Ir para conteúdo
Como fazer apresentação de resultados para diretoria

Quando chega a época de apresentação de resultados alcançados pela empresa, é sempre a mesma história.

Funcionários ansiosos para saber se cumpriram as metas, se receberão ou não bonificação ou participação nos resultados, gestores à beira de um ataque de nervos.

Soa familiar? Pois saiba que o ataque de nervos pode ser evitado.

Existem maneiras de preparar uma apresentação de resultados da empresa objetiva com bastante tranquilidade, de forma que fique clara o suficiente para não gerar uma série de dúvidas entre os colaboradores devido à falta de objetividade.

Quer saber como fazer apresentação de resultados para a diretoria sem passar estresse?

Confira nossas dicas para uma apresentação, seja apresentação de metas e resultados, reunião mensal de resultados, apresentação de resultados de vendas ou qualquer outro tipo de apresentação de resultados para a empresa e fique mais confiante. 

Após a leitura deste artigo, com certeza você será capaz de explanar de forma clara, concisa e eficiente os resultados alcançados pela equipe.

Como montar uma apresentação de resultados para a diretoria

Antes de conferir nossas dicas para uma apresentação, aqui vai a pergunta: você sabe o que é apresentação de resultados?

Veja como é fácil entender o que é apresentação de resultados da empresa:

Trata-se de uma reunião formal durante a qual os números, indicadores de desempenho, (KPIs) e outros dados relevantes do negócio são divulgados para a diretoria (ou outras audiência, dependendo do caso), geralmente com auxílio de uma apresentação de slides projetada em uma sala de reunião ou até mesmo auditário.

Entendeu o que é apresentação de resulatados da empresa?

Então vamos às dicas!  

1- Saiba do que está falando

Estude bem os números para tê-los na ponta da língua.

Parece óbvio, mas muitos gestores pecam ao pedir para que outra pessoa prepare a apresentação.

Os números são importantes para você e apontarão o norte da empresa após a análise detalhada, então é importante que você os entenda e saiba o que significam para a companhia.

Só depois de saber bem do que está falando, parta para a próxima dica.

2- Coloque os resultados no papel

Antes de montar a apresentação, separe os tópicos principais que precisam ser compartilhados com o público que estará presente na reunião.  

Metas cumpridas e não cumpridas; custos fixos e variáveis de operação; receita e lucro, ambos brutos e líquidos; tenha em mãos os valores mensais e anuais, isso ajuda bastante na hora de montar o material. 

Para detalhamento de metas por equipe, é importante fazer também um corte de despesas e lucro gerado por setor, sempre que possível.

No caso de comércios, também é importante ter em mãos a margem de contribuição de cada produto para o balanço final.

Separe também dados como ativos, passivos e patrimônio líquido.

3- Conheça sua audiência

Conforme a audiência, a abordagem muda: é diferente falar para acionistas, para uma equipe técnica ou para todos os funcionários de uma empresa.

Assim como não há necessidade do compartilhamento de certas informações com alguns setores, outros setores precisam de um retorno detalhado, até para criar novas metas de acordo com a realidade para o próximo ciclo.

4- Monte a apresentação de resultados

Qual infraestrutura estará disponível para você?

Um auditório ou uma sala de reunião, uma TV, um notebook ou um telão?

Tudo isso influencia na melhor maneira de apresentar os dados.

Disponha os resultados em uma apresentação de Power Point agradável para visualizar, de acordo com o tamanho de tela do recurso tecnológico disponível.

Saiba o tempo que terá disponível e ele ditará seu nível de detalhamento. Tenha em mente que quanto mais curtas as explicações, mais fácil de manter o público atento.

Não tenha medo de entregar o ouro: comece apresentando todos os dados principais, quando a audiência está com o nível máximo de atenção.

Deixe claro quais setores cumpriram metas, quais não cumpriram, custo operacional e resultados, ou seja: o lucro alcançado.

Na sequência utilize recursos gráficos para facilitar a exibição objetiva dos dados (o Excel faz os gráficos sozinho, bastando inserir os dados corretamente), de preferência mês a mês.

Termine deixando um tempo para perguntas – que você estará preparado para responder se seguiu as nossas dicas.

Você tem todos os dados necessários para fazer sua apresentação de resultados?

A Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão da performance corporativa que disponibilizará todos os dados que você precisa em tempo real.

Veja também algumas dicas de gestão e performance baixando alguns de nossos e-books gratuitos: