(Clique no play para ouvir a narração do nosso post sobre como implementar OKR! Faça o download do aúdio para ouvir depois, se quiser!)
OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chaves. Trata-se de um método para definição de objetivos utilizado por empresas de diferentes tipos e tamanhos.
Assim, a metodologia OKR ajuda os funcionários a entenderem como suas ações individuais impactam nos resultados da organização. Hoje, essa metodologia faz parte da rotina de empresas como Google, LinkedIn, Oracle, Twitter, Sears e Netflix.
Para que a sua empresa possa seguir o exemplo dessas gigantes do mercado, separamos aqui 5 dicas de como implementar OKR nos negócios. Confira e saiba o que fazer para traçar objetivos de maneira inteligente e alcançar melhores resultados.
Confira a comparação entre os modelos de gestão mais poderosos e utilizados no mercado:
OKR é uma técnica de gestão empresarial estratégica. Já é uma técnica muito conhecida, no entanto, muitas equipes se empolgam com a ideia e acabam não dando tanta atenção à parte estratégica. Por isso, que tal aprender a criar a estratégia ideal para seu negócio antes de entender melhor o que é OKR?
Confira nosso infográfico:
Agora que você já sabe como criar um estratégia perfeita, vamos aos passos de como implementar OKR na sua empresa com sucesso.
A primeira dica de como implementar OKR vem de cima para baixo. Tudo deve começar com o CEO. Afinal, ele é o responsável por definir quais rumos a empresa deve tomar, além de ser o principal defensor da missão, da visão e dos valores da organização.
Dessa forma, os objetivos da empresa devem traduzir a estratégia e prioridades organizacionais em prioridades de equipe e individuais, fornecendo o contexto e a orientação necessária para que os funcionários consigam alinhar seus esforços às metas da organização.
Quando os membros da equipe podem criar metas juntos e ver como o trabalho deles contribui para o progresso das metas da equipe, o desempenho melhora. Essa prática permite que as equipes se alinhem e trabalhem juntas para impulsionar as iniciativas da empresa.
Quando os Objetivos e os Resultados-Chave são traçados de maneira colaborativa, há uma grande oportunidade de aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários.
A participação dos funcionários na definição de metas é importante também porque as pessoas tendem a não se comprometerem plenamente quando elas não têm voz durante esse processo.
Os funcionários devem definir metas com seus gerentes, mas nunca totalmente sozinhos. Quando os funcionários trabalham com seus gerentes para criar objetivos e, em seguida, alinhá-los com a missão e as principais prioridades da organização, a produtividade e o engajamento aumentam.
Procure estabelecer 3 ou 4 objetivos para não prejudicar o desempenho dos trabalhos.
Qualquer coisa menos que isso tende a fazer com que sua equipe não se empenhe o suficiente; qualquer coisa mais que isso pode criar uma dispersão do foco. Quanto aos resultados-chave, defina de 3 a 5 para cada objetivo. Além disso, o ideal é que eles sejam curtos e inspiradores. Afinal, não queremos colaboradores quebrando a cabeça para entender seus objetivos.
De nada adianta definir metas e objetivos e não saber se eles estão sendo alcançados ou o que falta fazer para alcançá-los. Nesse sentido, é importante estabelecer métodos de monitoramento e avaliação do progresso das metas. Assim, uma maneira de fazer isso é partir da definição de indicadores de desempenho.
Se o seu OKR tem a ver com satisfação dos clientes, por exemplo, você pode monitorar o NPS para saber o quão próximo a sua empresa está dos resultados almejados. Assim, procure sempre estar ciente da distância entre o resultado atual e o desejado para objetivos individuais, coletivos e organizacionais.
Para aumentar o desempenho e a motivação, os gerentes devem se concentrar no progresso da meta em relação aos resultados. A transparência da meta e o foco no progresso são dois fatores que aumentam a motivação e a probabilidade de alcançar os resultados desejados.
Sempre que cada resultado for alcançado, é interessante que você comemore e reconheça os esforços de seus colaboradores. Essa é uma prática importante para elevar a motivação da equipe, incentivando-a a continuar dando o melhor de si.
Você pode, por exemplo, utilizar as redes sociais da empresa para compartilhar as conquistas. Ofereça prêmios e outros tipos de recompensa que faça com que os funcionários se sintam valorizados.
Não espere o fim do objetivo para reconhecer esforços. Procure reconhecer o progresso incremental, os pequenos passos que são dados rumo a algo maior.
O STRATWs One é um software de acompanhamento e análise da performance corporativa que não deixa de incluir os colaboradores da organização. Dentro do sistema, cada funcionário é registrado no Programa de Resultados e por meio dessa plataforma, é possível analisar o desempenho das pessoas através de OKRs.
Buscando fornecer um sistema que se adapte empresa à metodologia de gestão utilizada na empresa, fizemos melhorias no STRATWs One possibilitando agora o uso da metodologia OKR na solução.
Além de Key Results (KR) atrelados aos Objetivos, o STRATWs One agora permite a inclusão das Tarefas (Iniciativas) que darão suporte ao alcance desses Objetivos, deixando claro os responsáveis e seus prazos de execução. Assim, adicionando tarefas que precisam ser realizadas para alcançar aquele OKR, o colaborador tem uma performance melhor e seu respectivo gestor pode acompanhar de perto seus resultados.
Se você quer ter uma visão dinâmica e completa do desempenho da empresa e dos colaboradores com um software avançado, venha conhecer o STRATWs One: faça agora mesmo o seu pedido de demonstração.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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