Ir para conteúdo
como melhorar a produtividade no trabalho

Você sente como se o dia fosse curto demais para realizar todas as tarefas profissionais e passa muito tempo da sua vida se dedicando a essas atividades? Gostaria de saber como melhorar a produtividade no trabalho?

É difícil dar conta de todas as nossas responsabilidades ao mesmo tempo em que estamos expostos a todo tipo de interferência.

Entretanto, há uma série de medidas que podem ser tomadas no sentido de aperfeiçoar seu desempenho profissional e conhecer seu potencial máximo a fim de poder melhorar cada vez mais.

Neste artigo listamos 7 dicas para aumentar a produtividade no trabalho sem prejudicar seu rendimento nem perder suas horas de lazer.

7 dicas certeiras de como melhorar a produtividade no trabalho

1. Dê um passo de cada vez para aumentar a produtividade no trabalho

Na era da informação, as notícias e pessoas chegam até nossa atenção de uma forma quase incontrolável. Com o smartphone que dispõe de aplicativos de redes sociais recebendo mensagens o tempo todo, notícias “pulando” na nossa frente enquanto estamos online, isolar-se das distrações pode demandar certo esforço.

Existe um ditado popular bastante válido quando o assunto é melhorar o rendimento profissional: “a pressa é inimiga da perfeição”. Todas as tarefas importantes levam tempo para ser cumpridas e, quanto menor a vontade de realizá-la, pior será o desempenho de quem a realiza.

Convém, portanto, saber como organizar as tarefas diárias e fazer seu trabalho com muita paciência e concentração. Apenas assim ele se tornará menos demorado e tortuoso.

Isso vale tanto para o trabalho do dia a dia como para projetos desenvolvidos a longo prazo, pois tanto uma situação quanto a outra exige sua dedicação integral e comprometimento com os resultados.

Não exija demais de si mesmo no sentido de tentar multiplicar sua produtividade de uma hora para a outra, visto que o processo de aprimoramento pessoal é gradual e também exige tempo para aquisição de autoconhecimento.

2. Comece o dia com exercícios físicos

Já reparou que a maioria das pessoas que praticam esporte cedo estão sempre bem-dispostas? Acontece que não é o ato de elas serem cheias de energia que as faz correr cedo, mas o hábito de despertar com o sol e exercitar-se que dá a elas todo esse vigor.

Enquanto os atletas mantêm-se ativos em seus treinos, sua saúde física está protegida e, por consequência, sentem maior disposição do que os sedentários. E esta é uma excelente maneira de como melhorar a produtividade no trabalho.

Você pode frequentar uma academia, já que a maioria abre bem cedinho, ou caminhar, andar de bike, fazer CrossFit etc. Se não der tempo, um alongamento já ajuda muito a manter a disposição durante o dia de trabalho e evita o sedentarismo.

3. Alimente-se de forma saudável

Tem outro ditado popular que diz: “saco vazio não para em pé”. Esse provérbio é conhecido por todos, sabe o porquê? Por que é verdade! Sem uma alimentação adequada não há quem atinja seu maior potencial, nem no trabalho, nem qualquer outra esfera da vida.

Portanto, lembre-se dos conselhos da vovó: coma brócolis, evite refrigerante e sucos artificiais cheios de açúcar, consuma alimentos frescos, hidrate-se e não passe muitas horas sem ingerir algum alimento nutritivo, sobretudo enquanto estiver trabalhando.

4. Faça pequenas pausas ao longo do dia

Esta é uma daquelas dicas de como melhorar a produtividade no trabalho que parece difícil de acreditar.

Mas, muitas vezes, devido à sobrecarga de trabalho e a urgência dos prazos, perdemos a noção do tempo e passamos um longo período do dia sem fazer nenhuma pausa para descanso. Esse tipo de conduta deve ser evitada sob risco de resultar em doenças físicas e psíquicas, como L.E.R. (Lesões por Esforços de Repetição) e estresse.

A cada uma hora ou 90 minutos faça uma pausa, você pode usar um despertador ou cronômetro para ajudar a controlar o tempo. O corpo humano não foi “projetado” para trabalhar durante várias horas seguidas sem descanso, de forma que o ritmo de trabalho acelerado a longo prazo é extremamente prejudicial ao organismo.

5. Ouça música enquanto trabalha

Escutar suas músicas favoritas enquanto trabalha ou estuda pode auxiliar na melhora do seu rendimento profissional, sobretudo se você utilizar fones de ouvido, pois ajudam a aumentar a concentração ao desligar sua mente das interferências do mundo externo.

As músicas clássicas consistem em uma ótima pedida, uma vez que criam um clima harmonioso e são essencialmente instrumentais, ou seja, não possuem letras ou vozes.

Se você curte outros estilos musicais, ainda que mais agitados, e consegue trabalhar sem problemas ouvindo-as, por que não? O importante é que você se sinta confortável e concentrado. Além do que, a música ajuda a evitar a ansiedade.

6. Evite o perfeccionismo

Pessoas perfeccionistas, por regra, produzem pouco, já que a perfeição, além de não existir, leva tempo para ser buscada e muitas vezes não leva a lugar nenhum. Não tem como melhorar a produtividade no trabalho querendo ser perfeito em tudo.

Além disso, pessoas perfeccionistas costumam tomar todas as responsabilidades para si com medo de que seus colegas e colaboradores não deem conta de realizar as tarefas da forma como “deveriam ser feitas”.

Procure confiar nos demais membros da sua equipe e delegue as tarefas sem medo de perder o controle da situação. Muitas vezes mantemos uma postura dominadora no trabalho sem percebermos, o que pode prejudicar nossos colegas e também a nós mesmos.

7. Estabeleça horários fixos

Já comentamos diversas interferências que sua disposição física e psíquica exerce sobre seu trabalho, isso significa que para poder ter o melhor rendimento você precisa manter seu organismo muito bem cuidado, através da alimentação adequada, hidratação constante, prática de exercícios e boas noites de sono.

Para conseguir dormir de maneira satisfatória, um bom método consiste em estabelecer horários tanto para dormir quanto para acordar.

Seu relógio biológico precisa estar muito bem regulado para que seu organismo possa se adaptar da melhor forma possível às exigências de sua jornada profissional e proporcionar energia para que você se sinta disposto durante todo o seu dia.

Outra dica para aumentar a produtividade no trabalho é estabelecer horários fixos para malhar e fazer suas refeições. Quanto mais metódica for sua rotina diária, maior será sua disposição.

Saber como aumentar a produtividade no trabalho é uma das maiores preocupações do ser humano contemporâneo, mas é preciso, antes de tudo, preocupar-se em adaptar seu organismo a esse ritmo intenso de trabalho exigido pelo mercado para não acabar se prejudicando a longo prazo.

Gostou das nossas dicas de como melhorar a produtividade no trabalho? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin) e fique por dentro de todas as nossas publicações.