Logo siteware

Gestão de serviços de saúde: confira 8 dicas para promovê-la

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
gestão em saúde

CONTEÚDO

Toda organização precisa ser bem gerenciada para conseguir oferecer as melhores soluções para o seu público e conseguir operar de maneira eficiente e produtiva. Em se tratando de empresas hospitalares e qualquer outro modelo de negócio que atua na área de promoção da saúde, essa lógica não é diferente. Por isso, precisamos falar sobre a gestão de serviços de saúde.

Isso porque para conquistá-la, é necessária que seja oferecido uma assistência e otimizar a condução dos processos internos e administrativos.

Nesse contexto, neste artigo, você vai entender o que é a gestão de serviços de saúde, por que ela é importante e quais funções competem a um gestor de saúde.

Prossiga a leitura e confira também algumas dicas essenciais para promover uma melhor gestão de serviços de saúde.

O que é a gestão de serviços de saúde?

A gestão de serviços de saúde é um conjunto de práticas que têm como objetivo organizar e administrar todas as atividades de uma instituição que oferece assistência à saúde, seja ela pública ou privada.

Dessa forma, a gestão de serviços de saúde trata do controle e gerenciamento de todos os recursos necessários para viabilizar a entrega de tais serviços. E por recursos, entende-se os financeiros, humanos, sanitários, tecnológicos e logísticos.

Esse tipo de gestão busca coordenar os processos e garantir que todas as demandas internas e externas sejam atendidas com segurança e qualidade.

Por isso, para conquistá-la, a gestão de serviços de saúde deve realizar o levantamento de tudo o que a instituição precisa, mapear fragilidades e planejar soluções efetivas.

Leia também: 6 dicas da Gartner para otimizar a Cadeia de Suprimentos na saúde

Qual é a importância da gestão de serviços de saúde?

A gestão de serviços de saúde é importante porque assegura que os processos dentro de hospitais, clínicas e consultórios sejam conduzidos de maneira eficaz. Para isso, deve reduzir ao máximo erros e custos operacionais.

Dessa forma, com a gestão de serviços de saúde, consegue-se otimizar a rotina de trabalho e fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis, buscando potencializar o crescimento das empresas que prestam assistência à saúde e garantir a qualidade dos serviços que chegam àqueles que estão na ponta dos processos.

Além disso, a importância da gestão de serviços de saúde também reside no fato de que é por meio da atuação desse setor que se consegue identificar problemas com mais clareza, apontar soluções mais efetivas para fazer o correto gerenciamento de riscos.

Leia mais: 6 Tendências de gestão em saúde para 2022

O que faz o gestor de saúde?

O gestor de saúde é o profissional responsável por lidar com todos os aspectos administrativos de um empreendimento hospitalar. Geralmente, esse profissional possui formação técnica ou superior em Gerência de Saúde ou Administração.

É função desse profissional, por exemplo, certificar-se de que:

  • todos os equipamentos de promoção à saúde estão funcionando normalmente;
  • todos os colaboradores possuem as condições necessárias para o exercícios de suas funções;
  • os processos estão fluindo de forma plena e sem gargalos;
  • os custos operacionais não estão excedendo as receitas;
  • o controle financeiro é feito regularmente; 
  • o estoque está operando em volume adequado.

Além disso, é também de responsabilidade do gestor de saúde planejar ações com foco na melhoria contínua e avaliar o desempenho da unidade que ele gerencia.

certificações hospitalares

Para isso, ele coordena a compra e distribuição de materiais e equipamentos para os diferentes departamentos da instituição hospitalar, fiscaliza a execução de contrato de empresas terceirizadas e assegura o cumprimento de leis e normas específicas para empresas que prestam serviços de saúde.

O gestor também deve se manter atento às necessidades de treinamento e capacitação do pessoal.

Veja mais: Você sabe como ser um bom gestor hospitalar? Confira 8 dicas para garantir a saúde de sua instituição

Confira este case de sucesso e veja como a tecnologia pode, na prática, ajudar uma instituição de saúde a ser ainda  mais bem-sucedida:

8 dicas de como promover uma boa gestão de serviços de saúde

Para promover uma boa gestão de serviços de saúde, é necessário estar ciente de que garantir a qualidade da assistência é algo mais complexo do que parece e que envolve muito planejamento e sincronismo entre as diferentes áreas de uma instituição de saúde.

Além disso, são várias tarefas que o gestor precisa coordenar ao mesmo tempo, como o funcionamento dos equipamentos, a estrutura de custos operacionais, o desempenho dos colaboradores, as políticas de saúde, viabilidade de projetos, escalas de trabalho, terceirização, etc.

Tendo isso em vista, separamos algumas dicas básicas que orientar melhor o trabalho da gestão de serviços de saúde:

  1. Estabeleça políticas que favoreçam o cumprimento do seu plano;
  2. Monitore os processos internos;
  3. Defina metas e as acompanhe por meio de indicadores de desempenho
  4. Identifique gargalos para reduzir custos;
  5. Crie programas de treinamento e mantenha as equipes capacitadas;
  6. Utilize mecanismo para promover uma comunicação interna mais eficiente;
  7. Padronize os métodos de execução de tarefas;
  8. Desenvolva um sólido plano de ação.

Implantar um plano de ação é um desafio para vicie? Nota se preocupe, temos todas as dicas para você criar o seu agora mesmo:

Saiba mais: Entenda o que são indicadores de saúde, para que servem e como eles podem melhorar a gestão hospitalar

Agora que você já sabe qual é a importância da gestão de serviços de saúde, atente-se a esse aspecto do seu empreendimento hospitalar e promova uma gestão mais qualificada.

O STRATWS One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda empresas de todos os segmentos. Na área de saúde, pode, entre diversas outras funcionalidades, auxiliar sua organização a melhorar processos e controlar desempenho.

A acreditação hospitalar é um passo importante  para algumas instituições de saúde. Baixe este material GRATUITO e aprenda como alcançar esta conquista: E-BOOK: como obter certificação e acreditação hospitalar com o monitoramento de processos?

acreditação hospitalar
stratws gestão de desempenho

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[Evento online e gratuito]
[Evento online e gratuito]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]