Banco de talentos: o que é e como seu RH pode se beneficiar?

CONTEÚDO

banco de talentos

CONTEÚDO

No mundo de hoje, com o surgimento de tecnologias todos os dias e o avanço do mercado de trabalho, os processos de admissão e seleção de novos colaboradores estão se tornando cada vez mais difíceis e competitivos. É aqui que um banco de talentos entra para dar um suporte adicional às equipes de recursos humanos. 

Ter um banco de talentos é uma estratégia indispensável para qualquer empresa que deseje reduzir custos e ganhar vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Isso porque gerenciar o ciclo de recrutamento por meio de uma solução de banco de talentos oferece ao RH a possibilidade de trabalhar uma gestão e retenção de talentos com muito mais eficiência.

Neste post, vou te ajudar a entender como um banco de talentos pode ser importante para a sua empresa e como os profissionais de Recursos Humanos pode usufruir dessa ferramenta.

Continue a leitura e confira!

Se quiser conferir como a tecnologia tem ajudado o RH das empresas, aproveite e baixe o nosso whitepaper agora mesmo!

rh tecnologico

O que é um Banco de Talentos?

Um Banco de Talentos é um repositório de informações sobre candidatos qualificados para sua empresa. Ele é usado para armazenar currículos, dados sobre os candidatos – como experiências anteriores, habilidades e formação acadêmica – e qualquer outra informação relevante que você precise para referenciar na triagem de currículos. 

Possuir um Banco de Talentos melhora a eficiência da equipe de RH, permitindo que eles acessem currículos instantaneamente. No mercado, já existem ferramentas digitais que ajudam a reunir dados de candidatos com a capacidade de filtrar e classificar as informações pertinentes. Além disso, fornece aos recrutadores mais tempo para pensar no processo de recrutamento e melhorar a experiência do candidato.

A lógica é que a Gestão de Recursos Humanos possa acessar, de maneira rápida, novas possibilidades de candidatos para uma vaga, reduzindo o tempo de contratação e garantindo uma melhor continuidade dos negócios.

Leia também: Sistema de RH: saiba porque você precisa adotar um!

Benefícios de ter um Banco de Talentos

Um Banco de Talentos é uma solução de recrutamento e seleção que auxilia os gestores de RH a encontrarem um bom profissional mais rapidamente. Ao adotar essa ferramenta, sua empresa pode se beneficiar de muitas formas, como:

  1. Acesso a um pool de talentos qualificados: ter um banco de talentos significa que a empresa pode acessar um grupo de candidatos que já demonstraram interesse na organização e que podem ser uma boa opção para futuras vagas. Isso economiza tempo e recursos no processo de recrutamento, uma vez que os candidatos já foram avaliados anteriormente.
  2. Redução de custos: reduzir os custos de recrutamento é uma das principais vantagens de um banco de talentos. Quando a empresa já tem um grupo de candidatos qualificados à disposição, ela pode economizar em publicidade de vagas, agências de recrutamento, tempo de contratação e outras despesas relacionadas ao recrutamento.
  3. Agilidade no recrutamento: ter um banco de talentos pode acelerar o processo de recrutamento, já que a organização pode iniciar o processo de seleção imediatamente quando uma vaga se abrir, em vez de começar do zero, atraindo novos candidatos. Isso é especialmente útil em situações em que a contratação precisa ser feita de maneira ágil.
  4. Melhoria da qualidade de contratação: como os candidatos no banco de talentos já foram avaliados anteriormente, a empresa tem a oportunidade de analisar seu desempenho passado, habilidades e experiência. Isso pode levar a contratações mais bem informadas e a uma maior probabilidade de encontrar o candidato certo para a vaga.
  5. Diversidade e inclusão: ter um banco de talentos diversificado pode ser uma maneira eficaz de promover a diversidade e a inclusão na organização. Ao manter registros de candidatos de diferentes origens e grupos demográficos, a empresa pode buscar ativamente a diversificação da força de trabalho.
  6. Retenção de talentos: um banco de talentos pode ser usado para manter contato com candidatos que não foram selecionados inicialmente, mas que ainda podem ser valiosos para a empresa no futuro. Isso pode aumentar a retenção de talentos e a fidelidade à marca empregadora.
  7. Aproveitamento de talentos internos: além de candidatos externos, um banco de talentos também pode incluir informações sobre talentos internos, permitindo à empresa identificar candidatos internos para oportunidades de promoção ou transferência.

Como montar um Banco de Talentos?

A seguir, deixei algumas dicas que vão te ajudar a encontrar formas de começar a construir e utilizar um banco de talentos para a sua empresa:

1- Não descarte todos os currículos após a seleção

Durante processos seletivos, é bastante comum que no momento da escolha do profissional para preencher a vaga os gestores fiquem em dúvida entre dois ou mais candidatos. Posterior a isso, o RH tende a descartar o currículo da pessoa que não foi selecionada.

No entanto, o primeiro passo é guardar aquele currículo, que não foi selecionado, por algum tempo. Para isso, o ideal é o time de Recursos Humanos avisar a pessoa que ela infelizmente não foi selecionada naquele primeiro momento, realizar um feedback estruturado e avisar que o currículo dela está sendo deixado no banco de talentos. Nesse caso, o candidato deve responder positivamente ou negativamente, se possui o interesse.

template feedbacks

2- Abra vagas para o banco de Talentos

Ao notar que o banco de talentos está se esvaziando ou está ficando desatualizado, após um ano, por exemplo, é comum que o time de RH abra vagas para gestão de banco de talentos.

Nesse caso, seja no linkedIn ou qualquer outro canal do anúncio, é importante deixar claro que aquela abertura é para banco de talentos, dessa forma, isso tira uma possível ansiedade das pessoas para o fechamento da vaga.

Assim, caso surja uma necessidade de contratação, o RH contará sempre com um repositório de possíveis talentos, agilizando o processo de admissão.

3- Utilize softwares especializados em banco de talentos

No mercado, existem diferentes softwares especializados em gestão de talentos e que são capazes de promover um banco de talentos digital. Com eles, sua empresa poderá guardar, filtrar e organizar a base de dados dos seus potenciais colaboradores e assim, agilizar o processo de contratação.

Erros a evitar ao implementar um Banco de Talentos

Para garantir que o seu banco de talentos seja eficaz, separei algumas dicas que vão te ajudar. Confira:

#1 Fique atento à LGPD

Como o banco de talentos nada mais é do que um local para guardar informações pessoais e profissionais das pessoas, é preciso estar atento a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mesmo se for um banco de informações fisíca, ou seja, você guarda em uma gaveta os currículos das pessoas, a empresa deve solicitar a autorização aos envolvidos para guardar aqueles documentos e por quanto tempo pretende fazer isso.

Além disso, a empresa deve garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações ali, já que o vazamento delas pode comprometer terceiros.

#2 Mantenha as informações atualizadas

Um currículo que foi entregue ano passado tem grandes chances de estar desatualizado. Por isso, é importante trabalhar com um prazo máximo para guardar as informações, levando tanto em consideração a LGPD, como também a garantia que os dados ali estão atualizados.

Próximos passos

Agora que você já sabe como trabalhar com o seu banco de talentos, que tal gerenciar a gestão de colaboradores que já estão na casa?

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

stratws one