Ownership: o que é e por que é importante para as empresas?

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O sentimento de ownership se tornou um dos sentimentos básicos e fundamentais para o sucesso do negócio. Não é à toa que os recrutadores estão atentos a esse sentimento nos processos de admissão. Isso porque ter um alto senso de propriedade no trabalho significa que os colaboradores se sentem motivados a terem iniciativas, assumir riscos calculados, trabalhar de forma colaborativa e fazer jus às responsabilidades.

Para você ter ideia, segundo pesquisa, existe uma média que revela que 17% dos colaboradores estão ativamente desengajados. Ou seja, não basta não estarem pouco engajados, eles ainda incentivam as demais pessoas a não serem proativas.

Por isso, neste artigo, vou apresentar para você o que é o sentimento de ownership e por que ele é importante para as empresas. Além disso, ainda trago algumas iniciativas que vão ajudar a sua organização. Agora, continue a leitura e confira!

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O que é ownership?

O sentimento de dono ou ownership é um conceito abordado em empresas e organizações em que basicamente os colaboradores têm o prazer em assumir responsabilidades para alcançar um melhor resultado. Isso porque ele possui um sentimento de pertencimento e de propriedade com a empresa. Ou seja, para que o colaborador tenha o sentimento de ownership ele deve sentir que a empresa “também é dele”.

Nesse sentido, quando as pessoas possuem esse sentimento de dono, elas costumam ser mais proativas, engajadas, trabalham com mais dedicação e entusiasmo para alcançar não só os seus objetivos individuais, mas também os dos demais. Dessa forma, a responsabilidade, iniciativa e a liderança ajudam as empresas a atingir seus objetivos de longo prazo.

Dessa forma, quando pensamos em um colaborador com todas essas características, facilmente remetemos aquela pessoa que possui um alto rendimento e é conhecida por ser um colaborador de destaque. Para isso, o RH possui um papel fundamental na Gestão de Talentos.

O que é ser ownership,  responsibility e accountability?

O ownership, responsibility e accountability são três termos semelhantes e importantes para garantir que as tarefas sejam desempenhadas com a devida responsabilidade, boa execução e que os resultados sejam alcançados. Se não tomar cuidado, eles podem ser facilmente confundidos.

Em primeiro lugar, ownership é mais do que um simples sentimento de responsabilidade. Como explicado anteriormente, é o sentimento em que o colaborador tem de que a empresa também é responsabilidade dele, por isso, deve estar atento para ajudá-la da melhor forma.

Já o termo responsibility significa assumir uma tarefa e desempenhá-la da melhor maneira possível, com o máximo de eficácia. Nesse caso, é importante trazer que um colaborador pode ter responsibility sobre um projeto, mas não significa que ele está interessado em atingir um objetivo maior que vai apoiar a empresa.

Por fim, o accountability se refere ao movimento que acontece quando alguém de uma escala hierárquica superior determina uma tarefa para o colaborador. Nesse caso, a missão veio de maneira totalmente unilateral e por isso ela é recebida quase que como um fardo. Por isso, fará de tudo para realizá-la, principalmente por medo de punições.

Por que o ownership é importante para as empresas?

Quando os colaboradores sentem que possuem um papel importante a desempenhar dentro da empresa, é mais fácil identificar que eles constroem um vínculo com o local de trabalho e colegas de trabalho. Dessa forma, um profissional ownership possui mais motivação profissional e por isso ele tende a gerar melhores resultados, tanto individuais quanto em grupo.

Além disso, um sentimento de ownership também incentiva os colaboradores a buscarem desenvolvimento de carreira. Isso porque eles sabem que treinamentos e demais formas de crescimento profissional ajudarão ele a melhorar as suas soft skills e hard skills e consequentemente mais prontos para ajudar a empresa de diferentes maneiras.

Outro ponto importante é que profissionais ownership costumam ser mais fiéis às suas empresas. Nesse caso, além de ajudar a reduzir a taxa de turnover, os colaboradores podem também alcançar planos de carreira, garantindo que o conhecimento e aprendizados ao longo do tempo fiquem dentro da organização.

Como desenvolver o senso de ownership na empresa?

Agora que você já sabe o que é e como o senso de ownership é importante para as empresas, a seguir separei algumas ações e dicas que podem te ajudar a desenvolver esse sentimento para os seus colaboradores. Confira:

1- Cultura de feedbacks

O feedback é uma prática comum para qualquer empresa que esteja interessada em desenvolver seus colaboradores. No caso do ownership, essa cultura de trocas será fundamental para garantir um bom clima organizacional entre os próprios colaboradores.

Isso porque ao fomentar um cenário em que as pessoas serão independentes e focadas no atingimento de metas em conjunto, muitos colaboradores podem entender que determinados comportamentos, como o de oferecer ajuda para uma tarefa em que a pessoa nem esteja envolvido, seja invasivo.

Nesse caso, o RH terá papel fundamental na contratação de pessoas com alta maturidade em inteligência emocional e claro, propensa a trabalhar em um ambiente em que a cultura do feedback realmente funcione.

Cultura de feedback

2- Contratações estratégicas

Como citado anteriormente, o seu time de Recursos Humanos terá que ser estratégico quando o assunto for contratações. Isso porque trazer pessoas com características de pouco engajamento pode dificultar a implementação de uma cultura ownership.

O ideal vai ser fazer um processo seletivo inteligente e analítico, garantindo que apenas aqueles que possuem real fit cultural com a empresa entre.

3- Bonificação e valorização profissional

Que salários atrativos é uma ótima forma de atrair novos talentos, isso todo mundo já sabe. No entanto, quando falamos em ownership, estamos descrevendo uma pessoa que é movida por engajamento, atingimento de metas e produtividade.

Por isso, a melhor forma de promover isso é por meio da chamada remuneração variável. Nela, além do salário base, os colaboradores poderão alcançar novas bonificações e prêmios por produtividade, garantindo que todos estejam mais empenhados no atingimento das metas.

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4- Indicadores de desempenho

Um profissional ownership está interessado em garantir que o atingimento das metas aconteça, pois isso será positivo para a saúde organizacional da empresa. Nesse caso, a melhor forma de promover esse ambiente é por meio do acompanhamento de indicadores para todas as áreas.

Nesse caso, a melhor forma de realizar um acompanhamento estratégico dos números será por meio de ferramentas de gestão, capaz de facilitar a visualização, acompanhamento e gestão dos indicadores.

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5- Construa onboarding estratégicos

Segundo o The true cost of a bad hire, do Brandon Hall, empresas que possuem um processo de onboarding de qualidade podem reduzir a taxa de turnover em até 85%, além de aumentar a produtividade aumentar em até 70%.

Dessa forma, se o seu objetivo é desenvolver o senso de ownership nos colaboradores, comece construindo um processo de entrada na empresa com qualidade, passando desde os propósitos, valores, cultura, história e claro, a rotina da equipe com quem ele vai trabalhar.

6- Identifique os top performancers

Os seus top performancers serão os colaboradores que normalmente mais desenvolvem, geram resultados e novidades e podem até fazer o famoso “vestir a camisa da empresa”.

No entanto, identificar quem são eles pode ser um pouco difícil, principalmente sem a ajuda de ferramentas de avaliação de desempenho, como a 9 Box. Dessa forma, fica fácil identificar oportunidades de promoção, treinamentos e até desligamentos.

Aqueles que desenvolverem o senso de ownership provavelmente estarão em mais destaque, já que vão contribuir para os resultados da empresa e isso poderá ficar ainda mais visível na avaliação.

7- Apoie planos de sucessão

Estimular a formação de novas lideranças que se sintam donas da empresa, além de ajudar no engajamento da equipe, fomenta essa ideia alcançar resultados para a empresa.

Por isso, por meio de PDIs e a própria 9 Box, construa planos de sucessão. Isso vai criar um senso de abertura para se autodesenvolver dentro da empresa, sabendo que os resultados chegarão para aqueles que estiverem se esforçando.

Próximos passos

Para times e lideranças de Recursos Humanos, o ideal é contar com um sistema de metas e acompanhamento de resultados que traga mais clareza para as metas individuais e a conexão direta com os objetivos da empresa, possibilitando uma maior colaboração entre as equipes. Vale destacar que um sistema de avaliação de desempenho individual permite o acompanhamento de cada colaborador, facilitando o cálculo de remuneração variável e alinhando as metas de cada um com a equipe.

E o STRATWs One é um software perfeito que permite a você detectar as oportunidades de melhoria, fortalecendo a cultura de gestão em seu negócio, engajando todo o time em busca de resultados.

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