Você sabe como gerir equipes de alta performance? O segredo está na comunicação e no alinhamento de expectativas

CONTEÚDO

como-gerir-equipes-alta-performance.png

CONTEÚDO

Conseguir desenvolver equipes de alta performance envolve uma série de desafios, que vão da seleção e contratação, ao treinamento e capacitação dessas pessoas.

Mas depois de atingir esse objetivo, como fazer a gestão de equipes de alta performance na sua empresa? Como manter esses profissionais altamente qualificados motivados e retê-los em seu negócio?

Convenhamos que manter o alto nível de desempenho desses colaboradores não é uma tarefa fácil.

As equipes de alta performance representam um diferencial competitivo para qualquer negócio. Mas, para que elas sejam capazes de agregar valor à sua empresa e alcançar melhores resultados, é preciso saber gerenciá-las

Confira agora 7 dicas valiosas de como gerir equipes de alta performance e saiba o que fazer para mantê-las motivadas, engajadas e reter esses talentos.

Ante de conferir nossas dicas de gestão de equipes de alta performance, dê uma olhada neste vídeo, que vai te mostrar como desenvolver o potencial de seus colaboradores:

7 dicas de como gerir equipes de alta performance

1 – Alinhe metas, objetos e equipes

Equipes de alta performance precisam estar sempre superando desafios. Para que isso aconteça, é essencial que cada equipe e colaborador estejam alinhados com as metas e com os objetivos estabelecidos.

Esse alinhamento é um dos principais fatores responsáveis por permitir que os resultados pretendidos possam ser alcançados de maneira eficiente. Uma vez que todos estão cientes quanto a isso, evita-se o desperdícios de esforços e as ações passam a ser mais focadas.

Leia também: 6 aplicativos para gestão de equipes que você precisa!

2 – Conheça a sua equipe

Não adianta ter uma equipe de alta performance se você não conhecer quem são os membros dessa equipe e sob qual dinâmica essa equipe opera.

É interessante que o gestor esteja ciente sobre as habilidades e especificidades de cada colaborador. Enquanto líder dessa equipe, cabe ao gestor identificar, monitorar e avaliar como esses profissionais têm evoluído.

Dessa forma, é possível delegar tarefas de forma mais inteligente, a fim de aproveitar ao máximo o talento de cada um. Isso, sem dúvida, impacta diretamente nos resultados.

Veja também: Como identificar e reter talentos com a matriz 9 box?

3 – Relacione-se com confiança

A 3ª dica de como gerir equipes de alta performance trata da confiança que deve ser estabelecida nas relações entre líder e liderados.

Onde há confiança, há fluidez na troca de ideias. Em ambiente corporativo, quando as pessoas confiam umas nas outras, as decisões estratégicas são tomadas com mais agilidade e os problemas são solucionados de forma mais criativa.

Se as pessoas de uma mesma equipe se relacionam com confiança, o capital intelectual daquele grupo é fortalecido; há maior comprometimento e liberdade para agir.

Portanto, mostre que você confia na capacidade e nas habilidades dos seus colaboradores para alcançar o sucesso.

4 – Aprenda a delegar tarefas

Na gestão de equipes de alta performance, é fundamental que o gestor saiba delegar as tarefas entre os seus colaboradores.

Vimos anteriormente que conhecer a equipe é um passo importante para alocar os recursos humanos de maneira inteligente e eficaz. Porém, é comum que alguns gestores optem por fazer tudo sozinho, acreditando ser o único capaz de executar as tarefas da forma correta. Isso é um tremendo equívoco.

Quando cada colaborador tem a sua tarefa bem definida e compreende o quão importante a sua função é para a empresa, ele tenderá a assumir essa responsabilidade e desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Procure mostrar como os processos funcionam e deixe claro para o colaborador a importância que ele tem nesse sistema.

5 – Mantenha o equilíbrio em momentos de crise

Toda empresa já passou ou vai passar por uma crise, seja qual for a natureza dessa crise. Fatores internos e externos podem ocasionar certa instabilidade dentro de uma organização, colocando em risco o desempenho das equipes.

Nesse caso, o que fazer?

Bom, o foco deste artigo não é detalhar como enfrentar e fazer a gestão de uma crise. Porém, em se tratando de gestão de equipes de alta performance, o primeiro passo que um bom líder deve dar é manter o equilíbrio.

É função do gestor acalmar os ânimos e procurar desenvolver, de maneira equilibrada, estratégias capazes de amenizar turbulências e evitar prejuízos.

É em momentos de crise que uma equipe de alta performance mostra o quão forte ela realmente é.

6 – Reconheça esforços

Não há como gerir equipes de alta performance sem motivar os colaboradores a darem o melhor de si. Nesse sentido, uma forma interessante de levar motivação às equipes é reconhecer os esforços individuais e coletivos.

Uma empresa que reconhece a atribui o devido valor ao trabalho de seus colaboradores tende a alcançar melhores resultados. Isso porque funcionários motivados desempenham melhor as suas funções, o que reflete nos números da empresa.

Portanto, procure estabelecer políticas de premiação e bonificação que sejam relevantes para os seus colaboradores.

7 – Acompanhe as metas estabelecidas

As metas servem, dentre outras coisas, para nortear o trabalho dos colaboradores. Porém, não basta estabelecê-las; é preciso mensurá-las e acompanhá-las

Quando o gestor não mede e acompanha as metas de sua equipe, é comum que elas percam a sua efetividade e se tornem um problema em vez de serem a solução, representando retrabalhos e desperdício de tempo.

Com o acompanhamento das metas, é possível ser mais assertivo ao fornecer feedbacks e motivar as equipes. Além disso, fica mais fácil corrigir desvios antes que eles tomem proporções maiores.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda a importância de contar com equipes engajadas e de alta performance: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores

Para implementar essa nossa dica de como gerir equipes de alta performance, você contar com a ajuda tecnologia e recorrer a um software para acompanhamento de metas.

Esse tipo de sistema permite que você monitore o desempenho individual e coletivo em diferentes níveis e etapas.

Os colaboradores também podem acompanhar os próprios resultados e os resultados do grupo em cada meta estabelecida, o que estimula o engajamento de todos.

Ficou claro como gerir equipes de alta performance? Então, agora que você já sabe  o que fazer, que tal colocar as nossas dicas em prática?

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa que dentre diversas outras funcionalidades permite acompanhar o desempenho de seus colaboradores por meio de KPIs.

Banner 16 Você sabe como gerir equipes de alta performance? O segredo está na comunicação e no alinhamento de expectativas