Processos

4 exemplos de indicadores de produtividade para otimizar seus resultados

4 exemplos de indicadores de produtividade para otimizar seus resultados

Publicação : 14/03/2019

Por Siteware

8 min

exemplos de indicadores de produtividade
exemplos de indicadores de produtividade

Qualquer empresa precisa ter resultados cada vez melhores se realmente quiser prosperar.

Atualmente, não dá para ficar parado no tempo esperando eles chegarem sem fazer nada.

E, por conta disso, a produtividade é um fator fundamental para qualquer negócio. Nesse sentido, é importante acompanhar a performance de seu negócio.

Para isso, conhecer exemplos de indicadores de produtividade pode ser bastante útil.

Na prática, ter um ambiente de trabalho produtivo passa muito por conseguir produzir mais com os mesmos recursos. Assim como aproveitar o tempo de trabalho ao máximo para conseguir entregar resultados melhores.

Mas como saber se isso está sendo alcançado? Para ter essa visibilidade, é preciso contar justamente com uma boa lista de exemplos de indicadores de produtividade.

Eles vão indicar o que precisa ser medido e de que forma fazer isso. Assim, você vai identificar se realmente está conseguindo implementar um ambiente de trabalho produtivo em sua empresa.

Confira agora o conteúdo completo com os 4 exemplos de indicadores de produtividade.

O que são indicadores?

Antes de passar diretamente para os exemplos, precisamos voltar um pouco atrás e definir o que realmente são indicadores.

O próprio nome já ajuda a identificar isso. Os indicadores vão ser os responsáveis por mostrar como está o desempenho atual e também a tendência de performance ao longo do tempo.

É comum os indicadores serem conhecidos como KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance).

Eles são compostos por um conjunto de características:

  • Objetivo;
  • Atividade que precisa ser realizada;
  • Um índice numérico, que vai representar de maneira quantitativa o desempenho.

Em resumo, podemos chamar os indicadores de KPIs. Eles serão as métricas chave para medir e avaliar cada uma das ações realizadas dentro da empresa.

O que são os indicadores de produtividade?

Os indicadores com foco em produtividade são justamente os KPIs que conseguem mostrar na prática os resultados da operação da empresa.

O grande diferencial que destaca os indicadores de produtividade de qualquer outro tipo é o seu foco em medir a produção ou execução ao longo de determinado período de tempo.

Se um colaborador consegue produzir mais em 1 dia do que um outro, na mesma função, com o mesmo tempo de trabalho, logo, ele foi mais produtivo para a empresa.

E caso a produtividade desejada não seja atingida, esse indicadores mostraram onde estão os possíveis pontos de melhoria.

Assim, leva a empresa a melhorar o desempenho dos negócios. Ou seja, os indicadores de produtividade, ao serem utilizados, ajudam as empresas a funcionar melhor.

Quer conhecer alguns exemplos de indicadores de produtividade que você pode medir para garantir que sua empresa esteja crescendo no ritmo desejado?

É isso que você vai conhecer agora.

Este vídeo de nosso canal no YouTube também pode interessar você:

4 exemplos de indicadores de produtividade

1- Contatos realizados para vendas

Quando pensamos em produtividade aliada a resultados, logo temos que pensar na área de vendas de uma empresa.

Afinal de contas, essa é a área responsável por trazer os recursos para a empresa. Pouca produtividade nessa área pode causar um grande impacto na organização.

Assim, por exemplo, em um negócio que depende da comunicação entre o vendedor e o possível comprador, quanto mais contatos forem realizados, maiores as chances de fechar novas vendas.

Por isso, um dos exemplos de indicadores de produtividade que você pode acompanhar é a quantidade de contatos realizados por vendedores.

Com esse KPI, você consegue saber quem está com maior nível de produtividade.

Mas não é só isso. Ele ajuda a identificar pontos de melhoria para os demais colaboradores do setor, que podem usar os resultados obtidos por um para melhorar sua metodologia ou abordagem, gerando um resultado melhor em conjunto.

2- Lucratividade

Uma das melhores maneiras de medir a produtividade dentro de uma empresa é analisando como está o nível de lucratividade ao longo do tempo.

Esse é um dos indicadores mais fáceis de visualizar.

Quanto mais uma empresa produzir e vender, maior serão suas chances de aumentar os lucros ao longo do tempo.

Além disso, vale a pena medir KPIs individuais da lucratividade de cada setor para entender quais deles estão diretamente relacionados com o resultado que está por trás da lucratividade geral da empresa.

Leia também: Como calcular o índice de lucratividade

3- Capacidade de produção

Analisar tudo que foi produzido e comparar com períodos anteriores também é um dos principais exemplos de indicadores de produtividade.

Para superar a média de tempo que cada processo utiliza para produzir, é preciso acompanhar continuamente esse KPI.

Por isso, comece a medir o tempo de cada etapa de produção. Em seguida use esse indicador para descobrir se está havendo uma melhoria de desempenho.

Se não, analise o processo e providencie sua melhoria.

Veja mais sobre isso: Entenda como analisar indicadores de desempenho para a melhoria contínua do negócio

4- Nível de qualidade

Uma coisa é certa para qualquer empresa: não adianta evoluir tanto em produtividade sem manter o foco na qualidade.

É por isso que um dos exemplos de indicadores de produtividade é o nível de qualidade do que é produzido. Ele atua como um contraponto. Assim, evita que se produza “às pressas” uma grande quantidade de saídas, mas muitas delas inadequadas para o uso do cliente final.

Medir esse quesito em cada produto ou entrega de serviço vai mostrar claramente se aumentar a produtividade tem um impacto negativo, diminuindo a qualidade. Ou positivo, mantendo ou melhorando o nível de qualidade do que é entregue.

Depois de tudo isso, que tal aprender a calcular a produtividade em seu negócio? Então, confira este vídeo exclusivo da Siteware:

Quer acompanhar seus indicadores em tempo real? Então, conheça o STRATWs One. Um software de acompanhamento de performance corporativa que aproxima colaboradores, execução e estratégia, trazendo mais produtividade e eficiência para seu negócio.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Saiba ainda mais sobre produtividade. Baixe gratuitamente nosso KIT completo: métodos de produtividade