Comunicação

Os 7 melhores livros sobre produtividade que vão mudar sua maneira de pensar

Os 7 melhores livros sobre produtividade que vão mudar sua maneira de pensar

Publicação : 12/03/2018

Por Siteware

12 min

livros sobre produtividade
livros sobre produtividade

Você, como gestor, empreendedor ou colaborador, costuma ter sua produtividade afetada pela rotina desgastante. Além disso, a velocidade e a quantidade das informações que recebemos diariamente, também te afeta?

É muito provável que sua resposta seja sim. Isso, porque, quando nos vemos diante de prazos e projetos, costumamos procrastinar e nos autossabotar.

Mas, então, como mudar essa situação?

O ideal é que você mude o jeito como encarar esses desafios. Para isso, leia livros para mudar a forma de pensar!

7 melhores livros sobre produtividade

Reunimos 10 livros sobre produtividade que irão te ajudar a refletir sobre seus hábitos. Com essas obras, você conseguirá organizar melhor sua rotina e desenvolver ideias. Além disso, vaia aproveitar melhor seu tempo livre.

Confira a lista abaixo com livros sobre organização pessoal, ritmo de trabalho, maneiras de encarar tarefas e desafios e muito mais:

1. Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss

livros sobre produtividade

Esqueça o velho conceito de trabalho. Não espere chegar a aposentadoria para começar a aproveitar a vida.

Se o seu sonho é escapar da rotina, experimentar grandes viagens pelo mundo, ter uma renda mensal de cinco dígitos ou apenas viver mais e trabalhar menos, trabalhe 4 horas por semana é o livro de que você precisa.

Este guia para um novo estilo de vida ensina:

  • Como Timothy Ferriss passou de 40 mil dólares por ano e 80 horas de trabalho por semana para 40 mil dólares por mês e 4 horas por semana;
  • Como treinar seu chefe para que ele valorize desempenho em vez de presença;
  • Como trocar uma longa carreira por pequenos períodos de trabalho e mini aposentadorias frequentes;
  • Mais de 50 dicas práticas e estudos de caso.

Você conhecerá leitores que dobraram sua renda, superaram obstáculos em comum e reinventaram a si mesmos usando as dicas do livro original como ponto de partida.

2. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

livros sobre produtividade

O Poder do Hábito é um dos melhores livros de produtividade. Um verdadeiro e profundo estudo dos hábitos.

Porém, além de mostrar como eles funcionam, o autor Charles Duhigg também consegue explicar como eles podem ser transformados.

E, cá entre nós, ter o controle total das ações, sejam costumes ou não, facilita diversos aspectos da vida. Quer ver?

Conseguir mudar o hábito de pegar o elevador por subir lances de escada pode influenciar a sua saúde futura. Fora a saúde, com pequenas mudanças de hábito, esse livro mostra que é possível ter resultados positivos na sua produtividade, na estabilidade financeira e até mesmo na sua felicidade.

Em O Poder do Hábito, o autor toca em outro assunto importantíssimo, que é a criação de hábitos corretos. À primeira vista, isso pode parecer pequeno. No entanto, ao longo do livro você verá que saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir com seu sucesso.

3. A arte de fazer acontecer – David Allen

livros sobre produtividade

O método Getthing Things Done (GTD) é considerado um dos mais eficazes do mundo. Os ensinamentos desse livro sobre organização pessoal está presente em mais de 50 países e é baseado no conceito revolucionário da produtividade sem estresse.

“Este livro descreve um processo incrivelmente prático, capaz de ajudar pessoas ocupadas a restabelecer o controle da própria vida, contribuindo para seu sucesso pessoal e profissional.” –

Marshall Goldsmith, coautor de Aprenda Como um Líder e Melhores Práticas em Gestão de Talentos. Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações.

Foi com esse argumento que David Allen criou o método GTD – Getting Things Done, explicado no livro A Arte de Fazer Acontecer.

Ele é um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos.

Considerado a principal autoridade no campo da produtividade, Allen trabalhou com os melhores e mais brilhantes talentos do mundo defendendo a teoria de manter “a mente clara como água” e abordando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Depois de 30 anos de pesquisa e prática, lançou A Arte de Fazer Acontecer, um best-seller internacional publicado em 28 idiomas. Um dos livros sobre produtividade que se tornou uma verdadeira referência em organização pessoal.

Nesta nova edição, revisada e atualizada, David Allen insere as novas tecnologias na gestão do fluxo de trabalho e inclui as descobertas mais recentes da ciência cognitiva.

4. Rápido e devagar – Daniel Kahneman

livros sobre produtividade

Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por pesquisas que colocam em xeque a ideia de que a nossa tomada de decisões é essencialmente racional. Ele é um dos mais importantes pensadores do século XXI.

Suas ideias tiveram um impacto profundo em muitas áreas, incluindo economia, psicologia, medicina e política. Mas é a primeira vez que o autor reúne seus muitos anos de pesquisa e pensamento em um único livro.

Rápido e devagar: duas formas de pensar apresenta uma visão tão inovadora quanto inquietante sobre como a mente funciona e como as decisões são tomadas.

No livro, o autor explica as duas formas como se desenvolvem o pensamento humano:

  • Uma é rápida, intuitiva e emocional;
  • A outra, mais lenta, deliberativa e lógica.

Kahneman expõe as capacidades extraordinárias — e também os defeitos e vícios — do pensamento rápido e revela o peso das impressões intuitivas no processo de tomada de decisões.

O autor revela quando é possível ou não confiar na intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como são tomadas as decisões nos negócios e na vida pessoal.

Mostra também como se pode usar diferentes técnicas para se proteger contra falhas mentais que, muitas vezes, colocam o indivíduo em situações de apuro. 

Eleito um dos melhores livros de 2011 pelo New York Times Book Review.

5. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

livros sobre produtividade

Um dos melhores livros sobre produtividade e dos mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais.

Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso.

Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira, muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda e como se livrar de pagar impostos demais.

Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos.

Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média.

A melhor maneira de preparar seus filhos para o mundo é dividir esse conhecimento com eles. Se você não fizer isso, ninguém mais fará. Determine o destino do dinheiro que chega às suas mãos com a leitura desse livro.

6. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

livros sobre produtividade
SCRUM

É inegável a máxima de que o mundo e tudo a seu redor vêm sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais rápido.

Para aqueles que acreditam que deve haver uma maneira mais eficiente de se fazer as coisas, este é um livro instigante sobre um processo de gestão que está mudando a maneira como vivemos.

Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum, há mais de vinte anos, apresenta seu método de maneira brilhante e lúcida.

Construído mediante insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e outras naturezas diversas, Scrum é um método prático e fascinante.

Seja para inventar uma tecnologia pioneira ou para estabelecer os alicerces de prosperidade de uma família, a razão mais importante para ler SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo é que ele pode ajudá-lo a alcançar o que outros consideram inatingível.

Com certeza um dos melhores livros sobre produtividade já escritos!

7. Criatividade S.A. – Ed Catmull

livros sobre produtividade
Criatividade SA

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo?

Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar.

Afinal, ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade. Por isso, o livro é definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Com 13 bem-sucedidos filmes no currículo e 30 prêmios de animação em 20 anos de uma história de sucesso, a Pixar pode ser considerada um exemplo prático de criatividade em estado bruto.

No livro, Catmull mostra que o ingrediente essencial para uma história bem-sucedida é um ambiente empresarial que estimula a ousadia e renega a convenção. E não se furta de passar a limpo, passo a passo, o histórico de sucesso que ajudou a construir.

Que achou de nossa lista de livros sobre produtividade? Com certeza, alguns deles são livros para mudar a forma de pensar as coisas, não acha?

Se você quer mais produtividade em sua empresa, conheça o STRATWs ONE. Um software de gestão de performance corporativa que vai ajudar você a acompanhar a produtividade de suas equipes em tempo real.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre o assunto: Os desafios da gestão de resultados

Fonte de algumas sinopses: Livraria Saraiva 

Luiza AndradeJornalista, analista de SEO e produtora de conteúdo para a Siteware. Fotógrafa nas horas vagas e completamente viciada em música e internet.