Indicadores de manutenção industrial: 6 dicas para você mensurar e otimizar seus processos e ter equipamentos sempre em dia

CONTEÚDO

Indicadores de manutenção industrial

CONTEÚDO

Já pensou ver sua empresa parada porque alguma máquina ou equipamento essencial deixou de funcionar?

A manutenção industrial efetiva é um fator crítico na entrega de operações de qualidade e que forneçam as condições necessárias de produção ao menor custo possível. 

Por isso, as organizações precisam definir benchmarks de qualidade para medir a eficácia atual e prever o desempenho futuro, usando os dados obtidos para entender onde fazer melhorias.

Uma maneira de fazer isso é recorrer a diferentes métricas de manutenção para entender o desempenho do equipamento.

Essas métricas são muito importantes. Afinal, podem significar a diferença entre alcançar as metas de negócios (evitando paradas de produção) e também explicar como interrupções inesperadas causaram atrasos nas entregas.  

Pensando nisso, separamos aqui 6 dos principais indicadores de manutenção industrial que você pode implementar na sua empresa para acompanhar o desempenho dos seus processos de manutenção. Assim, conseguirá manter sua operação sempre em bom funcionamento.

Leia também: 6 indicadores de manutenção: saiba como calcular e garanta uma gestão eficiente e sem falhas

Você sabe como gerenciar indicadores? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

6 indicadores de manutenção industrial para ficar de olho

1 – Índice de manutenção planejada (PPC)

O índice de manutenção planejada é uma métrica que representa o percentual de tempo gasto em atividades de manutenção planejada em relação às não planejadas. 

Em termos mais simples, esse indicador informa a relação entre a quantidade de trabalho de manutenção feito em um determinado ativo que fazia parte do seu  plano de manutenção preventiva e a quantidade de gasto em reparos inesperados

O cálculo é o seguinte:

  • PPC = (tempo de manutenção programada / horas totais de manutenção) x 100

O recomendado é que 90% da manutenção seja planejada. 

2 – Tempo médio de reparo (MTTR)

O segundo item da nossa lista de indicadores de manutenção industrial é o tempo médio de reparo (MTTR – Mean Time To Repair). Como seu próprio nome sugere, mostra a média de tempo que se leva para reparar determinado equipamento.

O relógio MTTR começa a funcionar quando os reparos são iniciados e continua até que as operações sejam restauradas. Assim, deve incluir o tempo de reparo, o período de teste e o retorno à condição normal de operação.

O objetivo de todas as organizações é reduzir o máximo possível o MTTR. Isso é especialmente importante para ativos críticos, já que cada hora adicional que você precisa para restaurar um ativo para uma condição de trabalho representa enormes prejuízos para sua empresa.

Para calcular o MTTR, você divide o período de inatividade pelo número total de reparos.

  • MTTR = (SOMA dos períodos de inatividade / número total de reparos)

3 – Tempo médio entre falhas (MTBF)

O tempo médio entre falhas (MTBF – Mean Time Between Failures) é a medida do tempo previsto entre um colapso para o próximo durante a operação normal. Esse indicador de desempenho de processo serve para mensurar o quão confiável o seu equipamento é.

Em essência, o MTBF informa a vida útil esperada de um equipamento específico. Assim, um maior MTBF significa que a peça (ou produto) que você funcionará por mais tempo antes de sofrer uma falha.

Se você souber quanto tempo uma peça ou equipamento específico vai durar, fica muito mais fácil prever e se preparar para uma falha ou agendar algum trabalho preventivo.

Para calcular o MTBF, você divide o tempo operacional total pelo número de falhas:

  • MTBF = (soma do tempo operacional / número total de falhas)

Você sabe o que é FMEA? Então, leia este post de nosso blog: FMEA: exemplo prático para identificar falhas e melhorar a qualidade de processos e produtos

4 – Disponibilidade

A disponibilidade (Availability) é um indicador que informa o tempo médio que um equipamento se encontra disponível para operar de acordo com o que foi programado. Quanto maior o valor de disponibilidade, melhor.

A fórmula para calcular esse indicador é:

  • A = MTBF / (MTBF + MTTR) x 100

5 – Cumprimento de manutenção preditiva (MPd)

O indicador MPd verifica o cunprimento do plano de manutenção preditiva. Ele faz a relação entre as manutenções preditivas e as manutenções preventivas.

  • MPd = tarefas realizadas do plano de manutenção preditiva / ações programadas do plano de manutenção preventiva * 100

6 – Cumprimento de manutenção preventiva (MP)

Encerrando nossas dicas de indicadores de manutenção industrial, temos o MP. Ele indica se o plano de manutenção preventiva está ou não está sendo cumprido.

Para calcular esse indicador, aplica-se a seguinte fórmula:

  • MP = tarefas de manutenção preventiva / ações agendadas plano de manutenção preventiva * 100

Por exemplo, você pode ter 60 ordens de serviço (que são parte do plano de gerenciamento de projetos) agendadas, mas 51 concluídas no final do mês.

Nesse caso:

  • MP = (51 / 60) x 100 = 85%

Isso indica que 85% de todos as ordens de serviço preventivas foram executadas no período selecionado.Esses foram os 6 principais indicadores de manutenção industrial. Qual deles você vai implementar na sua empresa?

Veja também: Conheça os principais tipos de FMEA

Existem diversos tipos de indicadores, conheça mais alguns deles:

Indicadores de manutenção industrial

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a criar, acompanhar e compartilhar seus indicadores de desempenho. Por isso, é ideal para monitorar KPIs de qualquer área, inclusive de manutenção.

O Diagrama de Ishikawa é uma poderosa ferramenta para descobrir falhas em processos, você conhece? Então, baixe nosso e-book gratuito: Tudo sobre o Diagrama de Ishikawa