Logo siteware

Indicadores de viabilidade financeira: o que são e quais usar

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
moedas simbolizando indicadores de viabilidade financeira

CONTEÚDO

Abrir sua própria empresa e enfrentar os desafios do empreendedorismo é o sonho de muita gente.

Mas como saber se vale a pena ou não investir em um novo negócio? Será que a sua ideia tem potencial para gerar bons lucros?

Nessa hora, analisar a viabilidade econômica de um projeto é de extrema importância. Porque só dessa maneira se poderá ter uma noção realista sobre o quão promissor ele é.

Com essa análise, é possível identificar quais ideias merecem receber investimentos e quais devem ser deixadas de lado, pois não terão retornos significativos.

Para isso, utilizam-se os chamados indicadores de viabilidade financeira. Neste artigo, vamos explicar o que são esses indicadores e quais você pode implementar caso queira abrir um novo negócio, expandir a sua empresa ou dar início a qualquer outro projeto.

Veja também: 9 indicadores financeiros que você não deve ignorar

O que são indicadores de viabilidade financeira?

Os indicadores de viabilidade financeira são ferramentas utilizadas para embasar decisões em relação a investir ou não em uma ideia de negócio ou em um projeto.

É por meio desses indicadores que se consegue reduzir os riscos de perder dinheiro, tempo e esforço em algo que terá pouco ou nenhum retorno.

Os indicadores de viabilidade econômica são comumente utilizados para comparar projetos e ideias. Assim, o que for mais financeiramente viável deverá ser priorizado.

Ao recorrer a essas ferramentas, é possível não apenas evitar prejuízos, mas também reduzir os riscos e potencializar os bons resultados.

Portanto, os indicadores de viabilidade financeira servem como um guia para os gestores, orientando sua tomada de decisão.

Antes de conhecer os indicadores de viabilidade econômica, dê uma olhada nestes indicadores financeiros:

lista de indicadores financeiros

Leia mais: Indicadores financeiros para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo 

3 indicadores de viabilidade econômica para usar em seus projetos

Agora que você já sabe o que são indicadores de viabilidade econômica, veja a seguir a quais você pode recorrer. Por meio deles você poderá descobrir se sua ideia é financeiramente viável e com potencial para gerar bons lucros.

1. Valor Presente Líquido

O Valor Presente Líquido (VPL) é um dos principais indicadores utilizados para analisar a viabilidade financeira de um projeto ou de uma ideia de negócio.

Por meio do VPL, é possível projetar o fluxo de caixa, calculando o valor presente de recebimentos que ainda estão por vir.

O VPL parte de um princípio básico da economia: o dinheiro no futuro vale menos que hoje. Sendo assim, esse indicador traz o lucro que se espera receber para os valores atuais. Ou seja: quanto valeria, hoje, o lucro do investimento que você pretende fazer?

Para chegar a essa resposta, aplica-se uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) ao fluxo de caixa futuro até a data de “resgate” desse investimento. Depois, basta somar esses fluxos e subtrair o valor investido inicialmente.

Se o resultado do VPL for negativo, é um indicativo de que o seu investimento lhe trará prejuízos. Mas se o resultado for positivo, há grandes chances de o seu investimento lhe render bons frutos e, por isso, ele é financeiramente viável.

A TMA comumente utilizada no cálculo deste indicador é a taxa SELIC.

2. Taxa Interna de Retorno

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é um outro importante indicador de viabilidade financeira. Como o próprio nome sugere, ela se refere à porcentagem de retorno que determinado investimento vai ter.

Para calcular a TIR, é necessário seguir a periodicidade (mensal, trimestral, semestral, anual) dos fluxos de caixa. O ideal é que a TIR, quando substituída pela TMA no cálculo do Valor Presente Líquido, iguale o valor do VPL a “zero”.

Para que o seu projeto seja financeiramente viável, o resultado do TIR precisa ser superior à Taxa Mínima de Atratividade.

3. Payback

Já o Payback é um indicador que mostra quanto tempo você vai levar para conseguir recuperar o investimento inicial do seu projeto.

Uma forma simples de calcular o Payback é por meio de um regra de 3. Se, por exemplo, o seu investimento inicial foi de R$ 10 mil e o seu fluxo de caixa mensal é de R$ 1 mil, então vai demorar 10 meses que você tenha de volta o valor investido inicialmente.

Atentar-se a esse indicador é essencial. Isso porque, mesmo que o VPL e TIR apresentem resultados positivos, um Payback muito longo pode não ser vantajoso para você. Tudo vai depender dos seus objetivos e expectativas em relação ao investimento que pretende fazer.

Esses foram os 3 principais indicadores de viabilidade financeira. Faça uso dessas ferramentas e descubra se vale mesmo a pena investir em um novo projeto.

Saiba mais: 6 indicadores financeiros para pequenas empresas que você precisa conhecer

Existem diversos outros tipos de indicadores financeiros, mas cada um deles é usado com objetivos específicos. Se você quer conhecê-los, então, acompanhe este vídeo de nosso canal no YouTube:

Confira também em nosso blog: Entenda o que são indicadores não financeiros e conheça 4 exemplos para medir o desempenho da sua organização

Use a tecnologia para acompanhar seus indicadores

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a criar, acompanhar e compartilhar indicadores, assim, a tomada de decisão se torna muito mais assertiva.

Confira outras vantagens que fizeram o STRATWs One ser a ferramenta de gestão escolhida por mais de mil empresas e 160 mil usuários:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Se você quer se aprofundar no tema indicadores financeiros, então, baixe nosso e-book gratuito: Indicadores Financeiros – 15 índices rumo ao alto desempenho

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]