as demandas, corrigir erros frequentes e avaliar os resultados alcançados. Essa é uma maneira de mostrar para cada membro da sua equipe que:

  • As tarefas estão sendo bem executadas.
  • Erros podem ser corrigidos a partir de pequenas mudanças.
  • A participação de cada um é importante para a sinergia do grupo.

Assim, todos se sentirão parte de um sistema e, consequentemente, conseguirão perceber o seu valor dentro da organização.

Aprenda como estabelecer metas para os seus colaboradores no vídeo a seguir:

Importe-se com seu time

Um colaborador vai se sentir importante quando conseguir perceber sua participação na conquista de um resultado. Além da criação de um sistema de gestão, outra estratégia que auxilia nesse processo é apresentação de resultados.

Positivos

Não custa frisar: depois de um sucesso, elogie o trabalho executado! Essa é uma boa prática de como manter a sua equipe motivada.

Também é muito bom celebrar o momento, e essa celebração pode ser com algo bastante simples, como a elaboração de um vision board de momentos cruciais para o sucesso do projeto.

Negativos

Lembra da oportunidade para aprender? Aqui está um ótimo lugar para fazer isso. Depois da apresentação de resultados negativos, peça à equipe para que aponte os erros cometidos e permita que eles próprios apresentem possíveis soluções para o problema.

Certifique-se de que o profissional está satisfeito com a sua função

Profissionais deslocados podem gerar problemas graves para o desenvolvimento do grupo. É importante que fique claro para o colaborador quais são suas funções dentro da organização e o que os líderes esperam dele como profissional.

Por isso, é fundamental que no processo de seleção exista uma compatibilidade do perfil do candidato – apresentado no currículo – com a função a ser executada por ele. Mesmo assim, caso o profissional venha a se sentir deslocado em algum momento da sua trajetória na empresa, considere a possibilidade de trocá-lo de função ou até mesmo de departamento.

Mantenha um canal de comunicação aberto

As reuniões são excelentes oportunidades para alinhar necessidades e expectativas e são também um momento em que os colaboradores já sabem que poderão compartilhar suas vivências, dificuldades e coletar ideias de como solucionar determinados problemas. Por isso, é recomendável que esses encontros sejam periódicos.

Elas demandam a participação de todos os membros da equipe, para que as ideias individuais sejam expostas e discutidas em grupo. Esses encontros devem ser realizados, dentre outros motivos, como uma forma de manter a equipe motivada. Nas reuniões, é conveniente:

  • Identificar falhas;
  • Expor novas tarefas;
  • Apresentar resultados.

Para conseguir ter reuniões positivas, leia o nosso artigo:

A motivação no trabalho é consequência de uma boa gestão executado por um líder competente. As nossas dicas sobre como manter sua equipe motivada dão uma forcinha mas, com as suas soft skills de liderança, você é a melhor pessoa para entender do que os seus colaboradores precisam e o que vai fazê-los brilhar.

A ferramenta STRATWs One torna o seu trabalho mais fácil. A plataforma, criada pela Siteware, faz a gestão de indicadores de desempenho, tornando mais fácil a visualização dos avanços e a identificação dos pontos que precisam ser melhorados.

O nosso software transforma em processos várias metodologias de gestão, como SWOT, BSC e Lean, entre outras. Assim, você fica com tempo livre para se dedicar a questões mais estratégicas. A ferramenta já facilitou a rotina de mais de 160 mil usuários em quase 20 países.

Faça como o grupo O Boticário, Unimed e Vale revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One!

7 comentários

  1. Mayara Matos

    ótimas dicas parapara, quem quer motivar sua equipe de colaboradores, obrigado

  2. Luiz Herique

    Todas as observações estão bastante clara e objetivas, para que um gestor tenha sucesso com sua equipe e os objetivos sejam alcançados. Parabéns.

    • Cecilia Dutra

      Que bom que você gostou, Luiz Henrique!

      Continue acompanhando, hoje postaremos mais 9 dicas de como se tornar um bom gestor!

  3. Alexsandro Martinez Franco

    Bons pontos. Obrigado. Uma observação: O Link acima para baixar o e-book não está funcionando.

    • Cecilia Dutra

      Oi Alexsandro,

      que bom que gostou! Tivemos uma instabilidade no site, mas já está funcionando novamente!

  4. FLAVIA

    Umas das dicas também para manter sua equipe motivada e ser justo., o que fazer para um fazer para todos,

    • Cecilia Dutra

      Com certeza, Flavia.

      O importante é tratar com igualdade a todos os membros da equipe!