Gestão de Equipe

Como dar feedback negativo e por que as pessoas não gostam deles?

Como dar feedback negativo e por que as pessoas não gostam deles?

Publicação : 15/07/2018

Por Siteware

6 min

O ser humano em geral não gosta de ouvir críticas, mesmo aquelas que são consideradas “construtivas”.

O conceito de construtividade pode estar apenas na visão de quem está na posição de crítico. Por isso, é muito bom ouvir elogios, pois existe uma satisfação que nos é transmitida quando ouvimos palavras de reconhecimento.

Elas enaltecem a importância de um trabalho que foi feito, de um resultado que foi alcançado, ou até mesmo por nosso comportamento em determinada situação.

Mas quando ocorre o contrário, ou seja, quando por algum motivo é necessária uma intervenção no sentido de chamar a atenção, repreender ou criticar, existe uma resistência. Tanto de quem recebe como de quem é obrigado a dar esse retorno.

Mas por que dar feedback negativo no trabalho é tão difícil?

Porque a maioria dos gestores e líderes prefere evitar o confronto e não dão feedback negativo a seus liderados? 

Listamos abaixo alguns dos principais aspectos pelos quais consideramos que essa situação ocorre. Em seguida, veja algumas dicas de como dar feedback negativo.

Porque tememos que o feedback negativo no trabalho possa gerar uma situação conflitante

É muito confortante para um líder se limitar apenas a coordenar as atividades que lhe são atribuídas.

Vez ou outra, pode até expor sua opinião em relação ao trabalho de sua equipe de maneira superficial. A maioria dos gestores teme a reação das pessoas ao ouvir uma crítica que aponte um defeito relevante ou uma imperfeição em algum trabalho que tenha sido realizado.

Em função disso, preferem recolher-se e não manifestar sua opinião, mesmo que haja uma insatisfação. 

O fato é que a maneira de como dar feedback negativo é que precisa ser reavaliada. A sinceridade é apreciada em todos os tipos de relação, inclusive na relação de trabalho.

Devemos, portanto, ser verdadeiros com as pessoas que estão sob nossa liderança, principalmente quando for para dar um parecer negativo.

O importante é demonstrar que esse tipo de ação estará contribuindo para o crescimento individual do colaborador, sua carreira e sucesso profissional.

Porque as pessoas entendem que o feedback negativo é uma forma de manifestar o desagrado

Culturalmente falando, as pessoas associam o feedback negativo ao fato de ser aprovado ou reprovado.

Temos que mudar esse conceito, procurando mostrar essa atitude do líder como uma oportunidade de melhoria que estamos dando a quem realizou o trabalho. Não permita que seja entendida como mera reprovação.

Dessa forma, o colaborador aceitará com mais facilidade nosso argumento, e procurará seguir nossas orientações nas próximas oportunidades.

Porque queremos ficar bem com todos

Existem estilos de liderança que são prejudiciais ao grupo por ele liderado e à organização que a mesma representa.

Certos tipos de gestores preferem ficar bem com todos, mesmo que isso lhe custe apresentar à organização resultados medíocres e o não atingir as metas propostas.

Esse é também um dos motivos pelos quais alguns líderes não dão feedback negativo a seus liderados.

Dificilmente um líder deixará um estilo e passará a adotar uma nova postura sem que haja um treinamento adequado no qual esse comportamento seja evidenciado. Ou seja, ele mesmo terá que ouvir um feedback negativo quanto às suas ações como gestor.

Todo líder deve aprender como dar feedback negativo a seus colaboradores. Assim como temos que aprender a dizer não, mesmo que isso venha a ferir alguns.

Às vezes é necessário adotar uma postura que desagrade a alguém, mas que resultará em melhorias, tanto para o indivíduo que experimentou o feedback negativo, quanto para a organização, que será beneficiada por uma gestão que não abra mão da excelência em seus resultados.

8 dicas de como dar feedback negativo 

  1. Nunca dê feedback negativo na frente dos colegas do colaborador.
  2. Comece a reunião com feedbacks positivos, depois passe para os negativos.
  3. Não enrole: exponha rapidamente do que se trata a conversa e não deixe o funcionário ansioso .
  4. Depois de dar o feedback negativo, ouça o que o colaborador tem a dizer. Ouça atentamente e não o interrompa.
  5. Não comente com mais ninguém sobre esse feedback negativo, esse é um assunto entre líder e liderado, somente!
  6. Mostre porque dar feedback negativo é necessário para que ele cresça na empresa. Evidencia que é uma forma de evoluir e se conhecer melhor.
  7. Converse com o colaborador como esse problema poderia ser resolvido.
  8. Trace um plano de ações em conjunto com o funcionário com atividades definidas e um cronograma de quando devem acontecer.

Ficou claro para você como dar feedback negativo no trabalho?

Veja mais alguma dicas assistindo este vídeo:

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