O que é, como escrever e 13 exemplos de OKR para você se inspirar

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Exemplos de OKR

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Qual metodologia você usa para melhorar a produtividade da sua empresa e otimizar a execução dos seus processos? Pois saiba que uma tática ideal é a OKR, que é bem simples de usar e foca nos resultados das ações para promover uma melhoria geral. 

Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre OKRs:

Sabe o que é melhor? Existem diversos exemplos de OKR bem simples de entender e que podem servir de inspiração para que você possa criar seus próprios objetivos e resultados-chave para aproveitar ao máximo essa metodologia.

Quer ver quais são? Então, continue lendo para descobrir o que é OKR, além de algumas dicas de como criar uma estratégia que seja a cara do seu negócio!

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Primeiramente, o que é OKR?

Metodologia OKR é um modelo de gestão simples, flexível e ágil, que visa promover o engajamento entre os colaboradores e elevar os níveis de produtividade da empresa. Trata-se da sigla em inglês para Objective and Key Results — objetivos e resultados-chave, em português. 

Esse método foi criado por um dos fundadores da Intel na década de 1970 e começou a ser difundido por companhias de todo o mundo a partir de 1999. Aliás, foi nessa época que o termo foi adotado pelo Google. 

A metodologia OKR foca em resultados. Para isso, ela utiliza um conjunto de objetivos que se relacionam entre si e contribuem para otimizar a estratégia da organização. 

Por isso, o segredo para criação é definir objetivos claros e escolher os resultados-chave que levem até o alcance deles. Logo, é uma maneira eficiente de garantir que a empresa se mantenha no caminho certo. 

Quer entender melhor o OKR e otimizar ainda mais sua gestão? Assista ao nosso vídeo e conheça mais sobre a metodologia e como aplicá-la:

Para completar, baixe nosso guia definitivo com tudo o que você precisa saber sobre gestão OKR. É GRÁTIS! 

Como escrever um bom OKR?

Para escrever um bom OKR, é preciso:

  • definir os objetivos; 
  • determinar os resultados-chave; 
  • ser específico; 
  • estabelecer prazos para a conclusão das tarefas; 
  • monitorar os processos; 
  • compartilhar os resultados com a empresa. 

DICA: para definir objetivos e resultados-chave, responda a duas perguntas.

  • Objetivos: aonde quero chegar?
  • Resultados-chave: como vou saber se estou chegando lá?

Viu como é fácil? Para ficar ainda mais claro, siga com a leitura e confira 13 exemplos de objetivos e resultados-chave e se inspire!

Quer escrever um OKR sem dor de cabeça? Então, baixe agora mesmo a planilha e otimize seus processos!

Quais são os exemplos de OKR? 13 para você se inspirar 

Os principais exemplos de objetivos no OKR podem ser:

  • oferecer uma ótima experiência ao consumidor; 
  • aumentar a produção em 15% no próximo semestre; 
  • contratar mais 10 funcionários para o próximo semestre;
  • aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses;
  • lançar um novo produto no mercado até dezembro; 
  • reduzir a taxa de inadimplência em 12% neste semestre;
  • lançar um aplicativo da empresa até o final do ano; 
  • veicular uma campanha de Dia dos Pais; 
  • melhorar a satisfação dos clientes;
  • reduzir a taxa de churn para menos de 5%; 
  • ser referência no mercado que atua;
  • marcar presença em pelo menos 15 capitais brasileiras em 3 anos;
  • intensificar as ações de Inbound Marketing para qualificar 1.000 leads por mês.

Antes de aprender como detalhar os resultados-chave de cada um desses objetivos, ressaltamos que cada um deles precisa ter um prazo de conclusão e um responsável pela sua execução, que pode ser setor, equipe ou indivíduo. 

Além disso, os objetivos devem ser curtos e motivadores, para engajar os funcionários, de preferência iniciando-se com verbos: conquistar, gerar, aumentar, diminuir, lançar etc.

Já os resultados-chave precisam ser quantitativos e mensuráveis. No mais, lembre-se de adicionar de dois a cinco pontos para cada objetivo. 

Dito isso, continue lendo e veja o que pode ser feito em cada um dos exemplos de objetivos SMART que separamos para você!

Exemplo 1: oferecer uma ótima experiência ao consumidor 

Neste caso, os resultados-chave podem ser:

  • manter o NPS acima de 75% (zona de excelência);
  • aumentar a taxa de recompra de 45% para 60% em um ano.

Exemplo 2: aumentar a produção em 15% no próximo semestre

Aqui, seus resultados-chave podem ser descritos da seguinte maneira:

  • contratar mais 10 funcionários;
  • investir em novos equipamentos, renovando ao menos 50% deles até julho.

Exemplo 3: contratar mais 10 funcionários para o próximo semestre

Neste exemplo de OKR, é possível descrever os resultados como sendo:

  • selecionar 50 currículos em até quatro semanas;
  • entrevistar 30 candidatos durante duas semanas;
  • selecionar os 10 melhores para contratação.

Exemplo 4: aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses

Nesse ponto, os resultados-chave são:

Exemplo 5: lançar um novo produto no mercado até dezembro

O detalhamento dos resultados-chave desse exemplo de OKR pode ficar assim:

  • desenvolver o produto até abril;
  • fazer uma pesquisa para testar a aceitação do produto até agosto;
  • realizar os devidos ajustes até outubro.

Exemplo 6: reduzir a taxa de inadimplência em 12% neste semestre

Aqui, você pode detalhar da seguinte maneira:

  • cadastrar 100% dos clientes com dados pessoais em 1 mês;
  • fazer análise de crédito de 90% dos clientes em 2 meses;
  • contratar um funcionário responsável para fazer as devidas cobranças e treiná-lo em paralelo a essas atividades.

>>>> Leia também: como estabelecer metas para o departamento de cobrança — guia prático

Exemplo 7: lançar um aplicativo da empresa até o final do ano 

Para este exemplo de OKR, colocamos as seguintes ações como resultados-chave:

  • abrir licitação para contratar uma empresa de TI imediatamente;
  • desenvolver o aplicativo até março;
  • fazer os testes até maio;
  • lançar o aplicativo até agosto.

Exemplo 8: veicular uma campanha de Dia dos Pais

Para este tipo de OKR, pode-se elencar estes resultados-chave:

  • elaborar o briefing até março;
  • analisar e aprovar o esboço até maio;
  • lançar a campanha um mês antes do Dia dos Pais.

Exemplo 9: melhorar a satisfação dos clientes 

Nessa linha, os exemplos de metas e resultados-chave podem ser:

  • realizar uma pesquisa com 300 respondentes nos próximos três meses;
  • elaborar um plano de ação para o próximo semestre.

>>>> Aproveite e leia: 8 indicadores de satisfação do cliente fundamentais para o gerenciamento estratégico

Exemplo 10: reduzir a taxa de churn para menos de 5%

Os resultados-chave nesta situação podem ser:

  • cadastrar no mínimo 70% dos clientes em um programa de fidelização nos próximos 12 meses;
  • oferecer produtos e promoções exclusivos todo mês;
  • treinar toda a equipe de atendimento até março.

Exemplo 11: ser referência no mercado em que atua 

Um exemplo de OKR para esta situação é:

  • conquistar 70% do market share no período;
  • faturar 40% a mais que a média da concorrência até julho.

Exemplo 12: marcar presença em pelo menos 15 capitais brasileiras em 3 anos 

Esse objetivo pode ter como resultados-chave os seguintes pontos:

  • fazer um estudo de mercado em cada uma das capitais de interesse até abril anos;
  • selecionar os franqueados até julho;
  • treiná-los o final do ano;
  • iniciar as obras e concluí-las até dezembro;
  • inaugurar as primeiras 10 lojas em janeiro do ano que vem.

Exemplo 13: intensificar as ações de Inbound Marketing para qualificar 1.000 leads por mês

Para finalizar a nossa lista de exemplos de OKR, este modelo pode ter como resultados-chave:

  • aparecer entre os três primeiros links nas buscas no Google até março;
  • obter 10 mil inscritos na newsletter em quatro meses;
  • aumentar o tráfego no site em 30% até o final do ano;
  • converter 55% dos visitantes em leads no próximo semestre.

>>>> Veja também: como usar o método OKR para gerar alcance de metas?

Invista em um bom sistema de gestão

E aí, conseguiu compreender como utilizar essa metodologia com os exemplos de OKR que apresentamos aqui?

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Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, o que facilita sua tomada de decisões.

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