Como fazer uma avaliação de desempenho empresarial eficiente?

CONTEÚDO

avaliação de desempenho empresarial

CONTEÚDO

A avaliação de desempenho empresarial é uma importante ferramenta de RH para aprimorar a performance de todos os colaboradores.

Ela ajuda a melhorar o engajamento da equipe, o que colabora para o aumento da produtividade e o progresso do ambiente corporativo.Ainda mais em tempos em que a insatisfação no trabalho vem crescendo bastante.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Talkspace’s Employee Stress Check, 40% dos colaboradores pretendem pedir demissão nos próximos anos.

Isso representa mais rotatividade e custo para a empresa. Por isso, a avaliação de desempenho para melhorar o ambiente de trabalho é fundamental.

O que é avaliação de desempenho empresarial?

A avaliação de desempenho empresarial é um método no qual é observado, analisado e acompanhado a performance dos colaboradores da empresa para compreender se um funcionário  está atendendo ou não às  expectativas da organização.

São levantadas todas as habilidades hard skills e soft skills a fim de traçar um plano estratégico de acordo com cada membro do time (ou da equipe toda) para melhorar o seu desempenho.

Dentre as estratégias adotadas podem estar o lançamento de um treinamento, uma promoção, bonificação, ou em último caso até mesmo o desligamento do colaborador da empresa.

Saiba mais sobre a transformação digital do RH:

avaliação de desempenho empresarial

Quais são os tipos de avaliação de desempenho empresarial?

Existem muitos tipos de avaliação de desempenho empresarial disponíveis no mercado. Neste artigo vamos nos atentar aos três principais.

1 – Autoavaliação de desempenho

Esse é um tipo de avaliação de desempenho empresarial usado por empresas que já possuem uma equipe mais madura e engajada.

Por meio dele, os colaboradores se sentem como parte importantes dos processos de melhoria que os gestores pretendem alcançar.

Nesse caso, os funcionários são incentivados a listar seus pontos fortes e fracos, depois eles discutem essa autoanálise com os seus líderes.

Em conjunto, são analisadas as melhores soluções para se eliminar os gargalos e, consequentemente, melhorar os processos.

Uma das vantagens desse tipo de avaliação é que ela incentiva os colaboradores a refletir sobre sua performance, promovendo o autoconhecimento e mostrando o seu grau de amadurecimento.

No entanto, o RH precisa estar atento em relação à imparcialidade do colaborador e do seu líder no momento de se fazer essa análise.

👉Quer conhecer um pouco mais sobre os principais indicadores de desempenho? Então baixe gratuitamente o nosso ebook neste link!

2 – Avaliação de desempenho 360º

A Avaliação de desempenho empresarial 360º é muito usada nas grandes organizações. Nesse caso, todos os profissionais são avaliadores e avaliados.

Isso independe da hierarquia que ocupam. Dessa forma, um funcionário é avaliador de si mesmo, e também dos seus pares e dos seus líderes e liderados.

Ela é considerada um tipo de análise bem completa, uma vez que os gestores de RH identificam com mais clareza as variáveis que influenciam a produção de resultados.

Entretanto, o sucesso desse tipo de avaliação depende muito da garantia do anonimato dos avaliadores e exige uma grande maturidade de todos os envolvidos.

Isso assegura  mais privacidade e liberdade para mensurar o desempenho dos colegas, bem como dos líderes.

Saiba mais sobre a avaliação de desempenho 360º:

3 – Escala gráfica

A escala gráfica é uma das maneiras mais fáceis de realizar uma avaliação de desempenho empresarial. Por essa razão ela é considerada uma das ferramentas mais tradicionais do mercado.

Nesse caso é feita uma tabela na qual em uma das colunas são colocadas as habilidades avaliadas, podendo ser elas:

  • pontualidade;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • criatividade;
  • iniciativa na resolução de problemas.

Esses são apenas alguns exemplos, visto que os gestores  podem colocar as habilidades que considerarem  mais conveniente para julgar os colaboradores.

Uma vez colocadas as habilidades em linha na primeira coluna, são criadas ao lado outras colunas para classificar cada uma  como:

  • ótima;
  • boa;
  • regular;
  • ruim;
  • péssima.

Por exemplo, ao avaliar a pontualidade de um colaborador, ela pode ser ótima, ou então regular, ruim etc. E assim podem ser analisadas  todas as habilidades que os gestores desejarem.

Quer conhecer outros tipos de avaliação de desempenho? Então dá só uma conferida neste vídeo que separamos logo abaixo 👇

Como é feita a avaliação de desempenho nas empresas?

Na prática a avaliação de desempenho empresarial pode ser feita adotando um dos tipos existentes no mercado. Para isso é fundamental seguir algumas etapas.

1 – Planeje e defina as metas

Primeiramente a equipe de RH precisa definir as expectativas, metas, responsabilidades e tarefas no momento de aplicar uma avaliação.

Nessa etapa são usadas as questões básicas “o que”, por que”, “quando”, “onde”, “quem”, “como” e “quanto”. Por exemplo:

  • o que se pretende avaliar?
  • por que a avaliação será feita?
  • quando ela será realizada?
  • quem fará a avaliação?
  • como ela será feita?
  • quanto custará essa avaliação?

2 – Elaboração do formulário

Depois de planejar a avaliação de desempenho, é o momento de elaborar o formulário. Ele geralmente é feito por meio de associação entre pergunta  e resposta.

Isso quer dizer que de um lado é colocado a questão, critério e competência que deverá ser avaliada, e do outro a afirmação, o grau e a estimativa do avaliador.

Essa é a hora de definir os padrões, dividir as questões em categorias, escolher se elas serão discursivas ou objetivas, e todos os demais detalhes.

Leia também:

3 – Aplique a avaliação

Como formulário pronto, é o momento de aplicar a avaliação de acordo com um cronograma estabelecido. Tudo o que é feito nas etapas de planejamento será aplicado aqui.

Nessa hora é preciso criar um cronograma. Vamos citar um exemplo de avaliação de desempenho para facilitar.

Considere que a empresa decidiu fazer uma avaliação 360º. Determinou os responsáveis, quando será realizada e que será feita por meio de um software.

Depois elaborou um formulário com questões objetivas com notas de 0 a 5 para facilitar a compilação dos dados. E por fim, estipulou que ela seria aplicada em dois meses.

4 – Análise e feedback

Por fim, é necessário analisar todas as avaliações usando os critérios definidos para que posteriormente sejam emitidos os feedbacks para os colaboradores.

Algumas empresas criam um comitê composto não só por integrantes do RH como também de outras áreas para garantir mais imparcialidade na análise.

Depois de analisado,  é feito o planejamento sobre como será o feedback. Afinal, a maneira como ele é dado é tão importante quanto a própria pesquisa.

Vale destacar que o uso de um bom sistema de desempenho corporativo conectado ajuda bastante a estruturar a avaliação e, até mesmo, a  compilar  os dados.

Uma boa alternativa é o STRATWs One que permite o acompanhamento do desempenho corporativo de forma conectada, centralizando os indicadores estratégicos, táticos e operacionais em um só lugar para facilitar a tomada de decisão.

Conheça nossa solução:

stratws one