Como liderar uma reunião desenvolve sua carreira

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Como liderar uma reunião

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A maioria das pessoas vê reuniões como um fardo, um desperdício de tempo ou um incômodo em geral. Mas elas não vão a lugar algum, continuam tendo que acontecer. A boa notícia é que os líderes têm a oportunidade de melhorar radicalmente como as reuniões são geridas em sua empresa, o que pode aumentar sua influência e alavancar sua carreira.

Um estudo recente, publicado pelo no Jornal da Liderança & Estudos Organizacionais, descobriu que o comportamento da liderança é um fator crítico para o resultado da reunião e a satisfação geral de seus participantes. Portanto, saber como liderar uma reunião é uma vantagem.

Essas descobertas não são nenhuma novidade para quem já teve que ir a inúmeras reuniões, no entanto, líderes sempre se esquecem da importância do papel que eles próprios desempenham.

Quando ter que liderar uma reunião convencional, uma reunião de liderança ou encontro em grupo é considerado um aborrecimento, isso estabelece um tom negativo para os participantes antes mesmo de o encontro acontecer.

Em vez de ter pânico, aprenda como liderar uma reunião da melhor forma. Confira seis razões pelas quais liderar bem suas reuniões são um investimento que vale a pena:

Como liderar uma reunião pode te ajudar profissionalmente

1- Você vai se destacar

A habilidade de gerenciar conversas para que sejam produtivas, inclusivas e focadas na realização do trabalho em pauta é um comportamento organizacional que transcende a expertise.

Ser muito bom em uma disciplina (como marketing, desenvolvimento de negócios ou mídias sociais, por exemplo) é importante, mas ser um expert lhe ajuda até certo ponto. Se você pode adicionar ao seu portfólio de habilidades a capacidade de facilitar conversas, você agregará mais valor à sua organização e será reconhecido por isso.

2- Você se desenvolve

Seus colegas respeitarão sua capacidade de tornar seu tempo em reuniões produtivo, ainda mais se você conseguir gerir a conversa voltando sua atenção menos para si próprio e suas visões. Você não está fazendo isso para ser notado, mas não é ruim ser conhecido por ter uma habilidade crítica para a empresa.

3- Você criará relacionamentos produtivos

Todo o processo de determinar o que deve estar na agenda e interagir com colegas sobre o melhor modo de ter uma reunião de sucesso lhe dá insights a respeito do que importa para as pessoas. Relacionamentos são construídos sobre uma série de conversas nas quais as pessoas podem ser expressar completamente e serem ouvidas.

Fazendo isso, você constrói uma rede de confiança que pode lhe ajudar também fora das reuniões

4- Você vai melhorar seu poder de observação e aprender a ficar de fora da discussão

Organizar reuniões eficientes e liderá-las reuniões requer uma atenção minuciosa à dinâmica na sala, por exemplo, se alguém precisa ser incluído na conversa, ou um item deve ser designado a alguém ou se a discussão saiu do curso.

Facilitar uma reunião também requer que você aprenda a conter seus próprios pensamentos e opiniões e se concentre nos pensamentos dos demais participantes.

Muitos de nós precisamos de treino para interromper menos, ouvir com mais atenção e resistir à tentação de mudar o foco para nossa experiência. Essas são habilidades de liderança importantes dentro e fora de reuniões.

5- Você se tornará valioso para além do seu grupo

Nada como liderar uma reunião para se tornar reconhecido na empresa como alguém que consegue organizar reuniões eficientes de forma eficaz. Isso pode fazer com que seja convidado a ajudar em outras reuniões, além de sua área, por isso é importante participar ativamente dos encontros.

Pode não ser de seu interesse se tornar um facilitador profissional, mas mesmo liderar uma ou duas reuniões ao mês para outras áreas lhe ajuda a crescer sua rede de contatos e o conhecimento de outras funções.

6- Você contribuirá para o sucesso e respeito do seu chefe

Se oferecer para organizar e liderar a próxima reunião do seu gestor é uma vantagem em várias frentes. Muitos gerentes não têm o tempo necessário para determinar a pauta da reunião e organizar em termos de participantes e assuntos.

Com você facilitando a conversa, seu chefe pode ficar livre para prestar atenção na discussão sem a distração de ter que acompanhar se o assunto não está fugindo do tema. Poder focar completamente no que está sendo falado permite ao gestor observar as pequenas nuances nas expressões verbais e não-verbais das pessoas, trazendo inputs organizacionais ou de contexto relevantes para a conversa.

Além de melhorar suas habilidades e avançar sua carreira, aprender a liderar reuniões vai mudar completamente a maneira como elas são vistas e realizadas em sua empresa. Quando você começa a entregar reuniões que beneficiam seus participantes e que os deixam intrigados pelo encontro, outros perceberão que sua empresa não está fadada a ter reuniões ineficientes e podem se inspirar em seu exemplo.

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