Liderança

Descubra como ser um diretor industrial com o nosso guia e direcione a sua carreira

Descubra como ser um diretor industrial com o nosso guia e direcione a sua carreira

Publicação : 20/09/2019

Por Pierre Veyrat

10 min

Como ser diretor industrial
Como ser diretor industrial

O trabalho em uma fábrica envolve muita disciplina, concentração, organização e pensamento rápido — ainda mais se você é o responsável por manter tudo funcionando perfeitamente. Se você tem o sonho de comandar uma fábrica, precisa saber como ser um diretor industrial.

A profissão exige habilidades que vão muito além dos conhecimentos técnicos a respeito do segmento de operação. Para chegar a esse cargo, é preciso desenvolver habilidades estratégicas e também comportamentais para conseguir manter tudo sob controle.

O diretor industrial é o profissional responsável pela gestão de uma determinada central de produção e pelo controle de todas as operações de produção dentro dessa instalação. Ele deve prezar pelo controle de qualidade, manutenção da fábrica e dos laboratórios e também fazer a gestão de pessoas.

Para saber como conduzir a sua carreira até esse ponto, veja quais conhecimentos precisará adquirir e quais habilidades terá que desenvolver.

Como ser um diretor industrial: conhecimentos e habilidades

Independentemente de qual for a sua formação de base, se ela estiver relacionada a algum setor das indústrias, é possível chegar até o cargo de diretor industrial. Mas além da graduação e dos conhecimentos técnicos adquiridos no curso, essa opção de carreira demanda uma formação abrangente que inclui uma série de outros temas.

1) Graduação em engenharia mecânica ou de produção

A engenharia mecânica e a engenharia de produção são os caminhos que mais frequentemente levam a um cargo de direção industrial, de acordo com o portal Vagas. Isso acontece porque esses cursos promovem uma visão aprofundada sobre os processos de produção e o funcionamento de instalações fabris.

Ao longo da graduação, o aluno deve procurar ir além dos estágios obrigatórios para ter experiências reais em ambientes de fábricas. Ainda de acordo com o Vagas, que divulga postos de trabalho, 52% dos diretores industriais ocuparam cargos de gerentes industriais anteriormente. Esse percurso ajuda o profissional a orientar melhor a carreira.

2) Gestão de equipes e liderança

A maioria esmagadora dos diretores, seja de qual área forem, têm grandes equipes sob sua coordenação. Assim, para entender como ser um diretor industrial, uma das principais habilidades que você precisará desenvolver é a gestão de equipes, ao lado de um forte senso de liderança.

Gerir equipes é não só delegar as tarefas, mas também saber como extrair o melhor de cada profissional e construir um ambiente em que todos consigam dar o seu melhor. Para isso, o líder precisa conhecer bem os seus colaboradores e dar a eles as ferramentas necessárias para eles desempenharem o seu papel com eficiência.

Existem alguns cursos online e presenciais que podem ajudar o futuro diretor a desenvolver as habilidades para ser um bom gestor de pessoas. O Sebrae tem um curso online gratuito sobre a liderança na gestão de equipes.

Também online é a formação em Liderança de Equipes da FVG Online. Já para quem prefere aulas presenciais, o Ibmec oferece um curso de Gestão de Equipes de Alta Performance.

3) Planejamento estratégico

Os cargos de direção também têm uma componente estratégica muito forte. É do diretor industrial a tarefa de estabelecer os objetivos de médio e longo prazo da unidade que ele gerencia, levando em consideração a visão geral da empresa.

Para isso, o profissional precisa ter ótimos conhecimentos em planejamento estratégico. Um bom planejamento é composto das seguintes etapas:

  • análise da posição atual da empresa, internamente e frente aos concorrentes;
  • estabelecimento da meta e do prazo final;
  • desenvolvimento do plano de ação com calendarização de cada etapa;
  • criação das métricas de acompanhamento;
  • comunicação do plano de ação para a(s) equipe(s);
  • engajamento da equipe e realização;
  • monitoramento e análise dos resultados.

4) Conhecimentos em KPI

O planejamento estratégico nos leva à nossa próxima habilidade, que são os conhecimentos em KPI. Se você não tem familiaridade com a ferramenta, KPI é a sigla em inglês para “Key Performance Indicator”.

Trata-se, portanto, dos indicadores escolhidos para medir o desempenho de uma empresa em determinado processo. Vamos dar um exemplo: suponha que o seu objetivo estratégico para o próximo ano na empresa onde você é diretor seja crescer 12% no mercado nacional.

Como você vai fazer para comprovar que a sua unidade atingiu a meta? A resposta é: encontrando indicadores que comprovem esse crescimento. Um deles, por exemplo, pode ser o número de pontos de venda durante o período. Outro pode ser o volume de itens expedido para cada parte do país.

Os KPIs precisam ser escolhidos de acordo com o objetivo estratégico da sua empresa ou do seu projeto. Saber quais são os parâmetros chave para a verificação do sucesso de um planejamento é um dos segredos para conseguir alcançar as metas planejadas.

Atualmente, existem plataformas para acompanhamento de KPI que permitem um monitoramento em tempo real dos seus indicadores.

A Siteware oferece esse serviço. Por meio da plataforma, você consegue otimizar o seu tempo na tomada de decisão, engajar os colaboradores e aumentar a produtividade.

5) Fluência em outros idiomas

Na indústria, é muito comum que as empresas façam negócios com organizações estrangeiras. Ainda que o mercado seja completamente nacional, muito provavelmente você precisará lidar com fornecedores estrangeiros, ou outros stakeholders de países diferentes.

Por isso, o conhecimento de outros idiomas é fundamental para quem deseja ocupar um cargo de direção em uma fábrica ou unidade de produção. O inglês, atualmente, já está sendo encarado como uma exigência básica para grande parte dos cargos, principalmente estratégicos.

Para se diferenciar mesmo no mercado, procure conhecer um terceiro idioma que tenha relevância na sua indústria. A China tem crescido em importância em todos os setores, com destaque para a produção e a tecnologia. Se você ainda não sabe bem em qual setor vai focar, aprender essa língua pode ser uma boa decisão estratégica de carreira.

6) Soft skills

As chamadas soft skills são as habilidades comportamentais que todo profissional precisa ter para desempenhar bem as suas funções. No caso dos diretores, essas habilidades passam pela capacidade de tomar decisões, criatividade para lidar com os problemas do dia a dia, boa capacidade de adaptação.

Além disso, o dinamismo e a visão global são outras habilidades que os profissionais em cargos de gestão precisam desenvolver para conseguirem desempenhar seu papel com eficiência.

Enquanto as habilidades técnicas são desenvolvidas em cursos e formações, as soft skills são mais intangíveis. Não existe um curso específico para aprender a tomar decisões, por exemplo. Por isso, o profissional que está em busca de chegar a um cargo de direção precisa se expor ao máximo de situações possível, aceitar desafios e investir no autoconhecimento.

Segundo a plataforma de recrutamento Catho,  a média salarial de um diretor industrial no Brasil é de aproximadamente R$ 20.000.

Agora que você já sabe como ser um diretor industrial, já pode começar a se planejar para alcançar esse ponto na sua carreira.

Quer dar o primeiro passo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas e das tendências do mundo da gestão!

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados. Com ele é possível acompanhar facilmente diversos indicadores do seu negócio.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *