Logo siteware
  Gestão Estratégica

Entenda o que é a gestão dos custos logísticos e confira a sua importância

Entenda o que é a gestão dos custos logísticos e confira a sua importância

Publicação: 15/04/2022

Por David Pedra

8 min

gestão de custos logísticos
gestão de custos logísticos

A gestão de custos logísticos é fundamental para garantir mais eficiência em todos os processos que envolvem a logística da empresa. Dentre os principais custos estão a armazenagem, frota, transporte e até mesmo a tecnologia.

Vale destacar que o setor de transporte teve um expressivo crescimento de 38% no primeiro quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M.

Indo ao encontro da lei da oferta e procura, isso pode representar um aumento de preços no setor, fazendo com que as organizações precisem melhorar ainda mais a eficiência da gestão de custos logísticos.

Portanto, se você quer entender melhor o que é a gestão de custos logísticos para aplicar na sua empresa, esse artigo foi feito para você. Vem com agente.

O que é gestão de custos logísticos?

A gestão de custos logísticos é o planejamento de todos os gastos que envolvem o processo logístico de uma empresa que pode compreender:

  • o gasto com a manutenção da frota;
  • a armazenagem da estocagem;
  • custos diretos com o transporte da carga;
  • folha de pagamento dos funcionários do setor.

Esses custos têm um impacto direto no preço final do produto. Inclusive, quando há um aumento no preço do diesel, isso  reflete no valor do frete e consequentemente é repassado ao preço do produto.

Quando uma empresa possui muito retrabalho, ou quando ocorrem gargalos que elevam o custo logístico, podemos dizer que há falhas na gestão que precisam ser melhoradas.

Qual a importância da gestão de custos logísticos?

Gestao de Custos Logisticos1 (1)

A maior importância da gestão de custos logísticos é fazer com que a empresa tenha mais eficiência em todo o processo, garantindo:

  • mais lucratividade;
  • maior competitividade;
  • redução de riscos;
  • melhoria na produtividade.

O aumento na lucratividade é até uma questão meio óbvia na gestão de custos logísticos, afinal, quando há redução de custos há aumento na margem de lucro.

Portanto, eliminar os gastos excessivos e encontrar maneiras de economizar na operação logística garante um crescimento da lucratividade. Por consequência é possível baixar os preços garantindo mais competitividade no mercado.

Além disso, há menos riscos de insolvência da empresa, pois com os custos bem controlados, ela consegue pagar em dia seus compromissos evitando assim custos financeiros elevados.

Quando analisamos sob uma ótica mais aprofundada, é possível notar que há uma melhoria na produtividade, pois evita-se falta de matéria-prima e até mesmo o retrabalho.

Leia também:

Quais são os principais custos logísticos?

Existem diversos custos logísticos durante o processo. De modo resumido há os custos logísticos fixos e os variáveis. Lembrando que é importante saber a diferença entre eles.

Os custos fixos são aqueles que ocorrem todos os meses independente do volume de vendas da sua empresa, como por exemplo:

  • mão de obra dos profissionais da área;
  • custo de aluguel de armazenagem;
  • manutenção da frota;
  • energia elétrica do estoque;
  • depreciação de máquinas como empilhadeiras e caminhões.

Já os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com as vendas do negócio, ou seja, quanto mais uma empresa vender, maior será esse custo e vice-versa, como exemplo, podemos citar:

  • diesel para abastecer a frota;
  • fretes terceirizados;
  • embalagens de produtos;
  • tributos.

Quando uma empresa decide terceirizar a entrega ao invés de ter uma frota de caminhões, ela está aumentando o custo variável e diminuindo o custo fixo. Dependendo do volume, essa pode ser uma boa estratégia.

Normalmente, negócios com mais volume optam por ter uma frota própria, pois o custo fixo é diluído neste volume. Em contrapartida, companhias  com volumes menores  geralmente preferem terceirizar a entrega.

Quais são os benefícios de uma boa gestão?

O maior benefício de uma boa gestão de custos logísticos é que o seu negócio passa a ganhar espaço no mercado em que atua. 

Afinal, você terá preços mais competitivos do que o seu concorrente. Isso ajuda a atrair mais clientes para o seu negócio, potencializando  a  sua satisfação.

Além disso, você consegue direcionar os recursos financeiros para as áreas mais importantes e estratégicas da sua organização. Até porque, é possível gerar indicadores para transporte de carga, para armazenamento de estoque etc.

Isso sem contar que evita a perda de tempo buscando a redução de custos em áreas que possuem pouca representatividade dentro do processo logístico.

Nesse sentido, quanto melhor for a gestão de custos logísticos da sua empresa, mais competitividade você terá dentro do mercado.

Como implantar a gestão de custos logísticos?

Para implantar a gestão de custos logísticos, o primeiro passo que você precisa dar é estudar a estrutura de custos. Acima falamos um pouco sobre quais são os custos fixos e variáveis referentes à logística do seu negócio.

Uma vez colocados os custos na ponta do lápis, o próximo passo é fazer uma classificação ABC deles. Ou seja, entender quais são os custos que têm mais peso no processo. Essa classificação é dada da seguinte forma:

  • A – São os custos que representam 50% do orçamento;
  • B – São os custos que representam 30% do orçamento;
  • C – São os custos que representam 20% do orçamento.

Por meio dessa metodologia a empresa pode focar em reduzir os custos que possuem mais peso no orçamento ao invés de focar naqueles que possuem pouca representatividade.

Para isso é preciso mapear os processos entendendo com profundidade o fluxo deles. Essa prática ajuda na padronização de forma bastante eficiente.

Vale destacar que existem diversos métodos de absorção de custo logístico, sendo que você pode escolher aquele mais adequado para o seu negócio.

A importância das ferramentas tecnológicas no processo

Para garantir mais otimização na gestão de custos logísticos uma boa alternativa é o uso de um software de gestão que reúne recursos para atender as mais variadas demandas e com isso, melhorar o impacto dos custos logísticos.

Dentro de  um bom software você pode ter vários módulos como: compra da matéria prima, produção, armazenamento, transporte e e-commerce.

Esse sistema permite ter uma visão mais ampla através de um dashboard moderno e muito intuitivo, entendendo em tempo real os resultados do seu negócio.

E um bom software que ajuda a sua emprega a ter mais otimização na gestão dos custos logísticos é o STRATWs One.

Com ele você consegue melhorar a produtividade do seu time, eliminando retrabalho muitas vezes baseado em planilhas e relatórios adicionais. Vale a pena conferir.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.