Indicadores de capacidade: definição, importância e 5 exemplos práticos

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Indicadores de capacidade de baterias

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Você costuma fazer o acompanhamento da capacidade de seus processos internos?

Essa é uma prática essencial para garantir os bons resultados do negócio e fazer a manutenção de sua competitividade.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar melhor o que são indicadores de desempenho de capacidade e sua importância para as empresas.

Continue a leitura deste conteúdo para conferir também estas 5 dicas de KPIs de capacidade que você pode implementar no seu negócio:

  1. Total de atendimentos por dia
  2. Total de atendimentos por colaborador
  3. Quantidade de peças produzidas a cada hora
  4. Quantidade de visitas técnicas mensais
  5. Entregas de mercadorias por mês

Leia também: Árvore de indicadores: o que é, para que serve e como montar uma para a sua empresa

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O que são e para que servem os indicadores de capacidade?

Os indicadores de capacidade são ferramentas que têm como objetivo mensurar o potencial de resposta de determinado processo produtivo em relação a um parâmetro previamente estabelecido. Os indicadores de desempenho de capacidade mostram o quanto uma empresa, uma equipe ou um único colaborador é capaz de produzir durante um período de tempo específico.

A intenção dos KPIs dessa natureza é quantificar o máximo de entregas que podem ser feitas em um processo.

Acompanhar esses indicadores é de extrema importância para a manutenção da competitividade da empresa e para a entrega de resultados mais satisfatórios. No entanto, esse acompanhamento não deve ser feito isoladamente.

Os KPIs de capacidade precisam caminhar lado a lado com os indicadores de desempenho de qualidade e de produtividade.

Isso porque de nada adianta a empresa apresentar capacidades elevadas de produção se a qualidade final das entregas não for boa ou se o uso de recursos para sustentar essa alta capacidade for igualmente elevado.

Fazer o monitoramento dos indicadores de capacidade e mantê-los em equilíbrio com os de qualidade e produtividade é essencial para uma gestão da organização eficiente e para a promoção da melhoria contínua dos processos organizacionais.

O uso desses instrumentos permite aos gestores entenderem melhor o potencial dos colaboradores, das equipes e da empresa como um todo, bem como suas limitações. A partir disso, é possível estabelecer metas e objetivos mais realista e desafiadoras, que sejam coerentes à capacidade de entrega.

Você sabe como criar indicadores? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:

Veja mais: Como criar indicadores de desempenho e alinhar esses KPIs à estratégia da empresa?

5 exemplos de KPIs de capacidade para usar na sua empresa

Agora que você já sabe o que são indicadores de capacidade e a importância deles para o sucesso de uma empresa, confira alguns exemplos de KPIs desse tipo e que você pode usar nos processos do seu modelo de negócio.

1. Total de atendimentos por dia

Este indicador mede a capacidade que as equipes de atendimento têm de receber as demandas dos clientes em um único dia.

Acompanhar esse KPI é importante para garantir que nenhum cliente fique desatendido e tenha suas demandas plenamente solucionadas.

2. Total de atendimentos por colaborador

Há também a possibilidade de avaliar a capacidade de atendimento de cada colaborador. Ou seja, quantos atendimentos cada colaborador consegue realizar em um dia ou em um mês?

De acordo com os resultados, é possível identificar, por exemplo, a necessidade de efetuar treinamentos com as equipes de atendimento.

Leia mais: Conheça os indicadores de desempenho no atendimento ao cliente que vão ajudar a encantar seu público-alvo

3. Quantidade de peças produzidas a cada hora

Empresas que atuam no mercado de indústrias e manufaturados conhecem bem este indicador de capacidade. A intenção é manter o resultado desse KPI em níveis razoáveis, sem deixar de observar a qualidade final das peças entregues.

Assim como no tópico anterior, é possível também avaliar a capacidade individual de cada colaborador em produzir peças durante um período de tempo específico.

4. Quantidade de visitas técnicas mensais

Quantas visitas técnicas a sua equipe de suporte consegue fazer por mês em relação ao total de visitas agendadas?

Se, por exemplo, foi possível realizar apenas 6 visitas técnicas de um total de 10 agendamentos, então há um problema de capacidade e talvez seja necessário contratar novos colaboradores ou treinar melhor os atuais para que eles agilizem a execução do suporte.

5. Entregas de mercadorias por mês

Esse indicador se refere a quantidade de entregas de pedidos que a empresa consegue fazer a cada mês. Perceba que o foco deste KPI não está no total de pedidos que chegam, mas sim na capacidade da empresa de entregar o maior número possível de pedidos.

Supondo que todo mês cheguem 10 pedidos de entrega de mercadoria, o ideal é que a empresa consiga entregar todos os 10 nesse mesmo mês.

Veja também: Indicadores para transporte de cargas: 10 exemplos para monitorar e impulsionar os resultados do setor de logística

Existem diversos tipos de KPIs, veja mais alguns exemplos:

Ficou claro o que são indicadores de capacidade e sua importância para os negócios? Então que tal implementar essas importantes ferramentas de gestão na sua empresa?

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