Entenda as diferenças entre o SCPM e o FCPM do Gartner

CONTEÚDO

SCPM

CONTEÚDO

A Gartner é uma empresa de consultoria fundada em 1979 por Gideon Gartner e criadora da solução CPM. A empresa desenvolve tecnologias relacionadas à introspecção necessária para seus clientes tomarem suas decisões no dia-a-dia. Eles trabalham com mais de 10.000 empresas, incluindo CIOs e outros executivos da área de TI, nas corporações e órgãos do governo.

A companhia consiste em Pesquisa, Execução de Programas, Consultoria e Eventos. Eles mantêm sua sede em Stamford, Connecticut (EUA) e tem mais de 5700 associados – incluindo analistas, pesquisadores e consultores em mais de 85 países pelo mundo. Eles estão conectados a dezenas de milhares de líderes de TI, finanças e organizações de médio e grande porte.

O que é CPM?

O CPM — Corporate Performance Management (ou Gestão da Performance Corporativa) é uma solução capaz de oferecer a melhor imagem do desempenho geral dos negócios.

Sendo assim, o CPM pode ser entendido como o conjunto de metodologias, métricas, processos e sistemas usados para monitorar e gerenciar o desempenho empresarial. Com esses atributos, ele é visto como a ferramenta ideal para o apoio à gestão estratégica das organizações.

Ele se apresenta na forma de um software de gerenciamento de desempenho corporativo, que fornece recursos em um grande número de áreas funcionais, como orçamento, planejamento, previsão, estratégia, consolidação, relatórios financeiros e divulgação para a gestão.

Quais benefícios essa ferramenta traz para as organizações?

A curto prazo, o CPM pode ajudar sua empresa a diminuir os custos e a aumentar a eficiência. Isso significa mais receita e crescimento, bem como maior velocidade e organização. A longo prazo, o CPM contribui para a criação de vantagens competitivas, aperfeiçoando a agilidade organizacional.

Com ela, sua empresa pode dispor da tecnologia adequada para alterar processos existentes ou implementar novos rapidamente. Esta capacidade de permanecer flexível e adaptar-se às mudanças (previstas ou inesperadas) é um poderoso gerador de vantagem competitiva e facilitador de tarefas complexas.

Conheça alguns dos seus benefícios:

  • Redução de custos com o aumento da produtividade e da força de trabalho;
  • Realização de análises específicas;
  • Criação de relatórios de desempenhos dos processos;
  • Redução de erros e falhas devido às notificações e disparadores;
  • Criação de relatórios que evidenciam oportunidades de mercado;
  • Maior agilidade e precisão na tomada de decisões;
  • Etc.

SCPM x FCPM

Para abordar mudanças importantes da indústria e do mundo dos negócios, a Gartner dividiu o mercado de Gestão de Performance Corporativa (CPM) em dois componentes: Gestão de Performance Corporativa Financeira (FCPM) e Gestão de Performance Corporativa Estratégica (SCPM). Até agora, a CPM foi categorizada como um conjunto completo para Finanças e Contabilidade: fechamento financeiro, consolidação, relatórios financeiros e de gestão, orçamento e planejamento e rentabilidade.

O SCPM concentra-se em aspectos como orçamentação, planejamento, modelagem e relatórios. Por outro lado, o mercado FCPM se concentra exclusivamente na melhoria dos aspectos contábeis no fechamento financeiro. As soluções estratégicas de gerenciamento de desempenho corporativo (SCPM) suportam os esforços de orçamentação, planejamento e previsão do escritório de finanças. Elas também fornecem modelagem de rentabilidade e capacidades de gerenciamento de estratégia.

Em última análise, essas soluções ajudam os CFOs e outros líderes empresariais a orquestrar o desempenho organizacional e gerenciar a estratégia de forma mais controlada e transparente.

A maior mudança ocorrida no ano de 2017 foi a inserção da palavra “nuvem” no título dos quadrantes mágicos. Esta mudança, aparentemente pequena, resulta em uma ordem mundial inteiramente nova, onde duas das três maiores empresas da categoria (ou seja, IBM, SAP) são deslocadas da liderança de mercado devido à falta de credibilidade e/ou sofisticação de suas ofertas em nuvem.

O que essas mudanças significam? 

Com essa mudança, a Gartner fez uma forte declaração sobre para onde o mercado está caminhando. Eles declararam: “Até 2020, a inovação contínua na otimização de processos de escritório de finanças [FCPM] e gerenciamento estratégico de desempenho corporativo [SCPM] guiarão 70% das organizações para capturar o valor comercial adicional e considerar o investimento nessas áreas, liderado pela contabilidade e pelo planejamento de negócios/finanças como iniciativas separadas”.

A Gartner aconselha organizações financeiras a usarem abordagens heterogêneas para o gerenciamento de desempenho corporativo. Eles preveem que 80% das novas implementações de fechamento financeiro serão as melhores da nuvem. Além disso, até 2018, 60% das organizações terão substituído seus softwares de CPM por uma solução FCPM e uma SCPM.

Faça o download do SCPM e FCPM

Você pode fazer o download do CPM financeiro e dos quadrantes mágicos do CPM estratégico gratuitamente clicando aqui

Os clientes do Gartner com credenciais de login podem baixar o quadrante mágico SCPM ou baixar o quadrante mágico FCPM

Quer saber mais sobre a utilização do CPM? Confira nossos conteúdos sobre o assunto e se torne um expert:

Texto adaptado.

Banner 16 Entenda as diferenças entre o SCPM e o FCPM do Gartner