4 ações de employer branding para aplicar na sua empresa!

CONTEÚDO

ações de employer branding
ações de employer branding

CONTEÚDO

Atualmente, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo. Por esse motivo, a rotatividade de profissionais tem aumentado e, com isso, as empresas encontram desafios para atrair e reter talentos dentro da companhia. Esse desafio, no entanto, pode ser resolvido com ações de employer branding. 

A partir de práticas bem orientadas de employer branding, a empresa consegue gastar menos no processo de contratação e manter profissionais qualificados por muito mais tempo.

Mas, afinal, quais ações de employer branding são importantes e podem realmente impactar os colaboradores e o mercado de trabalho? 

O que é employer branding? 

Antes de falar sobre as ações de employer branding, precisamos entender o que significa esse conceito. Em tradução livre para o português, essa expressão significa “marca do empregador”. 

Basicamente, ela diz respeito à imagem que uma empresa tem tanto para os seus colaboradores quanto no mercado de trabalho externo. 

Com uma marca bem estabelecida, os funcionários estarão mais engajados e comprometidos com os objetivos da empresa. Além disso, profissionais qualificados do mercado irão se interessar em trabalhar na organização. 

Dessa forma, de modo geral, as ações de employer branding envolvem a comunicação – interna e externa – que uma empresa faz com a tentativa de atrair e reter talentos. 

Para entender tudo sobre employer branding, leia nosso artigo completo sobre o tema: Employer branding: entenda a importância de abraçar esta estratégia!

Os benefícios do employer branding 

Agora você já sabe o que são ações de employer branding e como isso ajuda a atrair e reter talentos. Mas, afinal, quais são os benefícios práticos disso. 

Separamos alguns:

Mais engajamento dos colaboradores

Para que uma empresa alcance seus objetivos e chegue nos resultados esperados, é preciso que os colaboradores estejam alinhados no propósito da companhia. 

Nesse sentido, o engajamento é essencial. Com ações de employer branding bem estruturadas, é possível ter mais engajamento e, consequentemente, maior produtividade. 

Veja algumas estatísticas chocantes sobre engajamento:

ações de employer branding - engajamento


Facilidade na atração e contratação de talentos 

O processo seletivo para a contratação de novos profissionais é, notadamente, um dos maiores desafios para o setor de Recursos Humanos. 

Nesse momento, é preciso atrair bons talentos que, além das qualificações técnicas, tenham fit cultural com a empresa. 

Com ações de employer branding bem estabelecidas, esse processo é facilitado. Isso porque a sua empresa terá uma imagem melhor no mercado de trabalho e, assim, os melhores profissionais terão interesse nas vagas abertas. 

Veja mais sobre gestão e retenção de talentos:


Economia devido a baixa rotatividade

Outro desafio notável de várias empresas atualmente é a alta rotatividade. Em suma, isso significa que, cada vez mais rápido, os profissionais estão mudando de emprego, geralmente em busca de novos desafios e melhores condições. 

Além da perda de um talento importante para a empresa, esse processo ainda é caro. O processo de demissão e contratação de novos funcionários pode custar caro para uma organização e estourar os orçamentos. 

No entanto, com estratégias eficazes de employer branding é possível diminuir essa rotatividade. Colaboradores mais satisfeitos ficarão mais tempo na empresa, trazendo diversas vantagens. 

4 Ações de employer branding para aplicar na sua empresa

Vimos, nos tópicos anteriores, que realizar ações de employer branding pode ser vantajoso de diversas maneiras para uma empresa. 

Por esse motivo, a Siteware preparou para você uma série de ações de employer branding que podem ser aplicadas na sua empresa: 

  1. Invista na comunicação interna: 

Antes de qualquer ação de employer branding, é preciso ter canais de comunicação interna bem estabelecidos. Assim, quando necessário, é possível comunicar a todos os colaboradores com rapidez e eficiência. 

Alguns softwares, como Feedz e o Slack, por exemplo, podem ajudar nesse processo.

Além disso, no STRATWs One, desenvolvido pela Siteware, é possível dar feedback, rodar ciclos de avaliação de desempenho e preparar relatórios completos, que podem ser apresentados em reuniões com todo o time. 

  1. Tenha soluções de treinamento e desenvolvimento: 

Todo colaborador deseja crescer no mercado de trabalho e, se você possibilitar este crescimento da sua empresa, é mais fácil reter mais talentos. 

Por isso, uma das ações de employer branding mais importantes é investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Isso pode ser feito através da disponibilização de cursos, eventos e possibilidade de crescimento dentro da organização

  1. Tenha missão, visão e valores bem definidos e comunique-os: 

Toda empresa, para alcançar objetivos maiores, precisa ter sua missão, visão e valores bem definidos. Assim, é possível ter clareza da cultura da organização e dos resultados esperados. 

No entanto, mais do que definir esses pontos, é preciso comunicá-los – tanto para o público interno quanto para o mercado de trabalho. Para isso, podem ser usadas as redes sociais e, neste caso, o LinkedIn é a melhor alternativa. 

  1. Se adeque à realidade atual do mercado: 

O mercado de trabalho está sempre se renovando e, na busca de atrair e reter talentos, as empresas têm adotado práticas inovadoras, que podem fazer grande diferença no ambiente organizacional. 

Alguns exemplos dessas práticas que sua empresa pode adotar: 

  • Flexibilidade de horários; 
  • Regime híbrido; 
  • Benefícios corporativos mais atrativos; 
  • Benefícios adicionais, como Gympass; 
  • Premiações por tempo de casa; 
  • Dentre outros benefícios. 

Veja, neste infográfico, algumas formas de aumentar o engajamento dos funcionários:

ações de employer brading


A tecnologia como aliada ao employer branding

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando falamos em ações de employer branding. A partir dela, é possível fazer uma gestão simples, rápida e eficaz, superando obstáculos que o analógico não permitia.

Com um sistema de comunicação interna, por exemplo, é possível fornecer feedbacks, relatórios, acompanhar as metas, desenvolver PDIs (plano de desenvolvimento individual) e muito mais! O STRATWs One, software de gestão da Siteware, oferece essas e diversas outras funcionalidades. Agende agora uma demonstração gratuita:

stratws one