Gestão de Equipe

Você sabe como desenvolver equipes de alta performance? Confira 8 dicas que funcionam

Você sabe como desenvolver equipes de alta performance? Confira 8 dicas que funcionam

Publicação : 30/07/2018

Por Siteware

7 min

como desenvolver equipes de alta performance
como desenvolver equipes de alta performance

Quer saber como ter equipes de alta performance e impulsionar os resultados da sua empresa? Então você está no lugar certo!

Assim como nos filmes de super heróis, poder contar com um time de profissionais competentes, motivados, engajados, alinhados com os objetivos e ideais da empresa e trabalhando em sinergia é fundamental para o sucesso da organização.

Equipes que apresentam bom desempenho acabam se tornando um diferencial competitivo para o seu negócio, fazendo com que ele se destaque entre os concorrentes.

Para isso, há uma série de táticas bastante úteis; e é sobre elas que falaremos aqui neste post.

Confira agora 8 dicas de como formar equipes de alta performance e veja de que forma elas podem te ajudar nos negócios.

Veja também em nosso blog: Ferramentas de produtividade: como melhorar sua performance sem por a mão no bolso

Antes de ver nossas dicas para ter uma equipe de alta performance, que tal acompanhar este vídeo exclusivo da Siteware?

8 dicas de como desenvolver equipes de alta performance

1 – Atente-se ao recrutamento e seleção

O primeiro passo para se ter uma equipe de alta performance é justamente saber escolher muito bem os profissionais que irão compor o seu time. Por isso, é preciso estar atento durante o processo de recrutamento e seleção.

Para garantir que a sua empresa tenha verdadeiros talentos, é importante estabelecer critérios que vão além dos conhecimentos e habilidades técnicas.

Procure selecionar profissionais que, além de excelentes naquilo que fazem, tenham competências comportamentais que dialoguem com o posicionamento da empresa.  

Saiba mais: Como identificar e reter talentos com a matriz 9 BOX?

2 – Seja um líder de alta performance

Se você quer saber como desenvolver equipes de alta performance, é fundamental que os seus colaboradores vejam em você um exemplo a ser seguido, que os inspire.

É comum que as atitudes de um time sejam o reflexo das ações do líder. Portanto, se você demonstra entusiasmo, engajamento e comprometimento com a entrega de resultados, a sua equipe te retribuirá na mesma moeda.

Procure ser o exemplo diário para os seus colaboradores. Abrace a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Busque aprimorar-se de maneira contínua.

3 – Defina metas inteligentes e desafiadoras

Para que a sua equipe tenha um desempenho satisfatório, é preciso desafiá-las a conquistar a se superar. Nesse sentido, procure definir metas inteligente e desafiadoras, que forcem os seus colaboradores a saírem da zona de conforto.

As metas precisam ser coerentes com a realidade da empresa, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos bem definidos. São a chamadas metas SMART.

4 – Ofereça recompensas

Sempre que a sua equipe realizar um bom trabalho e bater as metas, procure reconhecer e recompensar os esforços. Elogios, brindes, gratificações e confraternizações têm potencial para manter os profissionais motivados, o que reflete diretamente nos resultados da empresa.

Lembre-se de que as recompensas devem ser por mérito, e não por simples afinidade. Isso pode acabar estremecendo e fragilizando as relações entre os membros, os quais precisam estar sempre em harmonia e coesos.

Veja mais: 5 dicas para criar um sistema de meritocracia eficiente

5 – Invista em treinamentos

Ter profissionais bem treinados e capacitados é a base para desenvolver uma equipe de alta performance. Cursos, workshops, palestras e parcerias com instituições de ensino ou portais de cursos EAD são exemplos de ações capazes de promover o crescimento profissional dos colaboradores

Além disso, os membros das equipes entenderão que a empresa se preocupa com eles, o que os motivará a continuar dando o melhor de si.

6 – Promova a troca de funções

Outra maneira eficaz de como desenvolver equipes de alta performance é promover a troca de funções entre os colaboradores. Fazer com que um profissional do Marketing troque de função com de Vendas, por exemplo, é uma forma de criar profissionais polivalentes, dando um upgrade em suas competências.

Além disso, quando todos sabem fazer de tudo, é possível trabalhar com mais autonomia.

7 – Comunique-se e ajude seus funcionários

A comunicação transparente e horizontal é a chave para quem quer saber como desenvolver equipes de alta performance.

As relações profissionais entre líderes e liderados precisa ser baseada no diálogo. Portanto, busque ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer, peça sugestões, esclareça dúvidas, seja razoável ao delegar tarefas e esteja sempre disposta a ajudá-los e estender a mão quando necessário.

Tudo isso favorece o desempenho da equipe e fortalece a relação de confiança entre os colaboradores e a organização.

8 – Faça feedbacks com as equipes

Procure realizar reuniões periódicas para avaliar os resultados obtidos e dar os devidos feedbacks aos seus colaboradores, apontando os acertos e os aspectos que precisam ser melhorados.

O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar e alinhar as equipes, bem como rever estratégias e planos de ação. Ao fazer elogios ou críticas construtivas, o colaborador passa a perceber que o seu trabalho não é indiferente, mas sim importante para a geração de resultados.

Veja algumas dicas de como dar feedback:

omo dar feedback na avaliação de desempenho

Veja também: Como dar feedback na avaliação de desempenho sem medo

Ficou claro como desenvolver equipes de alta performance? Então mãos à obra e bora correr atrás de melhores resultados!

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que entre diversas outras funcionalidades conta com um módulo de acompanhamento de performance individual que pode ajudar muito você a desenvolver a sua equipe de alta performance.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Aproveite e envie este link de nosso e-book gratuito para seus colaboradores baixarem: Como ser um Profissional mais produtivo