Logo siteware

Tendências organizacionais: 7 dicas que merecem a sua atenção em 2020

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
Novas tendências organizacionais

CONTEÚDO

As empresas que querem se manter competitivas no mercado em que atuam precisam estar sempre atentas às novidades no campo da gestão e de tecnologia.

Pensando nisso, fizemos uma breve curadoria com as 7 novas tendências organizacionais para ficar de olho em 2020.

Continue a leitura e saiba como cada uma das tendências aqui citadas podem beneficiar o seu negócio.

Leia também: 8 tendências de mercado para 2020: dicas para não perder nenhuma oportunidade

7 tendências organizacionais que merecem sua atenção em 2020

1 – Employee Experience

Recentemente, muito tem se falado sobre Customer Experience e sobre garantir a melhor experiência possível aos clientes da marca. No entanto, uma das novas tendências organizacionais que vem ganhando a atenção de muitas empresas é o Employee Experience.

Cada vez mais as organizações estão se preocupando em oferecer uma experiência de qualidade para seus colaboradores, tendo em vista a fundamental importância deles para os resultados do negócio.

Nesse sentido, ações com foco na melhoria do clima organizacional, na flexibilidade da carga horária de trabalho e nos programas de incentivo, tem grande potencial para gerar bons efeitos nos índices de retenção e de produtividade, além de ser bastante benéfico para a reputação da marca.

Veja mais: Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

2 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, apesar de não ser uma temática totalmente nova, está cada vez mais fazendo parte das organizações. O que acontece é que as empresas que ainda não adotaram essa tecnologia acabam ficando para trás e, assim, se não fizerem algo rapidamente, perderão mercado para seus concorrentes.

Basicamente, a Inteligência Artificial se refere à possibilidade de as máquinas aprenderem determinados comportamentos e ações conforme elas são utilizadas. Computadores são treinados para executar tarefas específicas e se aproximar ao máximo da linguagem e do raciocínio humano.

Dessa forma, usando a inteligência artificial, a empresa pode conhecer melhor seus clientes e descobrir o que determinados segmentos deles preferem ou necessitam. Assim, o desenvolvimento de produtos e a criação de campanhas de marketing é muito mais assertiva. Até ofertas adicionais podem ser feitas em tempo real, quando um cliente está fazendo compras em um e-commerce, por exemplo.

Um exemplo de uso da Inteligência Artificial são os assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa.

É muito importante entender o conceito de IA, por isso, confira este vídeo da ComputerWorld:

3 – Big Data

O Big Data integra a nossa lista de novas tendências organizacionais para 2020 porque ele se refere à solução que muitas empresas têm encontrado para lidar com grandes volumes de dados.

A intenção do Big Data é transformar esses dados aparentemente aleatórios em informações relevantes para a marca.

Por exemplo, com base nas publicações que você curte, nas páginas e perfis que você segue e no conteúdo que você compartilha, o Instagram e o Facebook, que pertencem ao mesmo dono, direcionam o tipo de conteúdo que vai aparecer no seu feed, bem como os anúncios e os posts patrocinados. Isso é feito a partir da análise de Big Data.

Assim, da mesma forma que a inteligência artificial, o Big Data pode ajudar sua empresa a conhecer melhor clientes para satisfazê-los da melhor forma, ou analisar informações do mercado para que a empresa tome melhores decisões estratégicas.

Nem sempre é fácil entender como o Big Data funciona, assim, vale a pena assistir a este vídeo do Meio & Mensagem:

Veja mais: Passo a passo: como implementar Big Data em seu negócio e obter insights valiosos

4 – Internet das Coisas

A Internet das Coisas se refere à possibilidade de objetos do dia a dia estarem conectados entre si através da internet.

Assim, no comércio, por exemplo, as prateleiras inteligentes emitem um alerta ao setor de estoque avisando sobre a falta de determinados produtos. Na indústria, as máquinas “conversam” para trocar informações sobre a produção e otimizá-la.

Além disso, em sua casa, sensores em embalagens de alimentos podem mostrar que acabaram em sua geladeira, assim que são retirados dela, e fazer um pedido automaticamente para que sejam entregues para você.

Outra maneira de usar a internet das coisas é internamente nas empresas, colocando sensores em máquinas da linha de produção para que façam automaticamente pedidos de matéria prima ao estoque, ou avisem a expedição que os pedidos estão prontos para serem despachados.

Quer entender mais sobre IoT? Então, confira este vídeo do Código Fonte:

5 – Metodologias ágeis

As metodologias ágeis, como o próprio nome sugere, tem como proposta agilizar os processos de uma organização.

O trabalho em equipe, a multidisciplinaridade e a melhoria contínua são alguns dos pilares das metodologias ágeis.

Estruturadas em ciclos curtos, a principal preocupação das metodologias ágeis é fazer entregas rápidas e frequentes.

Scrum, Lean e Kanban são exemplos de metodologias ágeis muito usadas nas organizações.

Essas metodologias de trabalho na gestão de projetos e de equipes é muito mais ágil e traz melhores resultados, focados nas necessidades dos clientes. Assim, os custos diminuem e o valor agregado aumenta.

Se metodologias ágeis ainda são um mistério para você, então, dê uma olhada nestas explicações do Andriele Ribeiro:

Saiba mais: Metodologia ágil: lançada no início do século, mais atual do que nunca

6 – Organizações Exponenciais

Organizações Exponenciais são aquelas empresas com crescimento muito acima da média do mercado em que elas estão inseridas.

Em 2020, essas organizações, calcadas nos conceitos e escalabilidade e inovação constante, devem continuar se destacando.

Como exemplo de empresas exponenciais, podemos citar a Netflix e o Spotify. Ambas apresentaram uma solução inovadora aos seus mercados e a custos relativamente baixos se comparados aos modelos tradicionais.

Além da escalabilidade e da inovação no conteúdo ou na forma de oferecer esse conteúdo, as empresas exponenciais se destacam também pela personalização da experiência do usuário.

No caso dos exemplos citados anteriormente, a interface dessas plataformas de streaming é adaptada aos gostos de cada usuário.

7 – RH próximo do Marketing

Encerrando a nossa lista de novas tendências organizacionais para 2020, temos a maior aproximação entre o departamento de Recursos Humanos e o de Marketing.

A forma com que a empresa se comunica com seus colaboradores é um aspecto que merece a atenção dos gestores.

Nesse sentido, para que as informações sejam passadas corretamente e para que haja maior engajamento por parte dos funcionários, RH e Marketing precisarão trabalhar juntos. A intenção é desenvolver maneiras de difundir a cultura organizacional e estabelecer uma comunicação mais eficiente.

Assim, entendendo melhor o posicionamento da empresa no mercado, cada colaborador poderá entregar o valor que os clientes buscam. Dessa forma, as expectativas desses clientes serão atendidas e até superadas, auxiliando de forma decisiva em sua conquista e fidelização.

O que achou das tendências que citamos aqui? Qual mais chamou a sua atenção e te deixou mais inclinado à implementar na sua empresa? Conta pra gente nos comentários!

Confira em nosso blog: Novas tendências em avaliação de desempenho para os próximos anos

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a ter os dados que precisa em tempo real. Assim, é possível definir e acompanhar a performance das equipes, fazer ajustes e tomar decisões com mais agilidade e assertividade.

Hoje mais de mil empresas e 160 mil usuários já usam o STRATWs One. E sua empresa, quando vai começar?

 

Banner 16 Tendências organizacionais: 7 dicas que merecem a sua atenção em 2020

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]