Como ser um bom gestor de RH: os 7 segredos para se dar bem neste cargo

CONTEÚDO

Como ser um bom gestor de RH

CONTEÚDO

Liderança é uma das competências mais procuradas por profissionais de RH. E se você é o líder desse departamento, também precisará muito dela!

Afinal, o departamento de Recursos Humanos exerce papel estratégico dentro das organizações. Trata-se de um trabalho que requer tato, dedicação e organização. 

Se você quer saber como ser um bom gestor de RH, continue a leitura e confira 7 dicas que vão te ajudar a enfrentar os altos e baixos da função e desempenhar uma gestão mais eficiente.

Leia também: Como melhorar o RH de uma empresa: 13 dicas que você precisa conhecer

7 dicas de como ser um bom gestor de RH

1 – Entenda o seu pessoal

A primeira dica de como ser um bom gestor de RH é conhecer bem quem são as pessoas que trabalham no seu departamento.

Procure familiarizar-se com seu funcionários, conhecendo suas fraquezas e limitações. Valorize a diversidade e aprenda a desenvolver um equilíbrio nela. 

Ao compreender o seu pessoal, ficará mais fácil delegar tarefas de acordo com as habilidades de cada colaborador, o que tende a aumentar o engajamento e a produtividade do departamento.

Veja mais: Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

2 – Colabore com os outros departamentos

Trabalhe em conjunto com os gerentes de outros departamentos para desenvolver ideias e práticas de RH apropriadas.

Procure entender quais são as responsabilidades de cada departamento e colabore com sugestões que possam contribuir para os resultados.

Afinal, seu departamento é responsável por ajudar no processo de seleção e avaliação dos talentos dos outros. Portanto, você precisa entender bem o que eles fazem por lá.

3 – Tenha pulso firme

Como gerente de RH, você terá a tarefa de resolver conflitos internos e lidar com problemas relacionados à maneira como os funcionários se comportam e realizam suas atividades.

Isso significa que você precisa ter pulso firme e ao mesmo tempo ser justo, especialmente quando se trata de políticas da empresa. Não permita que a política da empresa o impeça de considerar o contexto em que ocorrem quaisquer violações.

Lembre-se sempre do “humano” em “recursos humanos”.

Não importa se você está lidando com profissionais iniciantes na empresa ou com um gestor com muita influência.

Se alguém estiver fora de contexto, você precisa saber quando e como aplicar a política organizacional.

Deixar de fazer isso não apenas prejudicará sua própria autoridade, mas permitirá que sua empresa deixe de reafirmar sua cultura organizacional, perdendo identidade e credibilidade.

4 – Lidere pelo exemplo

Um bom gestor de RH precisa precisa servir de exemplo para os seus subordinados.

Liderar pelo exemplo é um desafio, com certeza, mas isso pode fornecer um modelo a ser seguido por sua equipe.

Impor regras que você mesmo infringe só tornará o seu trabalho ainda mais difícil. As normas que valem para os outros tem que valer para você também.

Ao fazer isso, ficará muito mais fácil conectar-se aos funcionários e melhorar o engajamento e motivação.

Quer liderar pelo exemplo? Então, seja um líder, não um chefe! Veja algumas dicas:

Como ser um bom gestor de RH

5 – Seja organizado

Não há como ser um bom gestor de RH se você não tiver organização. Essa é uma das mais importantes habilidades de gerenciamento de recursos humanos que você deve ter para trabalhar com sucesso neste departamento.

Todos que trabalham em RH devem ser bem organizados e devem saber gerenciar bem o tempo.

Isso significa que seu escritório não pode estar em frangalhos. A documentação deve sempre ser preenchida corretamente, especialmente quando se trata de arquivos pessoais de funcionários.

Ser um profissional organizado tem seus benefícios, não importa onde você trabalhe ou qual posição você ocupe, mas é especialmente crucial para um gerente de RH.

Um arquivo faltando e informações erradas no perfil do funcionário, por exemplo, podem ter consequências desastrosas quando você está gerenciando um departamento de recursos humanos.

Se sua empresa já digitalizou seus arquivos de funcionários, insira os dados imediatamente após recebê-los. Se você ainda estiver gerenciando arquivos em papel, mantenha tudo limpo e organizado também.

Leia mais: Exemplo de planejamento estratégico de RH

6 – Explore diferentes funções de RH

Você precisa se esticar e explorar outras funções de RH para melhorar seus conhecimentos e habilidades.

Limitar-se ao que você já sabe o bloqueará de várias oportunidades profissionais e crescimento pessoal. Por exemplo, se você sempre trabalhou com recrutamento e seleção, que tal adquirir experiência em treinamento ou elaboração de estratégias de RH?

Veja também: 4 livros de Recursos Humanos (RH) que você não pode deixar de ler

7 – Foque mais em crescer relacionamentos e não apenas números

Como gestor de RH, é muito fácil ser pego em uma corrida para entregar os melhores números: o maior número de contratações, a maior taxa de satisfação de funcionários, o maior número de treinamentos…

Todos estes índices são importantes. No entanto, o trabalho de um gestor de RH tem a ver também com relacionamentos.

Procure se relacionar bem com todos os colaboradores de empresa, de todos os níveis. Não fique preocupado em apenas entregar bons números.

Existem muitas dicas de como ser um bom gestor de RH. Por isso, trouxemos mais algumas dicas:

Como ser um bom gestor de RH

Gostou das nossas 7 dicas de como ser um bom gestor de RH? Coloque-as em prática e seja bem sucedido nesta função.

Confira em nosso blog: 5 indicadores de recrutamento e seleção valiosos para o RH achar os melhores talentos

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a definir, monitorar e compartilhar os resultados de pessoas, equipes, processos e projetos. Assim, é ideal para que um gestor de RH acompanhe a evolução das competências e as entregas dos colaboradores.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 11 Como ser um bom gestor de RH: os 7 segredos para se dar bem neste cargo

assinatura mar 18 daniella 9 Como ser um bom gestor de RH: os 7 segredos para se dar bem neste cargo

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais: Gestão por competências nas organizações