Comunicação

Exemplos de falha na comunicação em empresas: confira os 7 principais e saiba como evitá-los

Exemplos de falha na comunicação em empresas: confira os 7 principais e saiba como evitá-los

Publicação : 21/02/2019

Por Siteware

9 min

Exemplos de falha na comunicação em empresas
Exemplos de falha na comunicação em empresas

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre exemplis de falha na comunicação nas empresas! Deixe nos comentários o que achou.)

Uma significativa parcela do empresariado, principalmente os mais tradicionais, costumam ver a comunicação como algo supérfluo, banal, um gasto desnecessário.

E isso se reflete em alguns dados de pesquisa, como divulgado pela SocialBase, software de gestão de comunicação corporativa:

  • 35% das empresas não têm um setor responsável pela comunicação;
  • 75% têm dificuldade em localizar as informações na empresa.

Por isso, subestimar a necessidade de melhorar os processos comunicacionais acaba sendo um erro. Na verdade, essa atitude é capaz de trazer consequências muito ruins para a organização, como boatos, retrabalhos e prejuízos financeiros.

É fundamental que o gestor esteja sempre atento para evitar qualquer falha na comunicação empresarial. Nesse sentido, deve criar canais e formas de comunicabilidade mais transparentes, eficientes e assertivas.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com 7 exemplos de falha na comunicação em empresas. Confira e evite cometer esses erros no seu negócio.

Leia também: Você sabe como gerir equipes de alta performance? O segredo está na comunicação e no alinhamento de expectativas

7 exemplos de falha na comunicação em empresas

1. Não conhecer o público interno

As organizações não têm somente o público externo para lidar. Além dos clientes e dos consumidores, é fundamental prestar atenção também no público interno, como colaboradores, fornecedores, parceiros etc.

A empresa que não conhece bem o seu público interno e não sabe como se comunicar com ele está perdendo uma grande chance de promover a integração e o engajamento entre aqueles que compõem a organização.

Além disso, cada um desses grupos internos (setores, departamentos) desempenham atividades diferentes, com características bem definidas. O jeito de conversar com os funcionários de chão de fábrica é totalmente diferente da abordagem feita com o setor de logística ou de recursos humanos, por exemplo.

Por isso, é fundamental considerar toda a diversidade do público interno. Assim, você saberá se comunicar de maneira eficiente para divulgar as alterações em determinado processo, o uso de uma nova ferramenta, mudanças na gestão, novos produtos etc.

2. Não investir em ferramentas de comunicação

O segundo exemplo de falha na comunicação empresarial tem muito a ver com a visão equivocada que muitos empresários têm sobre esse assunto.

Por considerarem a comunicação algo menos importante para a gestão, acabam não investindo em ferramentas. E elas podem fazer toda a diferença no tráfego interno de informações relevantes.

Exemplos:

  • Intranet;
  • Reuniões periódicas;
  • Jornal Mural;
  • E-mail marketing;
  • TV corporativa;
  • Newsletter;
  • Manual do colaborador;
  • Caixa de sugestões;
  • Rede Social Corporativa (RSC).

Portanto, em vez de se apoiar no boca-a-boca e ficar sujeito a ruídos e a interpretações errôneas de determinada mensagem, invista nessas ferramentas de comunicação.

Saiba mais: Ferramentas de comunicação empresarial que estão revolucionando a maneira de trabalhar

3. Não dar voz aos colaboradores

Este exemplo de falha na comunicação empresarial é mais comum do que se possa imaginar. Muitos gestores gostam muito de dar a ordem e esperar que os liderados a cumpram, sem ao menos considerar o que eles têm a dizer.

Essa unilateralidade comunicacional, que vem de cima para baixo, tende a engessar as relações, o que pode ser prejudicial para a empresa.

Para superar isso, dê espaço para que todos os colaboradores possam contribuir com suas opiniões, pontos de vista, novas ideias etc.

É importante que esses momentos não se restrinjam às reuniões periódicas, mas que possam permear também o cotidiano, nas conversas mais informais e em casos específicos.

4. Não fazer feedbacks

O feedback é uma das ferramentas de comunicação mais valiosas que uma empresa pode ter. Por meio do feedback, o colaborador consegue perceber em que pontos ele tem acertado e em que aspectos ele precisa melhorar.

O gestor que não dá esse tipo de retorno para seus colaboradores acaba, de certa forma, “permitindo” que eles continuem cometendo os mesmo erros, o que prejudica a produtividade da empresa.

Confira estas dicas do nosso blog:

Exemplos de falha na comunicação em empresas

5. Campanhas internas deslocadas da realidade

O quinto item da nossa lista de exemplos de falha na comunicação em empresas é a criação de campanhas que não condizem com a realidade da organização.

De nada adianta, por exemplo, investir tempo e dinheiro em campanhas internas contra a discriminação ou a favor da sustentabilidade se a empresa não coloca em prática esses valores.

6. Inadequada transmissão de posicionamento

Um dos mais comuns exemplos de falha na comunicação em empresas é não saber comunicar o seu posicionamento para o público-alvo.

Em linhas gerais, o posicionamento é a soma da segmentação e da diferenciação. Trata-se da posição diferenciada que a marca ocupa na cabeça de um determinado segmento de mercado.

A Coca-Cola, por exemplo, se apoia em valores como Amizade, Felicidade, Partilha e União para estabelecer seu posicionamento. Algo que é muito bem comunicado ao público em suas campanhas de marketing no decorrer dos seus mais de 125 anos de história.

Portanto, não saber comunicar o posicionamento é uma falha que pode fazer com que a sua empresa seja só mais uma no mercado.

7. Comunicados em excesso

Enquanto alguns pecam pela falta, outros pecam pelo excesso quando o assunto é comunicação nas empresas.

Comunicar-se de maneira eficiente está mais ligado à qualidade da informação e do processo do que à quantidade de informação que é passada para frente.

Enviar dezenas de e-mails ou publicar inúmeros comunicados no jornal mural sobre os mais variados assuntos não fará com que as mensagens fixem na cabeça de quem as está recebendo.

Antes de comunicar, é fundamental que seja feita uma avaliação do conteúdo. Analise o impacto e a importância das mensagens para não pecar pelo excesso.

Quer mais algumas informações sobre os problemas de comunicação nas empresas? Então, confira esta apresentação de slides criado pelo SocialBase:

Esses foram os nosso 7 exemplos de falha na comunicação em empresas. Qual desses erros a sua empresa costuma cometer?

Seja qual for, agora você já sabe o que fazer para evitar essas falhas e implementar uma comunicação mais eficiente nas rotinas organizacionais.

Veja também em nosso blog: 4 estratégias de comunicação para engajar colaboradores

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!