Conhece a ferramenta Scamper para gerar novos insights criativos?

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grupo faz brainstorming com ferramenta scamper

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A inovação e a criatividade são duas habilidades que estão mais valorizadas do que nunca. Com um mercado efervescente como o atual, é preciso ter ideias também borbulhando para oferecer respostas que atendam às necessidades do consumidor. Se o caldeirão da criatividade está meio parado, a ferramenta Scamper vai dar uma mão para as ideias voltarem a fluir.

Desenvolvida como um desdobramento do brainstorming, a Scamper é uma ferramenta que fornece uma estrutura para produzir a já famosa chuva de ideias. Com um roteiro mais organizado, fica mais fácil ter foco e pensar em soluções novas para os problemas apresentados.

Aproveite para assistir ao nosso vídeo sobre como fazer um brainstorming efetivo e se inscreva no nosso canal do Youtube:

O objetivo final é pensar fora da caixa e conseguir gerar insights que promovam oportunidades. Sejam elas para o lançamento de um novo produto, a abertura de um novo mercado, uma forma de atingir um público diferente e aumentar sua participação de mercado. Confira o que é Scamper e como você pode usá-la no dia a dia do seu negócio.

O que é Scamper?

Quem já participou de uma sessão de brainstorming sabe que duas situações são muito frequentes. Na primeira, o grupo começa a divagar e foge do foco para o qual deve gerar ideias. Na segunda situação, os participantes têm um verdadeiro branco e não conseguem produzir soluções criativas para o cenário analisado.

A ferramenta Scamper foi criada como uma técnica de geração de ideias, justamente para contornar essas duas situações citadas. A metodologia foi desenvolvida pelo administrador e autor Bob Eberle, com a intenção de propor uma técnica mais estruturada para as sessões de brainstorming.

Ele pensou em uma sequência de conceitos que ajudam a fazer associações entre ideias. Essas ligações entre as coisas promovem novas formas de enxergar a situação, o que pode culminar em uma ideia criativa e inovadora. Scamper é uma sigla que está relacionada aos conceitos essenciais da técnica: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor (novas aplicações ou usos), Eliminar e Reorganizar. A seguir, vamos ver cada um desses pontos em detalhes.

Substituir

Pense nos materiais utilizados no processo de criação do seu produto ou serviço. É possível substituir algum deles? Qual outro material poderia ser usado no lugar? Um exemplo são os produtos feitos à base de plástico. Uma substituição dessa matéria-prima por um bioplástico compostável pode transformar completamente o seu produto e agregar valor.

Além dos materiais, é pense se é possível substituir outras características, como processos, regras, locações etc. Vale qualquer coisa que vá gerar uma nova categoria de produtos, ou até mesmo um novo produto.

Combinar

Muitas vezes, o todo é maior do que a soma das partes. Para isso, é preciso combinar elementos de forma criativa. O frozen yogurt é um case de sucesso de aplicação do conceito: da combinação do iogurte com o sorvete, surgiu um novo produto, que atende os desejos de um novo nicho de mercado (pessoas que querem comer uma sobremesa, mas preferem algo mais saudável).

Adaptar

Pode acontecer de você não ter todos os elementos necessários para executar uma ideia. Nesses casos, é possível fazer alguma adaptação para que alguma coisa seja aproveitada? Outra aplicação da adaptação é entre os produtos de uma mesma empresa. Pense nos processos já existentes, nos materiais usados, no maquinário que já faz parte dos ativos e veja se não é possível adaptar algum deles para começar a oferecer algum produto ou serviço novo.

Modificação

Uma característica bem pequena pode resultar no lançamento de um produto novo, que vai atingir um público totalmente diferente. Pense em uma empresa de cosméticos que tem vários produtos para o público feminino. Apenas mudando a fragrância e a embalagem, é possível criar uma linha totalmente nova, para o público masculino.

Pense na modificação também em termos de proporções: maximizando ou minimizando características do seu produto, é possível criar algo novo. No ramo da moda, uma versão menor de uma bolsa vira uma clutch para festas, e uma versão maior, uma pasta para o dia a dia de trabalho, por exemplo.

Propor

Já pensou se todo o potencial do seu produto está sendo explorado, ou se é possível propor novos usos para um mesmo produto? Algumas vezes, essa ideia vem do próprio público consumidor.

Há algumas décadas, os tatuadores descobriram que os desodorantes do tipo stick eram ótimos para transferir para a pele do cliente os desenhos que seriam tatuados. Assim, propuseram um novo uso para um produto. Hoje em dia, já existem “desodorantes” sem fragrância, feitos especificamente para esse público.

Eliminar

Pode acontecer de o segredo para uma nova solução estar em “enxugar” o que você já tem. O exemplo dos desodorantes para os tatuadores serve também para cá. Além disso, limitar as funcionalidades do seu produto ao básico pode representar uma forma de reduzir os custos e até liberar capacidade produtiva para novas ofertas.

Reorganizar

A ordem dos fatores não altera o produto? Em alguns casos, altera, sim! Analise a sua cadeia produtiva e veja qual o impacto de trocar a sequência das etapas dos seus processos. Alguma dessas inversões são capazes de promover uma melhora na sua cadeia, ou até mesmo criar um produto novo.

Um aspecto importante de se ressaltar é que não existe uma ordem determinada para explorar cada uma dessas possibilidades da ferramenta Scamper. Ou seja, se você quiser pensar o Eliminar antes do Adaptar, e só Substituir ao fim de todas as outras possibilidades, tudo certo.

Para consolidar os conceitos de um jeito divertido, você pode assistir ao vídeo abaixo, que também mostra exemplos de brainstorming com a ferramenta Scamper:

Como usar Scamper? 

Na descrição de cada um dos conceitos trabalhados na ferramenta Scamper, há alguns exemplos que tornam mais fácil enxergar como essa técnica de geração de ideias pode auxiliar a criar novas soluções dentro da empresa.

O ponto fundamental é partir de um problema ou desafio real. Esse desafio pode estar relacionado a qualquer uma das etapas da sua gestão estratégica, desde a pesquisa de mercado até a distribuição ou comunicação do seu produto. A partir daí, você deve montar uma sessão de brainstorming com uma equipe preferencialmente multidisciplinar de profissionais que vão pensar sobre o desafio orientados pela ferramenta Scamper.

Vale lembrar que, nessa metodologia, deve-se seguir o princípio básico de qualquer técnica de brainstorming: não existe ideia ruim ou absurda. Todos os insights são bem-vindos. Às vezes, de uma ideia aparentemente absurda, sai a solução que vai dar a melhor resposta para o seu problema ou desafio.

Agora que você já entendeu o que é a ferramenta Scamper, que tal tornar a sua equipe ainda mais produtiva? Para isso, um bom caminho é apostando nos processos dentro da sua empresa. Assim, os colaboradores poderão fazer as tarefas de forma mais rápida e ganharão tempo que pode ser aplicado para pensar em soluções mais criativas.

A STRATWs One é uma plataforma que transforma em processos as ferramentas de gestão da sua empresa. Compatível com SWOT, Lean e outras, ela já é utilizada atualmente por quase 160 mil usuários, em mais de 1.000 clientes.

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