Indicadores de capacidade: definição, importância e 5 exemplos práticos
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Você costuma fazer o acompanhamento da capacidade de seus processos internos?
Essa é uma prática essencial para garantir os bons resultados do negócio e fazer a manutenção de sua competitividade.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar melhor o que são indicadores de desempenho de capacidade e sua importância para as empresas.
Continue a leitura deste conteúdo para conferir também estas 5 dicas de KPIs de capacidade que você pode implementar no seu negócio:
- Total de atendimentos por dia
- Total de atendimentos por colaborador
- Quantidade de peças produzidas a cada hora
- Quantidade de visitas técnicas mensais
- Entregas de mercadorias por mês
Leia também: Árvore de indicadores: o que é, para que serve e como montar uma para a sua empresa
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O que são e para que servem os indicadores de capacidade?
Os indicadores de capacidade são ferramentas que têm como objetivo mensurar o potencial de resposta de determinado processo produtivo em relação a um parâmetro previamente estabelecido. Os indicadores de desempenho de capacidade mostram o quanto uma empresa, uma equipe ou um único colaborador é capaz de produzir durante um período de tempo específico.
A intenção dos KPIs dessa natureza é quantificar o máximo de entregas que podem ser feitas em um processo.
Acompanhar esses indicadores é de extrema importância para a manutenção da competitividade da empresa e para a entrega de resultados mais satisfatórios. No entanto, esse acompanhamento não deve ser feito isoladamente.
Os KPIs de capacidade precisam caminhar lado a lado com os indicadores de desempenho de qualidade e de produtividade.
Isso porque de nada adianta a empresa apresentar capacidades elevadas de produção se a qualidade final das entregas não for boa ou se o uso de recursos para sustentar essa alta capacidade for igualmente elevado.
Fazer o monitoramento dos indicadores de capacidade e mantê-los em equilíbrio com os de qualidade e produtividade é essencial para uma gestão da organização eficiente e para a promoção da melhoria contínua dos processos organizacionais.
O uso desses instrumentos permite aos gestores entenderem melhor o potencial dos colaboradores, das equipes e da empresa como um todo, bem como suas limitações. A partir disso, é possível estabelecer metas e objetivos mais realista e desafiadoras, que sejam coerentes à capacidade de entrega.
Você sabe como criar indicadores? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:
Veja mais: Como criar indicadores de desempenho e alinhar esses KPIs à estratégia da empresa?
5 exemplos de KPIs de capacidade para usar na sua empresa
Agora que você já sabe o que são indicadores de capacidade e a importância deles para o sucesso de uma empresa, confira alguns exemplos de KPIs desse tipo e que você pode usar nos processos do seu modelo de negócio.
1. Total de atendimentos por dia
Este indicador mede a capacidade que as equipes de atendimento têm de receber as demandas dos clientes em um único dia.
Acompanhar esse KPI é importante para garantir que nenhum cliente fique desatendido e tenha suas demandas plenamente solucionadas.
2. Total de atendimentos por colaborador
Há também a possibilidade de avaliar a capacidade de atendimento de cada colaborador. Ou seja, quantos atendimentos cada colaborador consegue realizar em um dia ou em um mês?
De acordo com os resultados, é possível identificar, por exemplo, a necessidade de efetuar treinamentos com as equipes de atendimento.
3. Quantidade de peças produzidas a cada hora
Empresas que atuam no mercado de indústrias e manufaturados conhecem bem este indicador de capacidade. A intenção é manter o resultado desse KPI em níveis razoáveis, sem deixar de observar a qualidade final das peças entregues.
Assim como no tópico anterior, é possível também avaliar a capacidade individual de cada colaborador em produzir peças durante um período de tempo específico.
4. Quantidade de visitas técnicas mensais
Quantas visitas técnicas a sua equipe de suporte consegue fazer por mês em relação ao total de visitas agendadas?
Se, por exemplo, foi possível realizar apenas 6 visitas técnicas de um total de 10 agendamentos, então há um problema de capacidade e talvez seja necessário contratar novos colaboradores ou treinar melhor os atuais para que eles agilizem a execução do suporte.
5. Entregas de mercadorias por mês
Esse indicador se refere a quantidade de entregas de pedidos que a empresa consegue fazer a cada mês. Perceba que o foco deste KPI não está no total de pedidos que chegam, mas sim na capacidade da empresa de entregar o maior número possível de pedidos.
Supondo que todo mês cheguem 10 pedidos de entrega de mercadoria, o ideal é que a empresa consiga entregar todos os 10 nesse mesmo mês.
Veja também: Indicadores para transporte de cargas: 10 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística
Existem diversos tipos de KPIs, veja mais alguns exemplos:
Ficou claro o que são indicadores de capacidade e sua importância para os negócios? Então que tal implementar essas importantes ferramentas de gestão na sua empresa?
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