.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Descubra como a Geração Z tem revolucionado os processos de contratação e de retenção de talentos

CONTEÚDO

geração z revoluçao

CONTEÚDO

Já percebeu como cada geração afeta o mercado de trabalho? Descubra aqui como adaptar sua empresa para receber a nova Geração Z que está mudando o mercado que conhecemos.

Sabe aquela canção da Elis Regina que diz “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”? Vamos combinar uma coisa? Nós, definitivamente, não vivemos como nossos pais, e as novas gerações se comportam cada vez mais de forma diferente de nós. 

Isso se dá porque os comportamentos de uma geração são definidos pelo local, gênero e época em que nasceram. Nós não vivemos como os adultos da nossa idade que moram na China, por exemplo. 

Cada geração traz mudanças para o mercado e os nascidos entre 1997 e 2010, mais conhecidos como Geração Z, têm dominado o consumo e a mão de obra. Isso se dá porque eles não só já estão tendo dinheiro para comprar, como também estão ocupando o mercado de trabalho em busca da liberdade financeira.

Uma coisa é certa, essa geração Z está revolucionando o mercado e modificando cada vez mais a forma como processos empresariais acontecem. 

A Geração Z é a primeira geração a viver uma vida completamente digital. Bancos, compras, comida, tudo está há um clique de distância. 

Jason Dorsey, cofundador e presidente da The Center for Generational Kinetics (CGK), e Denise Villa, também cofundadora da CGK,apresentam em seu livro Zconomy” estudos que permitirão que sua empresa conquiste a Geração Z que está mudando todos os processos que conhecemos.

Segundo os autores, a influência da tecnologia vem transformando o comportamento dos Gen Z. Mesmo em uma tenra idade, os mais jovens já estão se preocupando com aposentadoria, estabilidade financeira, posicionamento social de empresas tanto na hora de comprar quanto de se candidatar etc.

Está curioso para aprender como conquistar, contratar e, o mais importante, reter funcionários da Geração Z? Continue a leitura com a gente e veja o caminho das pedras!

1. Esteja onde eles estão 

Ainda que sua vaga seja anunciada nas maiores plataformas de busca no meio profissional, como o LinkedIn, sua empresa não receberá atenção se não informá-los sobre a vaga da maneira correta. 

E, ainda que pareça absurdo para alguns, o YouTube é a plataforma mais utilizada pela Geração Z para se informar sobre benefícios de uma vaga/empresa e planos de carreira. Portanto, esteja preparado para fornecer todas as informações necessárias através não só do YouTube, como também em outras redes sociais

2. Adapte os formulários de recrutamento

O livro “Zconomy” revela que o tamanho e o tempo de duração de preenchimento de um formulário influenciam muito na hora de escolher uma vaga. Formulários muito longos que demandam muito tempo possuem grandes chances de serem abandonados no meio, ou pior, nem serem iniciados.

Ainda que isso pareça besteira, esta é uma geração que cresceu em um mundo tecnológico cuja eficiência, velocidade e experiência do usuário são priorizadas e, por isso, o formulário deve ser o mais conciso possível. 

A seguir estão algumas sugestões dos autores para elaborar um formulário de recrutamento atrativo: 

  1. Permita que o formulário seja preenchido em etapas, ou seja, que as informações já inseridas não sejam perdidas. 
  2. Nome e telefone são as informações mais importantes. Caso o formulário não esteja completo, você poderá entrar em contato com o indivíduo. 
  3. Faça um formulário breve, ademais informações poderão ser coletadas na entrevista. 
  4. Explique sobre sua vaga, sobre como funciona o processo seletivo e como preencher o formulário através de um vídeo curto. 

3. Seja o mais claro possível sobre o processo da entrevista

Você provavelmente está pensando que essa geração é exigente demais, mas analisando por outro lado, devemos considerar que os integrantes da Geração Z são inexperientes em relação ao mercado de trabalho. 

Pensando nisso, Jason Dorsey e Denise Villa, chegaram a conclusão, após suas pesquisas, que a clareza é a chave para contratar e conquistar essa geração. Dessa forma, eles sugerem: 

  1. Explicite quais vestimentas são adequadas para a entrevista, quais documentos levar e o horário correto para chegar;
  2. Dê dicas sobre onde podem estacionar, quais os melhores ônibus e trens para se locomover até o local e onde podem anunciar sua chegada; 
  3. Pergunte a eles como eles resolvem problemas de situações específicas que dizem respeito à função almejada. 

É importante ainda lembrar que o processo de contratação é uma via de mão dupla, o indivíduo deseja a vaga, mas você também deseja e precisa do trabalho dele. Dessa forma, não apenas espere que eles conquistem a vaga, mostre a eles os benefícios da sua empresa e as oportunidades de crescimento na mesma. 

4. Contratou? É hora de investir em uma comunicação eficaz 

Através das dicas encontradas no livro “Zconomy”, fica claro que essa geração busca por clareza e facilidade de comunicação

Dessa forma, tudo que foi ensinado até aqui precisa ser adaptado para o contexto de trabalho. Você deve estar se perguntando “como fazer isso?”.

Uma maneira de reter os talentos contratados é investir em uma comunicação rápida e clara. Em outras palavras, é importante dar feedbacks com frequência e orientar de forma detalhada. 

Por fim, lembre-se que os meios de comunicação mais utilizados por cada geração variam, e muito! Então, evite, por exemplo, o uso de e-mails. Todo bom gestor sabe que e-mails são importantes para deixar todas as informações salvas, porém, para pedidos simples use os canais de mensagem que eles mais utilizam no dia a dia.

5. Mostre que se importa com seus funcionários

O processo de contração é sempre custoso e longo para a empresa. Além disso, não basta contratar o funcionário, o período de adaptação até a plena execução das atividades demanda energia, tempo e esforço. Então, nenhum bom gestor deseja ter que passar pelo processo de contratação com frequência.

Jason e Denise apresentam na obra que a chance de retenção de um funcionário após os 6 primeiros meses é 33% maior quando a empresa mostra que se importa verdadeiramente com os desejos e necessidades de seus funcionários

Então, que tal partimos para as dicas dos autores para melhorar a retenção dos indivíduos da Geração Z? 

  1. Apresente as possibilidades de desenvolvimento na empresa e como se dá os eventuais aumentos de salário. 
  2. Disponibilize benefícios que facilitem a vida dos funcionários, como: vale alimentação, vale transporte, gympass, etc. 
  3.  Estabeleça um mentor direto que possa sanar as dúvidas e auxiliar no processo de desenvolvimento na empresa. 
  4. Ofereça pequenos mimos como vouchers, lanches, happy hours etc. Isso faz com que os colaboradores trabalhem de forma mais feliz

Não deixe sua empresa se tornar obsoleta!

A Geração Z está começando a ocupar o mercado de trabalho, este é um fato inegável e inevitável. 

Sua empresa alcançará inovações cada vez maiores se for capaz de se adaptar e conquistar essa geração que está ávida por mostrar suas habilidades. 

Desta forma, não procurar se adaptar às necessidades dessa geração é cavar a própria cova no mercado. 

Aplique as estratégias aqui apresentadas e veja sua empresa alcançar patamares cada vez mais altos!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!