Logo siteware

Exemplos de reengenharia nas empresas: confira 6 para se inspirar e utilizar nos negócios

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Exemplos de reengenharia nas empresas

CONTEÚDO

A Reengenharia de Processos, desenvolvida na década de 1990 por James Champy e Michael Hammer, é hoje uma importante ferramenta para reformular estruturas organizacionais e garantir mais agilidade e eficiência nos resultados da empresa.

Trata-se de um sistema que tem como objetivo redefinir e readequar determinados processos empresariais.

A reengenharia procura reestruturar a organização por meio de novas ideias e metodologias a fim de reduzir custos, aumentar rendimentos, garantir a satisfação dos clientes e promover a melhoria contínua.

Confira esta ilustração do blog Momento ADM que mostra as fases da reengenharia:

exemplos de reengenharia nas empresas

Mas como isso funciona na prática? Separamos aqui 6 exemplos de reengenharia nas empresas para você se inspirar e tentar utilizar no seu negócio.

Saiba mais: O que é reengenharia de processos e como implementar em 4 etapas

6 exemplos de reengenharia nas empresas

1- Desenvolvimento de um novo produto

Dando início a nossa lista de exemplos de sucesso e reengenharia, temos o caso de uma empresa que pretende desenvolver e lançar um novo produto.

Essa iniciativa geralmente acontece quando os produtos atuais já são bastantes conhecidos no mercado e a empresa quer oferecer algo novo para atender as expectativas dos clientes.

Nesse sentido, a reengenharia de processos servirá para repensar o que a empresa tem oferecido e refletir sobre os resultados que poderão ser alcançados com essa novidade.

2- Relacionamento com os clientes

Outro exemplo de uso da reengenharia pode ser observado nas mudanças feitas no modo com que a empresa se relaciona com seus clientes.

Se antes o relacionamento acabava com o fechamento do negócio, agora ele pode ser revisto a partir do desenvolvimento de estratégias que vão além do momento da compra.

O jeito com que a empresa lida com reclamações e promove seus produtos e serviços pode ser redesenhado, deixando os clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Um dos exemplos de como encarar o atendimento ao cliente de forma inovadora é o Customer Success, em que a empresa faz de tudo para que seu cliente tenha sucesso ao usar suas soluções.

3- Operações de produção

Muitas empresas utilizam a reengenharia com o objetivo de otimizar a produção e melhorar a qualidade do serviço.

Mudanças na disposição das máquinas, equipamentos e postos de trabalho são feitas a fim de alcançar o máximo rendimento possível.

4- Integração de sistemas

Este item da nossa lista de exemplos de reengenharia nas empresas tem se tornado cada vez mais comum.

Desenvolver um ambiente digital integrado é uma exigência do mercado atual. A intenção é criar um fluxo de trabalho mais simples e otimizado.

As empresas vêm percebendo a necessidade de utilizar sistemas que conversem entre si. Isso facilita a troca de dados entre diferentes setores, o que aumenta a produtividade e reduz o número de conflitos.

As informações, então, passam a circular com mais fluidez e agilidade.

Quer mais dicas de como melhorar a performance de seu negócio? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como aumentar o desempenho da sua empresa

Dois exemplos mais específicos de reengenharia de empresas:

5- Transporte de grãos

Este é um dos mais claros exemplos de sucesso de reengenharia.

Uma empresa de processamento de cereais percebeu que, devido às péssimas condições das estradas, quase 20% dos grãos colhidos nas áreas rurais se perdia no meio do caminho até os grandes centros de consumo.

Para solucionar essa questão, a empresa recorreu à reengenharia de processos e concluiu que seria mais conveniente, do ponto de vista de custos, transferir as fábricas que processam os grãos para um local próximo aos grandes centros, resultando em perdas bem menores de mercadoria.

6- Empresa de fast food

Para finalizar a nossa lista de exemplos de reengenharia nas empresas, citaremos o caso de uma companhia de fast food. Esta empresa utilizou essa metodologia para redesenhar a forma de entregar os seus produtos.

Nesse tipo de estabelecimento, o processo funciona basicamente assim:

  • o cliente faz o pedido;
  • o pedido chega até a cozinha;
  • a refeição é preparada;
  • por fim a entrega é feita ao consumidor.

O que essa empresa fez foi perceber que seria mais vantajoso para ela se os ingredientes fossem previamente preparados e chegassem prontos nos restaurantes fast food.

Dessa forma, quando o cliente fizer o pedido, a cozinha economizará tempo no preparo.

Com essa mudança no processo, foi possível ter mais controle, reduzir o número de acidentes e erros e melhorar a satisfação dos funcionários e dos clientes.

Esses foram os nossos 6 exemplos de reengenharia nas empresas. De qual você gostou mais?

Lembre-se de que a reengenharia não é feita da noite para o dia. É preciso muita dedicação e planejamento na hora de reestruturar todo um processo.

Veja também: Entenda como analisar indicadores de desempenho para a melhoria contínua do negócio

Conhecer os indicadores de desempenho de seu negócio é fundamental para quem deseja fazer um trabalho de reengenharia.

Com o STRATWs One você pode analisar a performance da empresa em tempo real. Com isso, poderá descobrir que processos precisam ser melhorados e, posteriormente, avaliar se as melhorias estão funcionando.

Banner 16 Exemplos de reengenharia nas empresas: confira 6 para se inspirar e utilizar nos negócios
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Guia prático]
[Guia prático]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit Gratuito]
[Kit Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit de produtividade]
[Kit de produtividade]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]