Processos

Indicadores de segurança da informação: 8 dicas para acompanhar seus processos de segurança e manter seus dados protegidos

Indicadores de segurança da informação: 8 dicas para acompanhar seus processos de segurança e manter seus dados protegidos

Publicação : 19/08/2019

Por Siteware

7 min

Indicadores de segurança da informação
Indicadores de segurança da informação

A transformação digital tornou as informações corporativas mais seguras ou as deixou sob maior risco nas empresas?

Se por um lado o avanço tecnológico das últimas décadas e o maior acesso à Internet trouxeram benefícios a diferentes setores da sociedade em seus mais diversos aspectos, por outro abriram-se portas para pessoas mal intencionadas.

Os ataques cibernéticos são amplamente reconhecidos como uma das maiores ameaças a pequenas e grandes empresas. No entanto, ainda é bastante comum encontrar organizações que não adotaram protocolos e práticas de segurança da informação ou cyber security

Seja por falta de compreensão ou por incertezas sobre como implementar um programa dessa natureza, essas empresas ficam vulneráveis ​​a ações de hackers.

Porém, violações de dados podem resultar em prejuízos enormes para o seu negócio. Por isso, separamos aqui uma lista com os principais indicadores de segurança da informação que você pode (e deve!) implementar na sua empresa.

Confira e saiba como acompanhar seus processos de segurança e manter os seus dados protegidos.

Leia também: Saiba mais sobre os melhores indicadores de desempenho em Service Desk e como obter resultados nessa área

Você sabe como usar KPIs? Então, dê uma olhada nestas dicas:

Indicadores de segurança da informação

8 principais indicadores de segurança da informação

1 – Total de dispositivos monitorados

Começamos a nossa lista de indicadores de segurança da informação com o número de dispositivos que estão sendo monitorados na sua organização. 

Por dispositivos compreende-se computadores, telefones corporativos, tablets etc. Assim, quanto maior for este índice, melhor.

2 – Total de eventos

Este indicador mede o total de eventos que colocam em risco a segurança dos dados da sua empresa em determinado período de tempo.

Por exemplo:

  • infecção por vírus ou malwares;
  • invasão de hackers;
  • perda de dados.

Esses eventos que devem ser contabilizados por este indicador. 

Com o total de eventos, é possível fazer um comparativo entre períodos anteriores. E, dessa forma, descobrir se o número está diminuindo ou aumentando. Em seguida, investigar as causas desses eventos e tomar as medidas corretivas necessárias.

3 – Total de eventos por dispositivo ou host

O terceiro item da nossa lista de indicadores de segurança da informação serve para identificar quais dispositivos ou hosts estão mais propensos ou vulneráveis a problemas de segurança.

4 – Tempo Médio para Detecção (MTTD)

O tempo médio para detecção (MTTD – Mean Time To Detect) é um indicador que mostra quanto tempo a sua empresa leva para detectar um evento de segurança. 

O MTTD mostra por quanto tempo as ameaças à segurança estão passando despercebidas por sua organização. Os prazos longos do MTTD podem indicar um risco maior de ameaças acessarem dados confidenciais.

Com esse indicador, é possível pensar em maneiras de reduzir o tempo de detecção.

5 – Tempo Médio de Reparo (MTTR) 

O tempo médio de reparo (MTTR – Mean Time To Repair) tem como objetivo mostrar quanto tempo a sua empresa leva para corrigir falhas na segurança.

Esse indicador é medido a partir do momento em que a falha ocorre até o momento em que o reparo é concluído e as operações voltam à normalidade.

Se o seu MTTR está aumentando, isso é um indício de que talvez seja necessário empregar mais recursos para mitigar as ameaças à segurança dos seus dados, como a implementação de processos ou tecnologias.

6 – Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) 

O tempo médio entre falhas (MTBF – Mean Time Between Failures) mensura o intervalo de tempo entre os eventos que representam risco à segurança da informação.

Esse indicador serve para mostrar o quão confiável e eficaz as suas medidas de segurança são.

7 – Custo médio por incidente

Este indicador mostra quanto cada incidente de segurança custa, em média, aos cofres da sua empresa.

Para calculá-lo, basta somar o custo de todos os eventos em determinado período e dividir pelo total de eventos analisados.

8 – Taxa de sucesso no treinamento contra phishing

O phishing é um método de violação de dados bastante comum. Cibercriminosos enviam e-mails para suas vítimas direcionando-as para sites falsos a fim de obter dados pessoais, como senhas, CPF, conta bancária e outras informações sigilosas.

Por isso, é interessante que você treine seus funcionários sobre como evitar esse tipo de golpe e, depois, avalie a taxa de sucesso desse treinamento. Faça testes para avaliar a capacidade dos seus funcionários de detectar e-mails ou mensagens fraudulentas.

Você viu uma série de indicadores de segurança da informação. Mas como fazer a gestão de todos eles? Quer descobrir? Então confira este vídeo:

Essas foram as nossas 8 dicas de indicadores de segurança da informação que você pode implementar na sua empresa. Lembre-se de que manter os seus dados seguros é vital para o sucesso do seu negócio.

Saiba mais: Exemplo de indicadores de desempenho de TI: veja 12 deles em 4 áreas

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa para você acompanhar e compartilhar KPIs. Assim, é ideal para o monitoramento dos indicadores de desempenho em diversas áreas da empresa, inclusive em TI.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer saber mais sobre KPIs? Então, baixe nosso kit exclusivo: Tudo e mais um pouco sobre KPIs

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *