Liderança

6 dicas para ser um bom gestor: o que fazer para melhorar sua performance como líder e impulsionar resultados

6 dicas para ser um bom gestor: o que fazer para melhorar sua performance como líder e impulsionar resultados

Publicação : 18/09/2019

Por Siteware

8 min

bom gestor
bom gestor

Um dos maiores desafios para um gestor é lidar o capital humano de uma empresa.

Para exercer a função com eficiência, não bastam apenas os conhecimentos técnicos, que obviamente são importantes. Por isso, as relações interpessoais têm que se dar de maneira fluida e esse é o principal ponto para se aprimorar.

O sucesso de qualquer empreendimento vem da força de trabalho dos colaboradores. Quando não há entrosamento entre gestor e colaborador, os números começam a despencar e os resultados ficam a desejar.

Assim, para evitar esse cenário que pode ser desesperador para qualquer administrador, elaboramos um artigo com dicas para ser um bom gestor. Aqui você vai encontrar uma série de atitudes que vão revolucionar o seu negócio.

Curioso? Então, acompanhe a seguir e boa leitura!

Leia também: Como ser um bom gestor de RH: os 7 segredos para se dar bem neste cargo

6 dicas para ser um bom gestor

dicas para ser um bom gestor

1 – Invista em si mesmo

A primeira dica para ser um bom gestor está relacionada diretamente à capacitação do líder da equipe. Afinal, de nada adianta ser alçado à gerência de um negócio e não conhecer cada peculiaridade do empreendimento.

Essa atitude faz com que decisões sejam tomadas baseadas em conhecimentos prévios sobre cada tema e não em achismos que podem ser prejudiciais à saúde da empresa.

Autocapacitação também é importante para entender a função dos colaboradores das mais variadas áreas e, consequentemente, orientá-los com maior propriedade.

Investir em si próprio, além de melhorar seu conhecimento acerca do que se propõe a gerir, confere credibilidade ao seu ofício e desperta admiração da equipe.

Como já mencionamos, uma boa relação com a equipe é primordial para um trabalho com fluidez. E, para isso, é essencial que sua presença não seja sinônimo de tensão entre os funcionários, mas sim de referência e segurança.

2 – Invista na equipe

Incentive a cultura de resultados sem pressão demasiada por metas. Toda empresa deve focar na lucratividade e na eficácia dos projetos realizados, mas a cobrança dos gestores precisa ser sutil para não desestimular os colaboradores.

Dê feedbacks tanto positivos quanto negativos. Isso é importante não só para elevar os resultados, mas também para estreitar laços entre gestor e colaborador.

Promova ações de motivação como prêmios simbólicos ao se atingir determinado objetivo. Esse tipo de atitude é muito importante para promover valorização pessoal e profissional. Além disso, demonstra a importância do funcionário para o empreendimento.

3 – Conheça cada canto da empresa

Um bom gestor não perde o foco de sempre trazer lucro. Para isso, o profissional precisa examinar receitas e despesas para ter total visão sobre as finanças da companhia. De posse desses dados, é possível implantar estratégias de corte de gastos, aumento nas vendas e aprimoramento de produtos.

Entre as dicas para ser um bom gestor, ter controle sobre as informações que circulam na empresa é uma das mais importantes para otimizar eventuais cobranças da diretoria ou da própria equipe. Isso auxilia na manutenção da produtividade.

Não restrinja sua área de atuação apenas à sua sala e reuniões esporádicas com colaboradores. Ande pela empresa, se integre à cada processo e função dos colaboradores e mantenha a porta sempre aberta para o diálogo.

4 – Promova entrosamento

A disseminação de informações e conhecimento dentro de um negócio é essencial para que todos exerçam suas funções com eficácia e se ajudem nas tarefas do dia a dia. Para isso, ouça todos os colaboradores da empresa.

Cada um tem sempre algo a acrescentar. Além disso, resolver um problema pequeno pode evitar um efeito cascata capaz de afetar toda a cadeia produtiva.

Evite também criar maiores barreiras hierárquicas; horizontalize a relação com seus liderados.

Este post também pode interessar a você: Os 7 melhores cursos para gestores em que vale a pena investir

5 – Organize-se

Disciplina e organização são as maiores dicas de como ser um bom gestor que se traduzem em resultados positivos para a sua empresa. Por isso, promova ações de gestão de processos criando diários ou planilhas para analisar o comportamento dos colaboradores, acertos e erros e feedback dos clientes.

Se possível, invista em softwares de gerenciamento como o Trello. Eles ajudam a organizar as tarefas e o calendário. Além disso, permitem a comunicação entre os funcionários e monitoram o trabalho de cada um.

Outra opção é o Project, uma plataforma desenvolvida pela Microsoft que sincroniza com o pacote Office e inclui ferramentas de controle de gastos e gestão de orçamentos.

Caso não seja possível o investimento financeiro, o Google Sheets, mecanismo de planilhas online do Google, também pode te ajudar a organizar seu trabalho gratuitamente.

6 – Seja um líder, não um chefe

Para finalizar as dicas para ser um bom gestor, elencamos a necessidade básica de o administrador ser referência de líder e não de chefe.

Não espere que os problemas venham até você para tentar resolvê-los.

Seja parte integrante da equipe e, se necessário, dialogue de igual para igual com os colaboradores para criar um canal horizontal de fala e estabelecer uma via dupla de comunicação.

Essa atitude vai fazer com que você, gestor, se inteire ainda mais das necessidades da equipe e também desperte o sentimento de proatividade nos colaboradores.

Confira em nosso blog: Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

Procurando ainda mais dicas de liderança? Então, assista a este vídeo:

Conclusão

O que você achou das nossas dicas para ser um bom gestor? Se colocadas em prática, essas orientações vão ajudar a torná-lo o líder que inspira seus liderados e organiza demandas de maneira estruturada e eficiente.

Saiba mais: 5 características de um mau líder e como evitar esses erros de gestores ruins

Um bom líder deve estar a par de tudo que acontece na empresa. Por isso, contar com um software de gestão de performance corporativa, como o STRATWs One, é fundamental.

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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3 comentários

  1. Gosi

    Obrigada pelas dicas! Adorei todas! Especialmente sobre boa organizacao- isso ajuda muito. Por isso gosto de utilizar as ferramentas digitais como kanbantool.com. Kanban conhece todas minhas tarefas, melhor do que Eu 🙂 Por isso nao imagino minha rotina diaria sem Kanban.

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