Liderança

Ser um líder estratégico é se fazer as perguntas certas

Ser um líder estratégico é se fazer as perguntas certas

Publicação : 04/05/2017

Por Siteware

8 min

liderança estratégica
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Se você perguntasse para os líderes de negócios mais bem-sucedidos do mundo o que significa “o que é ser estratégico”, quantas respostas diferentes você imaginaria que conseguiria? Considere este número: 115,800,000. É o número de links diferentes que aparecem em uma pesquisa orgânica sobre “liderança estratégica”.

Existe uma boa razão para este número: praticar a liderança estratégica é complexo. Líderes de todo o mundo já criaram frameworks sofisticados para dar suporte a outros líderes com suas próprias estratégias.

Mas a realidade é que a estratégia pode ou não ser bem-sucedida de acordo com o êxito das lideranças das empresas em implementar o pensamento estratégico no dia a dia de todos os funcionários.

É menos sobre complexidade e mais sobre praticidade e foco.

6 peguntas para desenvolver uma liderança estratégica

1- Como um líder, você pode ser mais estratégico?

Considere perguntar a si mesmo e à sua equipe as cinco questões abaixo para obter maior clareza e visão estratégica. As perguntas são complementares e levam a uma perspectiva mais abrangente. Se você implementar essas perguntas em seu diálogo diário, inevitavelmente, se tornará mais estratégico e bem-sucedido, individualmente e em grupo.

2- O que faremos hoje?

Líderes geralmente se surpreendem com o quanto não sabem sobre o que outros membros da equipe estão fazendo. Enquanto todos falam sobre novas iniciativas para a empresa, o foco se torna menor nas atividades que já estão em andamento.

Fazer essa pergunta, quase sempre, traz à tona um trabalho significativo que os gerentes não sabem que está sendo feito, ou que está levando muito mais tempo do que deveria. Você não pode mover sua equipe para frente estrategicamente sem saber a resposta a esta pergunta com clareza total.

3- Por que você está fazendo o que está fazendo? Por que agora?

Uma vez que você tem clareza de todo o trabalho que está sendo realizado pela equipe, o próximo passo é examinar a importância dele.

Dessa forma você consegue discernir o que é importante e consegue aprimorar sua liderança estratégica.

Isso pode gerar incertezas na equipe, ou evidenciar divergências de opinião, mas é importante para trazer à tona conversas entre liderança e equipe a respeito das escolhas feitas, dos recursos disponíveis e das trocas e substituições que podem ser feitas no trabalho realizado.

Além disso, você poderá agregar significado e valor ao trabalho feito pelo seu time. Todos querem acreditar que seu trabalho é significativo e relevante, e sua função é entender e articular isso da melhor maneira com a equipe e a empresa.

4- Como o que estamos fazendo hoje se relaciona com os objetivos da empresa em longo prazo?

Nunca subestime o poder de ter total clareza a respeito das suas responsabilidades e de examinar o quanto elas se alinham com os objetivos fundamentais da empresa.

Se você ou sua equipe estão trabalhando em algo que não se aproxima do propósito da empresa, você tem a responsabilidade de questionar o valor desse trabalho dentro da instituição. Isso se aplica mesmo que seu time acredite que o trabalho é importante e significativo.

As tarefas devem ser otimizadas para beneficiar tanto o negócio quanto os clientes, portanto, se perguntar o que cada tarefa acrescenta nessas duas áreas é essencial.

Ela agrega valor para seus clientes? Ela contribui para as mais altas prioridades do negócio? O trabalho que beneficia seus clientes e seu negócio deve ser a prioridade máxima.

Se você identificar lacunas que não estão sendo abordadas atualmente, é necessário ter uma discussão mais estratégica. Você está fazendo exatamente, e somente, o que mais beneficia sua organização? Se sim, está praticando a liderança estratégica.

5- O que é o sucesso para sua empresa?

Existe a possibilidade de que você utilize metas, métricas e ações que foram definidas por outros (diretores, gerentes ou, até mesmo, consultores) para avaliar o seu sucesso.

Essas definições contam a história do que o sucesso realmente é para sua equipe? Se você perguntasse para os membros do seu time o que é sucesso para eles, individualmente e em geral, eles conseguiriam articular uma resposta?

Os melhores pensadores estratégicos investem tempo em criar suas próprias metas e objetivos, e não na tentativa de pacificar seus chefes com algumas medidas que podem ser facilmente alcançadas.

Eles apostam na tentativa de entender o que realmente impulsiona o sucesso em termos de atividades, comportamentos, relacionamentos e resultados estratégicos.

Quanto melhor você é capaz de alinhar e liderar sua equipe em torno de uma visão forte de sucesso, mais provável é que você seja capaz de alcançá-lo.

6- O que podemos fazer para conquistar mais, melhor e mais rápido?

A maioria dos líderes quer demonstrar sua habilidade em liderança estratégica pulando diretamente para esta questão. Se você não se deu ao trabalho de responder às questões anteriores, esta resposta vale pouco, pois você poderá ou não ser capaz de executá-la.

Mas se você respondeu a todas as perguntas, você estará em condições de ser estratégico nesta resposta. Você, provavelmente, identificará novas e melhores formas de atingir objetivos em sua empresa, e poderá escolher redirecionar recursos de trabalhos em andamento que não são tão significativos para novas atividades com outras possibilidades.

Esta questão é a mais importante das cinco, cada grande líder precisa desafiar sua equipe a fazer mais, melhor ou mais rápido ao longo do tempo. É, no entanto, extremamente ligada às perguntas anteriores, se você deseja gerar os melhores insights estratégicos.

Concluindo: Ser um líder estratégico é fazer as perguntas certas e dirigir o diálogo certo com sua equipe. Ao fazê-lo, você aumenta a capacidade coletiva da equipe de ser estratégica. Quanto mais habilidoso em atacar essas questões você se torna, melhor posicionado estará para impulsionar o progresso para sua equipe e sua empresa.

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Texto adaptado da HBR por:

Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.