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Objetivos e Resultados-Chave: 13 exemplos de OKR para se inspirar

Objetivos e Resultados-Chave: 13 exemplos de OKR para se inspirar

Publicação: 26/06/2018

Por Siteware

7 min

Exemplos de OKR
Exemplos de OKR

OKR significa Objective and Key Results; em português, Objetivos e Resultados-Chave.

Trata-se de uma metodologia de gestão simples, flexível e ágil, que tem como objetivo promover o engajamento entre os colaboradores e elevar os índices de produtividade da empresa.

O método OKR foi criado por um dos fundadores da Intel na década de 1970; mas foi a partir de 1999 que ele se difundiu, quando passou a ser utilizado pela Google.

Atualmente, inúmeras empresas fazem uso do OKR para a gestão do desempenho empresarial, como Spotify, Airbnb e Twitter.

Com foco em resultados, os OKRs são um conjunto de objetivos que se relacionam entre si e que contribuem para a estratégia da organização como um todo, podendo ser alcançados individual ou coletivamente.

Seu segredo está em definir objetivos claros, mas principalmente em escolher os resultados-chave que levam até esses objetivos e ajudam a empresa entender se está no caminho certo.

Para compreender como esse método funciona na prática, separamos 13 exemplos de OKR que podem ser adaptados à realidade da sua empresa. Confira!

Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre a metodologia OKR

Quer entender melhor o OKR e otimizar ainda mais sua gestão? Assista ao nosso vídeo e conheça mais sobre a metodologia e como aplicá-la:

13 exemplos de OKR

Antes de começarmos a listar os exemplos de OKR, vale ressaltar que tais objetivos precisam ter um prazo para serem concluídos e um responsável por sua execução (setor, equipe ou indivíduo).

Além disso, os objetivos devem ser curtos e motivadores, para engajar os funcionários, de preferência iniciando-se com verbos: conquistar, gerar, aumentar, diminuir, lançar, etc.

Já os resultados-chave precisam ser quantitativos e mensuráveis. Cada objetivo deverá ter de dois a cinco resultados-chave

DICA: para definir objetivos e resultados-chave, responda a duas perguntas:

  • Objetivos: Aonde eu quero chegar?
  • Resultados-Chave: Como eu vou saber se estou chegando lá?

Exemplo 1

Objetivo: Oferecer uma ótima experiência ao consumidor.

Resultados-Chave:

  • Manter o NPS acima de 75% (zona de excelência);
  • Aumentar a Taxa de Recompra de 45% para 60% em um ano.

Exemplo 2

Objetivo: Aumentar a produção em 15% no próximo semestre.

Resultados-Chave:

  • Contratar mais 10 funcionários;
  • Investir em novos equipamentos, renovando ao meno 50% deles até julho.

Exemplo 3

Objetivo: Contratar mais 10 funcionários para o próximo trimestre.

Resultados-Chave:

  • Selecionar 50 currículos em até quatro semanas;
  • Entrevistar 30 candidatos durante duas semanas;
  • Selecionar os 10 melhores para contratação.

Exemplo 4

Objetivo: Aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses

Resultados-Chave:

  • Cortar o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) pela metade;
  • Aumentar o ticket médio em 18%.

Exemplo 5

Resultados-Chave:

  • Desenvolver o produto até abril;
  • Fazer uma pesquisa para testar a aceitação do produto até agosto;
  • Realizar os devidos ajustes até outubro.

Exemplo 6

Objetivo: Reduzir a taxa de inadimplência em 12% neste semestre

Resultados-Chave:

  • Cadastrar 100% dos clientes com dados pessoais em 1 mês;
  • Fazer análise de crédito de 90% dos clientes em 2 meses;
  • Contratar um funcionário responsável para fazer as devidas cobranças e treiná-lo em paralelo a essas atividades..

Exemplo 7

Objetivo: Lançar um aplicativo da empresa até o final do ano

Resultados-Chave:

  • Abrir licitação para contratar uma empresa de TI imediatamente;
  • Desenvolver o aplicativo até março;
  • Fazer os testes até maio;
  • Lançar o aplicativo até agosto.

Exemplo 8

Objetivo: Lançar uma campanha de Dia dos Pais

Resultados-Chave:

  • Elaborar o briefing até março;
  • Analisar e aprovar o esboço até maio;
  • Lançar a campanha um mês antes do Dia dos Pais.

Exemplo 9

Objetivo: Melhorar a satisfação dos clientes

Resultados-Chave:

  • Realizar uma pesquisa com 300 respondentes nos próximos três meses;
  • Elaborar um plano de ação para o próximo semestre.

Exemplo 10

Objetivo: Reduzir a taxa de churn para menos de 5%

Resultados-Chave:

  • Cadastrar no mínimo 70% dos clientes em um programa de fidelização nos próximos 12 meses;
  • Oferecer produtos e promoções exclusivos todo mês;
  • Treinar toda a equipe de atendimento até março.

Exemplo 11

Objetivo: Ser referência no mercado em que atua

Resultados-Chave:

  • Conquistar 70% do Market Share no período;
  • Faturar 40% a mais que a média da concorrência até julho.

Exemplo 12

Objetivo: Marcar presença em pelo menos 15 capitais brasileiras em 3 anos

Resultados-Chave:

  • Fazer um estudo de mercado em cada uma das capitais de interesse até abril anos;
  • Selecionar os franqueados até julho;
  • Treiná-los o final do ano;
  • Iniciar as obras e concluí-las até dezembro;
  • Inaugurar as primeiras 10 lojas em janeiro do ano que vem.

Exemplo 13

Objetivo: Intensificar as ações de Inbound Marketing para qualificar 1.000 leads por mês.

Resultados-Chave:

  • Aparecer entre os três primeiros links nas buscas no Google até março;
  • Obter 10 mil inscritos na newsletter em quatro meses;
  • Aumentar o tráfego no site em 30% até o final do ano;
  • Converter 55% dos visitantes em leads no próximo semestre.

Veja também: Como usar o método OKR para gerar alcance de metas?

Percebeu por esses exemplos de OKR como os resultados-chave são ações necessárias para atingir os objetivos e que, conforme forem sendo mensurados (normalmente há uma revisão há cada 3 meses) vão mostrar o quão próxima sua empresa está dos objetivos estipulados?

Baixe esta planilha e comece agora mesmo a usar o OKR em sua empresa: Planilha Automatizada da Metodologia OKR

Lembre-se de que esta não é uma metodologia engessada, podendo ser adaptada a qualquer empresa e estes exemplos de OKR citados aqui são apenas uma inspiração para ajudar você a definir os seus.

Com o STRATWs ONE, software desenvolvida pela Siteware, você consegue acompanhar diversos indicadores com muita facilidade, ajudando muito a empregar a metodologia OKR em seu negócio.