Metodologias de Gestão

Empresas que usam OKR: 7 exemplos bem sucedidos para se inspirar

Empresas que usam OKR: 7 exemplos bem sucedidos para se inspirar

Publicação : 11/06/2019

Por Siteware

9 min

empresas que usam OKR
empresas que usam OKR

Objectives and Key Results (OKR), ou Objetivos e Resultados Chave, é uma metodologia de gestão com foco na colaboração e em acompanhamento de resultados. Ela ajuda a definir e a monitorar metas e objetivos mantendo todos os envolvidos engajados na mesma direção.

Hoje falaremos sobre as principais empresas que usam OKR em suas rotinas. Você irá ver como esse método tem ajudado grandes organizações a alcançarem melhores resultados.

Por isso, confira e se inspire nesses cases de sucesso.

Você também pode gostar:

Conheça melhor a metodologia OKR e faça a gestão assim como as empresas mais renomadas do mundo assistindo ao nosso vídeo no YouTube:

7 empresas que usam OKR

1 – Google

Em 1999, a então novata Google tinha o seguinte objetivo:

  • Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.

Naquela época, o Google era o 18º site de busca a ser criado e, por isso, enfrentou uma dura concorrência.

Quando John Doerr trabalhou no Google, ele trouxe o conceito que se originou da Intel para a empresa. Desde então, a OKR se tornou um componente importante do sucesso da empresa.

De uma equipe de 30 pessoas, o Google conta hoje com mais de 70 000 colaboradores. Além disso, a empresa é também referência quando o assunto é o uso da metodologia OKR.

Além de usar OKR, a Google é conhecida por ter profissionais altamente engajados. Você sabe como ela consegue isso? Então, confira neste infográfico:

Empresas que usam OKR

2 – Amazon

O nosso segundo exemplo de empresas que usam OKR é considerada uma das mais importantes no setor de comércio eletrônico. A Amazon, utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo, é clara em seus objetivos: tornar o processo de compra e venda rápido, barato e fácil.

Para uma empresa grande como a Amazon, há sempre uma chance de falha de comunicação, expectativas incompatíveis, confusões e funcionários sendo atraídos em muitas direções.

Nesse sentido, os OKRs ajudam a garantir que todos os colaboradores estejam devidamente alinhados. Esse método dá às pessoas uma direção clara de onde a empresa está indo e como seus papéis podem contribuir para o seu sucesso.

Confira também em nosso blog: Objetivos e Resultados-Chave: 13 exemplos de OKR para se inspirar

3 – Adobe

A Adobe Systems Inc. é uma empresa americana de software multinacional, responsável por programas como Acrobat Reader, PDF (Portable Document Format) e o Creative Suite, que inclui o Photoshop.

Parte do sucesso da Adobe em gestão de pessoas é a adoção de OKRs e seus princípios. Aliás, um deles é ouvir os funcionários em busca de feedback.

A empresa costumava adotar o sistema “rank and yank”, no qual os gerentes tinham que identificar seus membros menos produtivos por meio de uma avaliação anual.

Com o tempo, esse sistema estava causando tanto ressentimento e disputas internas que levaram alguns funcionários a deixar a empresa e migrarem para a concorrência.

Com isso, o sistema de “rank and yank” foi substituído por um sistema chamado “Check In“. Em vez de dar as más notícias, os gerentes informam alegremente suas equipes sobre quem são seus melhores funcionários. Em seguida, dão recompensas na forma de bônus e incentivos.

Os OKRs tiveram grande importância em boa parte deste sistema, pois eles ajudaram os gerentes a medir facilmente o desempenho dos colaboradores. Embora não seja destinado a “classificar” funcionários, os gerentes podem acessar os OKRs de seus funcionários e avaliar seu desempenho a partir daí.

4 – LinkedIn

Talvez a maior plataforma de rede social para empresas e profissionais, o LinkedIn possui mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.

A empresa usa os OKRs para criar um senso de urgência. Por meio dessa metodologia, a organização consegue se concentrar no que é mais importante agora, no presente trimestre.

Os OKRs são utilizados também para realizar reuniões. Eles se concentram no status dos objetivos de todos, especialmente nos “ganhos” que levam a empresa mais perto de seus objetivos.

Veja mais: Tudo o que você precisa saber sobre a metodologia OKR

5 – Microsoft

Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft é uma marca sólida quando se trata de qualquer coisa relacionada à programação de computadores.

Gates recomenda OKRs para quem quer se tornar um gerente melhor. Para ele, essa metodologia tem uma grande influência em seu próprio estilo de gerenciamento.

Sua empresa executa com mais eficiência e obtém melhores resultados por meio dos OKRs. A partir deles, é possível mensurar o que importa e fazer com que todos trabalhem na mesma página.

6 – Twitter

Criado em 2006, essa rede social rapidamente ganhou popularidade no mundo. Utilizado por mais de 300 milhões de usuários, o Twitter é uma plataforma altamente ativa, com mais de 340 milhões de tweets publicados por dia.

Para o Twitter, os OKRs não são usados ​​apenas para medir o progresso de suas metas. Mais importante, é usado como uma ferramenta de comunicação interna que permite que todos vejam e entendam o que todo mundo está trabalhando.

É importante que os funcionários do Twitter vejam os OKRs de seus colegas e falem sobre eles para promover a colaboração e o engajamento.

7 – Zynga

Para encerrar a nossa lista de empresas que usam OKR, temos a Zynga, empresa americana de desenvolvimento de jogos fundada em 2007. Enquanto muitas empresas se concentram em jogos para celular, a Zynga opera em plataformas de mídia social como o Facebook.

O CEO Mark Pincus ajustou seu sistema OKR de forma a adotar uma abordagem semanal. Ele pede que todos escrevam quais são os seus OKRs para a semana e verifiquem todas as sextas-feiras como eles se saíram.

Chamando isso de “roteiros” individuais, Pincus acredita que os OKRs são uma ótima maneira de ajudar as pessoas a permanecerem no caminho certo e manter todo mundo focado.

Leia mais: Como usar o método OKR para gerar alcance de metas?

Esses foram os nossos 7 exemplos de empresas que usam OKR. Aqui citamos grandes organizações, mais consolidadas no mercado em que atuam. No entanto, a metodologia OKR pode ser utilizada também por empresas de pequeno e médio porte.

Além do OKR, existe outra metodologia de gestão estratégica empresarial que usa indicadores bem definidos, o BSC. Você conhece? Então confira este vídeo:

Quer acompanhar indicadores, Objetivos e Atividades Chave de seu negócio em tempo real? Então conheça o STRATWs ONe, um software de gestão de performance corporativa que proporciona isso e muito mais para você.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Implantar o OKR não precisa ser um desafio. Por isso, criamos um e-book gratuito que vai ajudar você nessa tarefa: Guia definitivo do OKR

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *