Feedback Canvas: como fazer + 7 níveis de competências

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O sistema de feedback em sua empresa não segue um padrão? É chato e complicado levar esse processo de RH adiante com sucesso?

Quer saber como otimizar sua gestão organizacional de RH e promover melhorias no desempenho dos colaboradores? Temos aqui a solução que você procura.

Confira agora o que é o Feedback Canvas e como aplicar essa ferramenta no dia a dia da sua empresa!

O que é Feedback Canvas?

O Feedback Canvas é uma ferramenta para avaliação de desempenho. Ela surgiu a partir da necessidade de se fazer uma avaliação que favorecesse o coletivo. Afinal, não adianta avaliar o desempenho individual se os resultados a serem obtidos dependem mais do desempenho coletivo.

O objetivo desse Canvas é criar um ambiente colaborativo e de confiança. Nele, todos os membros de uma mesma equipe podem expressar seus pontos de vista sobre o trabalho de cada colega.

ATENÇÃO: Não confunda o Feedback Canvas com o Business Model Canvas. Conheça essa forma de fazer o planejamento de um negócio acompanhando este vídeo:

Como aplicar o Feedback Canvas na gestão?

O Feedback Canvas parte de um contexto colaborativo, no qual todos participam da avaliação de todos.

Para explicar como essa ferramenta funciona, na prática, utilizaremos um exemplo inspirado no modelo criado pelo professor Matheus Haddad.

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Passo a passo para usar o Feedbcak Canvas

Em uma folha de tamanho A3 ou A2, monte um quadro conforme a imagem acima para cada colaborador que será avaliado.

No nosso exemplo, avaliaremos a Valéria, que trabalha com produção de conteúdo.

Após definir a competência do colaborador avaliado, toda a equipe deve listar as principais atividades desempenhadas por ele. No caso da Valéria, ficou assim:

  • Redação;
  • Revisão;
  • Agendamento de posts;
  • Contato com fontes;
  • Pesquisa de pautas;
  • Reuniões semanais.

Feito isso, é hora de classificar a Valéria em relação a sua competência. Para isso, há 7 níveis diferentes:

Os 7 níveis de competência do Feedback Canvas

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Na fileira superior do Canvas, a Valéria vai marcar em qual nível ela acredita que está inserida. Abaixo, marca-se as opiniões dos outros membros da equipe.

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Dando sequência ao feedback, toda a equipe deve listar os pontos positivos e negativos da Valéria como profissional. Nesse momento, deve-se considerar os resultados individuais da colaboradora. Além disso, certas características pessoais que de alguma forma interferem na rotina de trabalho.

No caso dos pontos negativos, é fundamental que os colegas tenham como base argumentos concretos para justificar os pontos levantados.

Em seguida, é preciso que a equipe dê sugestões sobre o que a Valéria pode fazer para melhorar o seu desempenho e aprimorar o trabalho de produção de conteúdo.

Ao final do processo, Valéria terá uma noção maior sobre como os seus colegas a veem como profissional e como é possível melhorar suas competências e habilidades.

Recomendamos que a ferramenta de Feedback Canvas seja utilizada para avaliar profissionais que compõem a mesma equipe, pois, a coletividade é fator essencial para que a avaliação seja bem sucedida.

Se a sua empresa estimula uma postura mais autônoma dos colaboradores, talvez não seja uma boa ideia utilizar esse Canvas para avaliação de desempenho.

Veja também: Como dar feedback negativo e por que as pessoas não gostam deles?

Importante lembrar:

  • Procure perguntar a pessoa que está recebendo o feedback se ela tem algo a dizer sobre o que está sendo dito pelos colegas. Se ela concorda e se ela consegue entender todas as considerações;
  • Os pontos negativos devem sempre ser contextualizados e explicados. Assim, todos, inclusive quem recebe o feedback, podem compreender as razões que levaram os colegas a apontarem tais pontos negativos;
  • É de responsabilidade de todos auxiliarem o colega a colocar em prática todas as ações de melhoria que foram colocadas no Canvas;
  • Incentive os colaboradores a convidarem pessoas que possam discordar ou conflitar em determinadas práticas. Assim, será possível promover a troca de ideias e de pontos de vista.

O desempenho no ambiente de trabalho é uma consequência direta do feedback que cada colaborador recebe.

Por meio dessa prática, passamos a ter mais consciência sobre o papel e a importância de cada agente em todo o sistema organizacional.

Acompanhar o desempenho da equipe em tempo real, por meio de indicadores de performance, é a melhor forma de ter um feedback constante do time.

O STRATWs ONE é um software de acompanhamento de performance corporativa. Dentre diversas outras funcionalidades, ele permite acompanhar o desempenho individual de cada colaborador. Com isso, é possível usar técnicas de gestão como a meritocracia e a gestão à vista.

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