Logo siteware
  Processos

Gestão de indicadores na agricultura: 6 dicas essenciais para colocar em prática agora mesmo

Gestão de indicadores na agricultura: 6 dicas essenciais para colocar em prática agora mesmo

Publicação: 24/12/2019

Por Siteware

7 min

Você sabe como fazer a gestão de indicadores agrícolas?

Empresas que atuam no agronegócio também precisam estar atentas aos indicadores-chave de desempenho (KPIs). Eles são importantes ferramentas que mostram a evolução das atividades e o progresso da empresa rumo ao alcance de metas pré-estabelecidas.

Além disso, os KPIs do agronegócio ajudam a fomentar o desenvolvimento do negócio, pois indicam quais estratégias têm dado certo e quais aspectos merecem uma atenção especial para serem melhorados.

As informações obtidas pelos indicadores de desempenho servirão como base para a tomada de decisão, a qual tende a ser mais assertivas quando não é baseada em meros achismos.

Com os KPIs do agronegócio, o agricultor é capaz de monitorar melhor suas operações e definir um plano de ação para corrigir falhas e alavancar a produção.

Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas para fazer uma eficiente gestão de indicadores na agricultura. Continue a leitura para conferir nas próximas linhas quais boas práticas seguir na hora de gerenciar seus KPIs do agronegócio.

Antes de de conferir como se faz o gerenciamento de indicadores na agricultura, acompanhe este vídeo de nosso canal no YouTube e veja como fazer a gestão de indicadores de modo geral:

 

Leia também: Tudo sobre a gestão de indicadores estratégicos, táticos e operacionais nas empresas

6 dicas para uma eficiente gestão de indicadores na agricultura

1 – Fique atento a sua margem de lucro

A primeira dica para uma boa gestão de indicadores na agroindústria é ficar atento à margem de lucro. Ela consiste de toda a receita que a sua empresa conseguiu gerar depois de terem sido descontadas todas as despesas e todos os custos operacionais.

Este indicador é muito importante para saber se o seu negócio agrícola está gerando bons retornos financeiros.

Você pode calcular a margem de lucro por hectare para descobrir o potencial de cada espaço.

Aliás, você pode ficar de olho em diversos outros indicadores para estar a par da saúde financeira de sua empresa.

Confira mais alguns deles neste vídeo:

Saiba mais:

2 – Não deixe de calcular a sua média de custos

Conforme vimos na dica anterior, a margem de lucro vai depender dos custos que você teve para manter o seu negócio agrícola em plena atividade. Ou seja, quanto mais custos você tiver, menos lucro você vai ter.

Portanto, na gestão de indicadores agrícolas, é fundamental calcular a média de custos e tentar mantê-la o mais baixo possível.

No cálculo, é preciso considerar os custos com:

  • água;
  • energia elétrica;
  • combustível;
  • pesticidas;
  • manutenção do maquinário;
  • folha de pagamento;
  • impostos.

Faça esse cálculo por setor ou operação a fim de identificar em qual deles o consumo pode ser reduzido.

3 – Monitore a quantidade de defensivos agrícolas por hectare

Nesta dica de gestão de indicadores na agroindústria, procure fazer o monitoramento do volume de defensivos agrícolas utilizados por hectare.

O ideal é que a quantidade de defensivos esteja em consonância com o rendimento da área em que ele está sendo aplicado.

Você pode também investir em tecnologias capazes de otimizar a aplicação dos defensivos, fazendo-a apenas na quantidade e nos locais adequados.

4 – Faça uso do georreferenciamento para mapear as plantações

Se você possui terras de grandes extensões, o georreferenciamento pode ser uma alternativa interessante para uma boa gestão de indicadores na agricultura.

Com ele é possível mapear toda a sua lavoura e identificar quais são as áreas que apresentam maior número de ocorrências de pragas, por exemplo, ou que tenham o solo mais fértil.

Por meio do georreferenciamento, você consegue ser mais assertivo na hora de direcionar esforços para tratar as áreas de plantio.

Acompanhe este vídeo do Canal do Boi e saiba mais sobre essa tecnologia:

5 – Avalie o rendimento do estoque

Para ser eficiente, a gestão de indicadores na agricultura precisa considerar um KPI muito importante: o rendimento do estoque.

O rendimento do estoque é determinante para precificação da sua safra, a qual precisa ser economicamente viável e competitiva.

Quando você avalia e compreende o volume da sua produção e o seu potencial produtivo, fica mais fácil identificar certas limitações e propor estratégias de melhoria.

6 – Faça uso de softwares

Atualmente, você pode utilizar softwares para te ajudar na gestão dos seus indicadores. Esses sistemas são capazes de coletar, mensurar e analisar diferentes dados relevantes para o seu negócio, permitindo que você tenha insights valiosos.

Ao implementar um software para gestão de indicadores agrícolas, é possível otimizar o tempo de análise dos resultados e tomar decisões de maneira mais ágil e assertiva. Este, com certeza, é um investimento que vale a pena.

Quer entender melhor como a tecnologia pode prover a inteligência necessária para você tocar seu negócio com mais objetividade? Então, confira este vídeo:

Essas foram as nossas 6 dicas de gestão de indicadores na agricultura. Coloque-as em prática e impulsione a produtividade do seu negócio.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a gerenciar seus indicadores. Ele já conquistou mais de 160 mil usuários, em mil empresas.

Confira algumas de suas vantagens:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

É muito importante dominar o conceito de KPI, pode isso, baixe nosso kit exclusivo gratuito: Tudo e mais um pouco sobre KPIs

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.