Liderança

Descubra como melhorar a capacidade de liderança e impactar os resultados da empresa

Descubra como melhorar a capacidade de liderança e impactar os resultados da empresa

Publicação : 17/11/2021

Por Viviane Rodrigues

8 min

lider se destacando por sua capacidade de liderança
lider se destacando por sua capacidade de liderança

A liderança tem um impacto significativo em uma empresa. Seja a gestão que engloba todo o negócio ou apenas um setor, é papel do líder utilizar as ferramentas que possui para atingir os melhores resultados.

Não basta contar com colaboradores capacitados, o líder deve saber gerir e direcionar toda a sabedoria e habilidades dos profissionais que fazem parte da sua equipe para o crescimento da empresa.

Atingir o papel de liderança requer amadurecimento e discernimento para lidar com pessoas. E apesar desse caminho não ser fácil, existem algumas práticas que podem facilitar esse trabalho louvável.

Confira como melhorar a capacidade de liderança a partir de dicas a serem implementadas no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Qual é a importância da liderança nas organizações?

Atrelada à construção de relações, a capacidade de liderança se conecta também a definição de processos a partir de métricas que moldam o resultado de uma gestão efetiva.

A capacidade de liderança não só é importante como vem sendo reconhecida por muitas empresas como fundamental. Além de priorizarem a contratação de profissionais que demonstrem essas capacidades, as grandes marcas também investem em capacitação voltada à liderança, como os programas de trainee.

Sem o líder, dificilmente as tarefas e demandas são atingidas por conta da organização do trabalho a ser realizado por cada colaborador. A motivação pessoal de cada profissional também é de responsabilidade do líder, conhecendo e aplicando a melhor forma de se comunicar com sua equipe.

Como melhor a capacidade de liderança?

Agora que você já sabe a importância da gestão, confira como melhorar a capacidade de liderança a partir de 5 dicas.

Mantenha um objetivo claro

Para desenvolver a capacidade de liderança é fundamental sempre possuir objetivos claros e bem construídos para passar a equipe. Cada colaborador deve saber qual é o seu papel e o que deve ser feito, assim como prazos e ferramentas a serem utilizadas para a realização do trabalho.

Relacionado aos objetivos e metas estão também a utilização de métricas para avaliar o desempenho do time e entender se as atividades estão sendo feitas conforme o estipulado.

No caso de possíveis falhas, o líder deve conversar de maneira individual com os colaboradores, evitando falas vexatórias e procurando entender qual apoio pode ser ofertado para que a produtividade do profissional aumente.

Ofereça feedbacks constantes e invista na comunicação

A comunicação é a chave da boa liderança. Um gestor que não sabe explicar o que quer dificilmente se dará bem com seus colaboradores. Procure estabelecer diálogos empáticos e que visam solucionar possíveis contratempos.

Uma excelente maneira de demonstrar se o trabalho está sendo desenvolvido conforme o esperado e quais são os pontos a serem melhorados, ou mantidos, é através de feedbacks. Eles podem ser apresentados de maneira geral, mas também possuem eficiência quando oferecidos de maneira única para cada profissional.

Motive os seus colaboradores

Como já falamos, saber como melhorar a capacidade de liderança passa pela capacidade de tirar o melhor de cada profissional. Não basta contar com os melhores profissionais, é preciso que eles sintam vontade de desempenhar o seu melhor.

A escuta é muito importante nesse quesito, já que o perfil da sua equipe pode traçar as melhores táticas de motivação. Além da oferta de bônus por produtividade, a liberação para realizar tarefas em home office e a manutenção do engajamento com os valores da empresa tendem a manter os colaboradores motivados.

Seja humilde e atualize os seus conhecimentos

Assim como o líder espera que os colaboradores continuem aprimorando as suas habilidades, outra dica importante de liderança é lembrar que é seu papel atualizar os seus conhecimentos.

Um dos pontos de melhoria de um líder que deseja manter um ambiente de trabalho tranquilo é a humildade, sabendo ouvir e procurando por informações quando encontra dificuldades e problemas que não sabe solucionar.

Lidere pelo exemplo

Por fim, principalmente para quem deseja saber como liderar uma equipe pela primeira vez, lembre-se sempre de liderar pelo exemplo.

Você pode ser novo na empresa, não conhecer os colaboradores e estar inseguro, mas ofereça sempre o seu exemplo. Passe confiança para todos, assuma as responsabilidades, realize uma escuta ativa e lute também pela melhoria de condições da sua equipe.

Liderando uma equipe e sendo reconhecido pelos profissionais que dependem das suas decisões, você também garantirá que o respeito faça parte do ambiente de trabalho.

Exemplos de liderança no dia-a-dia

Para você entender como melhorar a capacidade de liderança, confira também alguns exemplos de boa gestão aplicados no dia-a-dia.

Autoconfiança

Conectada a liderança pelo exemplo, a autoconfiança demonstrada pelo líder eleva o ânimo de toda a equipe.

Tranquilidade

Em momentos turbulentos, a demonstração de tranquilidade mantém os colaboradores calmos e pensando de forma racional.

Curiosidade

A curiosidade para ultrapassar barreiras e propor soluções também deve fazer parte do dia-a-dia do líder.

Organização

Se um líder não mantém a organização de suas tarefas, assim como de seu ambiente, como poderá cobrar de seus profissionais que sejam organizados?

Tomar decisões e sustentá-las

O líder deve chamar as responsabilidades diariamente e mesmo quando algo dá errado, deve sustentar que a decisão foi tomada por ele, não culpando sua equipe.

Integre a gestão de seu negócio através de um software que te ajuda a atingir os objetivos

Entender como melhorar a capacidade de liderança passa pelo entendimento de gerenciar além de pessoas os números também.

As métricas fazem parte do dia-a-dia do líder. Muitas vezes coletar, analisar e consolidar dados se torna um trabalho repetitivo e ocupa um tempo que poderia ser investido na implementação de melhorias.

Por conta disso, desenvolvemos o STRATWs One, uma solução capaz de integrar as informações do seu negócio e da sua equipe, automatizando a gestão a partir de informações lidas por um sistema inteligente e focado no aumento da produtividade.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *