Produtividade

12 dicas para manter a concentração no trabalho e ser mais produtivo no dia a dia

12 dicas para manter a concentração no trabalho e ser mais produtivo no dia a dia

Publicação : 07/11/2018

Por Siteware

8 min

concentração no trabalho
concentração no trabalho

Você se surpreende, às vezes, em sua mesa de trabalho, “sonhando acordado” enquanto o tempo passa e os prazos estouram?

Todos nós sabemos o quanto a concentração no trabalho é fundamental para desempenhar um bom papel dentro das organizações. Estar inteiramente focado nas ações que precisa cumprir pode ser um fator-chave do sucesso para muitos profissionais que querem se destacar.

Mas a realidade é bem diferente quando lembramos que a maioria das pessoas não consegue manter a concentração no trabalho.

Uma pesquisa da Harvard Business Review, que fez parte do livro The Mind of The Leader (A Mente do Líder), mostrou que 73% dos líderes no ambiente empresarial ficam distraídos na maior parte do tempo da sua rotina de trabalho.

Além disso, 65% responderam na pesquisa que não conseguem concluir suas tarefas. Isso é a comprovação de que a falta de concentração no trabalho afeta diretamente a produtividade.

Veja este gráfico, apresentado na pesquisa, que mostra que nossa concentração no trabalho começa alta pela manhã, decresce até a hora do almoço e depois volta a subir, mas não se chega aos níveis anteriores:

concentração no trabalho

 

Para ajudar você a mudar esse cenário, vamos apresentar agora 12 dicas diferentes que precisa aplicar no seu gerenciamento de rotina para manter a concentração e ser mais produtivo.

Veja também: Eis a questão: Como aumentar a produtividade da equipe?

concentração no trabalho

As 12 melhores dicas para manter a concentração no trabalho

1- Faça uma coisa de cada vez

Quando um profissional faz muitas coisas ao mesmo tempo, como responder e-mails, preencher relatórios e planejar reuniões, é provável que a produtividade diminua e ele perca totalmente o foco.

Essas trocas causam distrações, perda de produtividade e de tempo.

Por isso, tente se concentrar para realizar as tarefas uma de cada vez. Terminar uma e passar para a próxima vai eliminar distrações – como tarefas de menor prioridade que você insiste em fazer rapidamente em meio a grandes tarefas.

2 – Gerencie seu tempo com as prioridades

O gerenciamento de tempo passa por programar todas as suas atividades para que saiba quais são prioridades e o que precisa realizar primeiro.

Conhecer as melhores maneiras de como priorizar tarefas ajuda a se organizar e manter a concentração no trabalho em vez de fazer outras coisas desnecessárias.

3 – Estabeleça pequenos objetivos ao longo do dia

Com pequenas vitórias, a concentração no trabalho pode ser multiplicada. Por isso, crie um cronograma de pequenos objetivos, desde terminar uma tarefa ou até passar 1 hora inteiramente focado no seu espaço.

Sentindo-se psicologicamente recompensado a cada desafio superado, seu foco será ainda maior para manter esse ritmo.

4 – Faça pausas programadas

Estudos mostram que a produtividade aumenta quando fazemos pausas regulares no trabalho.

Ao dividir suas tarefas em partes, é mais provável que você permaneça focado e mantenha seu cérebro envolvido no que realmente precisa.

Para cada 1 hora de trabalho sólido, faça uma pausa de 10 ou 15 minutos. Pode sair para tomar um pouco de ar ou fazer alguns alongamentos, garantindo que seu cérebro vai voltar bem para o trabalho.

5 – Evite acompanhar as redes sociais

Hoje em dia é muito fácil se distrair com as redes sociais. Quando o telefone toca no seu bolso, é quase impossível ignorar a notificação do Facebook ou do Instagram.

E antes que você perceba, já passou um bom tempo vendo coisas desnecessárias, e nenhum trabalho foi feito.

Uma boa dica é desligar seus aparelhos durante uma tarefa importante. E se alguém realmente precisa entrar em contato com você, passe o número do seu trabalho.

Assim, você fica despreocupado para deixar as distrações de lado.

6 – Beba muita água

Durante os períodos de concentração, é comum que se esqueça do seu bem-estar. Mas a melhor maneira de executar seu trabalho é ficando sempre hidratado.

O melhor caminho é definir um lembrete no seu computador para beber um copo grande de água a cada duas horas, por exemplo.

A falta de água vai fazer você se sentir irritado e mais cansado, o que é a última coisa que você vai querer quando estiver tentando se manter concentrado.

7 – Evite o ambiente com muito barulho

Se realmente quer ter concentração no trabalho, então você precisa contornar os barulhos e ruídos que podem ocorrer à sua volta.

A melhor dica é ter protetores de ouvido, que bloqueiam o som, ou até mesmo usar os fones e encontrar o estilo de música que não atrapalha suas atividades e ainda ajuda a bloquear os barulhos externos.

8 – Medite para desenvolver a capacidade de concentração

A meditação já é reconhecida como uma das melhores ferramentas para manter a concentração no trabalho.

Meditar no trabalho pode não ser fácil, mas quando fizer isso, o impacto será muito positivo no seu dia.

9 – Faça todas as reuniões serem produtivas

Tenha certeza de que as reuniões que você frequenta tenham uma agenda escrita com horários designados para cada tópico, para que o tempo usado para elas não seja desperdiçado.

As reuniões efetivas fluirão mais rapidamente com uma agenda escrita e os participantes saberão o que preparar e apresentar.

10 – Evite as preocupações

A preocupação é um sentimento que vai contra a concentração e a produtividade nas organizações. Ter preocupação com coisas que não aconteceram e que talvez nunca aconteçam impede que você fique com o controle das ações do presente.

É importante buscar maneiras de se acalmar e evitar as preocupações durante seu período de trabalho.

11 – Mude de lugar

Se tiver a chance, faça uma mudança de lugar no seu ambiente de trabalho. Essa ação pode trazer uma sensação boa, de inovação, e evita que fique entediado ou sem foco, sempre no mesmo lugar.

12 – Aprenda a usar o “não”

E para encerrar nossa lista, a lição principal tem que ser essa: saiba dizer NÃO!

Mesmo que seja para algo simples, se você sentir que um pedido fora da sua lista de tarefas vai diminuir sua concentração no trabalho, é importante ser direto e usar o não.

Os resultados positivos vão ser incríveis quando conseguir colocar isso em prática.

Saiba mais: Como saber dizer não no trabalho: 6 dicas que funcionam

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