Siteware – Software para Gestão: Performance, Estratégia e Resultados
  • pt-br
  • Nossas Soluções
  • Clientes
  • A Siteware
  • Materiais
  • Contato
  • Blog
  • Carreira

Análise SWOT cruzada (TOWS) x Análise SWOT: qual é a diferença?

Início Metodologias de Gestão Análise SWOT cruzada (TOWS) x Análise SWOT: qual é a diferença?
SWOT cruzada

A análise SWOT e a análise SWOT cruzada (também chamada de TOWS) são grandes aliadas da estratégia das empresas que desejam se sobressair frente à concorrência. Você já as conhece?

Assim como diversas outras metodologias de gestão, elas têm como principais objetivos trazer autoconhecimento e melhorar a qualidade do planejamento que guia o futuro da organização.

Neste artigo, vamos explicar a importância dessas análises e como elas se complementam para trazer melhores resultados para a gestão.

Se você quiser saber mais detalhes sobre a Análise SWOT, leia nosso artigo completo sobre ela clicando aqui. Boa leitura!

O que é Análise SWOT?

A Matriz SWOT (também chamada de Matriz FOFA) é o acrônimo de Strengths, Weakness, Opportunities e Treaths – forças (ou competências), fraquezas, oportunidades e ameaças. Ela é uma ferramenta que tem como objetivo o equilíbrio entre os fatores internos e externos que permeiam uma organização.

Sua análise é feita pelo alinhamento do ambiente interno (seus pontos fracos e fortes) com o ambiente externo (oportunidades e ameaças). Estes elementos que a compõem podem surgir, por exemplo, em uma reunião de Brainstorming com a equipe responsável pelo projeto.

Por ser uma ferramenta de planejamento, a Análise SWOT é utilizada para auxiliar o plano de negócios e o planejamento estratégico das empresas. É uma análise de fácil construção e que pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e segmentos, auxiliando na tomada de decisão e na consolidação do autoconhecimento corporativo.

Quais são seus tipos?

Existem duas maneiras de representar a Análise SWOT. Confira abaixo:

Matriz SWOT em colunas

A Análise SWOT em colunas é a forma mais simples de representação da ferramenta. Ela tem maior aplicabilidade nos estágios iniciais da análise, já que permite a coleta e visualização de uma grande quantidade de fatores identificados.

Por outro lado, este modelo de representação não permite a visualização da relação de causa e efeito entre seus fatores, diferentemente da segunda, como veremos a seguir.

Matriz SWOT tradicional

Representada por duas linhas e duas colunas, a Análise SWOT tradicional segue a mesma lógica, porém, organizando os fatores coletados de forma a favorecer uma lógica de associação entre eles.

O que é Análise SWOT Cruzada (TOWS)?

A Matriz TOWS, por sua vez, é uma variante da Matriz SWOT. Também chamada de SWOT cruzada, ela envolve os mesmos passos básicos e seus resultados podem ser bastante parecidos. Mas, então, por que utilizá-la?

Sua utilização é interessante porque a Análise TOWS complementa a Análise SWOT. Além da análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a TOWS faz uma análise dos pontos negativos de forma a transformá-los em pontos positivos.

Dessa forma, ela é utilizada para gerar alternativas estratégicas após a obtenção dos resultados da Análise SWOT. Isso é feito por meio do cruzamento das informações obtidas nos quatro quadrantes da SWOT.

Ou seja, ela tem o papel de mostrar como as oportunidades e as ameaças externas podem ser ajustadas com as forças e fraquezas internas da empresa, de forma que seja possível traçar estratégias interessantes para a mesma.

E por ter essa característica, a Análise TOWS não é considerada uma ferramenta de planejamento, mas sim de ação. Os cruzamentos que podem ser feitos com a Análise TOWS são:

Dessa forma, serão gerados 4 grupos de alternativas estratégicas. São elas:

Estratégias SO (Forças e Oportunidades)

Estratégia Ofensiva: consiste na junção das forças internas com as oportunidades externas. Seu objetivo é aumentar e aperfeiçoar as forças para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, se tornando vantagens competitivas.

Estratégias ST (Forças e Ameaças)

Estratégia Confrontativa:  consiste na junção das forças internas com as ameaças externas. Nela, são desenvolvidas estratégias de confronto que utilizam os pontos fortes da empresa para diminuir as ameaças.

Estratégias WO (Fraquezas e Oportunidades)

Estratégia de Reforço:  consiste na junção das fraquezas internas e oportunidades externas. Seu objetivo é analisar as fraquezas de forma a tentar superá-las para aproveitar as oportunidades.

Estratégias WT (Fraquezas e Ameaças)

Estratégia Defensiva:  consiste na junção das fraquezas internas e ameaças externas. Nela, são desenvolvidas ações defensivas para proteger a empresa, diminuindo o impacto das ameaças.

Por que utilizá-las?

Como você já percebeu, a análise SWOT e a SWOT cruzada são matrizes complementares. Se a análise SWOT for desenvolvida e a equipe parar por aí, ela não será nada além de uma listagem que não fará diferença nenhuma para a empresa.

Portanto, o cruzamento dos dados é essencial para a construção de planos de ação que fortaleçam as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e à concorrência. Dessa forma, será possível tomar decisões mais estratégicas, baseadas em objetivos alcançáveis.

Ambas as análises permitem o desenvolvimento de um autoconhecimento imprescindível para o crescimento da organização. Além disso, elas são de simples execução e eliminam a gestão baseada em achismos e em intuição. Então, por que não?

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Luiza AndradeJornalista, analista de SEO e produtora de conteúdo para a Siteware. Fotógrafa nas horas vagas e completamente viciada em música e internet.

Próximo Anterior

Search

A Gestão da sua empresa em uma única plataforma.

CONHEÇA O STRATWs

Acompanhe nossos conteúdos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro do mundo da gestão!

Categorias

  • Cases
  • Comunicação
  • Gestão de Equipe
  • Gestão Estratégica
  • Liderança
  • Materiais
  • Metodologias de Gestão
  • Notícias Siteware
  • Processos
  • Produtividade
  • Projetos
  • Qualidade
  • Reuniões

TAGS

5 forças de Porter análise de pareto BSC canva ciclo pdca como ser um lider cultura corporativa cultura empresarial cultura organizacional deming cycle engajamento engajamento no trabalho estratégia estratégia empresarial feedbacks ferramentas de análise gerenciamento de projetos gestão da mudança gestão de mudanças gestão de projetos gestão de resultados gestão estratégica gestão por resultados GPD habitos de liderança indicadores de desempenho KPI’s liderança metodologia metodologia okr metodologias de gestão metodologias de produtividade modelo de gestão modelos de gestão multitarefas okr Planejamento Estratégico produtividade projetos remuneração variável reunião reuniões reuniões produtivas SWOT vagas

Marca Siteware

  • BH +55 (31) 3555.0200
  • SP +55 (11) 3090.3299

Assine nossa newsletter Receba o melhor conteúdo de Gestão.

  • Nossas Soluções
  • Clientes
  • A Siteware
  • Materiais
  • Contato
  • Blog
  • Carreira
Microsoft Partner
Criatec 2
BNDES
Bozano Investimentos

© 2018 Siteware. Todos os direitos reservados.

Theme by: NETUNA Digital Netuna
Siteware – Software para Gestão: Performance, Estratégia e Resultados
  • pt-br
  • Nossas Soluções
  • Clientes
  • A Siteware
  • Materiais
  • Contato
  • Blog
  • Carreira
  • Solicite uma demonstração

A sessão expirou

Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de fazer o login, você pode fechá-la e voltar a esta página.

Show Buttons
Hide Buttons
>