Gestão Estratégica

Exemplos de planejamento estratégico de uma empresa em cada passo do processo

Exemplos de planejamento estratégico de uma empresa em cada passo do processo

Publicação : 06/06/2018

Por Siteware

8 min

Exemplos de planejamento estratégico de uma empresa
Exemplos de planejamento estratégico de uma empresa

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Exemplos de planejamento estratégico de uma empresa! Deixe nos comentários o que achou.)

O que é o planejamento estratégico de negócios, para que serve e como ser aplicado com sucesso? Vejamos alguns exemplos de planejamento estratégico de uma empresa, em cada etapa desse processo.

O planejamento estratégico da empresa pode ser definido como o documento formal pelo qual a empresa traça seu caminho para ser bem-sucedida.

É um processo-chave para toda gestão, que deve elaborar um plano estratégico adequado, no qual formalize a estratégia de negócios de forma a ficar claro para toda a organização.

É o local certo para inserir várias informações úteis sobre o mercado, tendências esperadas e estratégias sobre como a empresa se movimentará nos próximos anos.

Antes de continuar sua leitura,  confira os materiais gratuitos que selecionamos para facilitar o seu planejamento estratégico:

Em outras palavras, o planejamento estratégico da empresa é o processo pelo qual a administração tenta definir os cenários futuros de uma empresa e entender qual será o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados.

Com base em análises feitas por diversas ferramentas, como a matriz SWOT, as 5 forças de Porter e outras, a empresa deve definir seus objetivos, que depois serão desdobrados para os demais níveis hierárquicos da empresa.

Veja mais sobre isso nesta postagem de nosso blog: Prepare sua caixa de ferramentas para planejamento estratégico empresarial

Bons exemplos de planejamento estratégico de uma empresa definem quais são os objetivos analisando primeiro o que precisa ser feito, se o processo é viável, quais as ações que serão indispensáveis e os benefícios que delas são derivados.

Os objetivos devem ser quantificáveis ​​e mensuráveis, segundo a regra dos objetivos SMART: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis , Relevantes e Temporais.

Exemplos de planejamento estratégico: as divisões por nível hierárquico

Existem vários tipos de planejamento:

  • Planejamento estratégico de negócios, que traduz a missão da empresa em objetivos estratégicos a serem alcançados no longo prazo, ou que preparem o caminho para o que será o futuro da própria empresa;
  • Planejamento tático dos negócios, quando os objetivos e ações se referem a um período de médio prazo, aproximadamente de um a cinco anos e se referem a áreas da empresa, como RH, marketing, finanças etc.;
  • Planejamento operacional, quando os objetivos e ações se referem a um curto período, geralmente não superior a um ano e são relativas à pessoas ou a equipes.

O planejamento estratégico é, portanto, de longo prazo e não é uma simples extrapolação de dados e estatísticas sobre o desempenho passado da empresa.

No entanto, bons exemplos de planejamento estratégico usam essas informações do passado como base para auxiliar a planejar metas e estratégias futuras, assim como informações colhidas em tempo real, por meio de um bom software de gestão empresarial.

Por isso, é importante analisarmos alguns exemplos de planejamento estratégico de uma empresa, para cada nível hierárquico desse processo.

Um exemplos (modelo) de planejamento estratégico de uma empresa em 4 etapas

1. Definir e deixar claro quem a empresa é (missão, visão e valores)

O primeiro passo do planejamento estratégico deve ser o de estabelecer a missão, visão e valores da organização.

  • A missão da empresa é, basicamente, a declaração do motivo, do porquê de ela existir.
  • A visão é onde ela deseja chegar em longo prazo, e pode mudar ao longo do tempo, dependendo do momento que a organização se encontra.
  • Os valores da empresa são princípios norteadores das decisões empresariais e aquilo que ela busca levar para seus clientes. São verdades em que ela acredita e não abre mão.

2. Definir os objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos, como dissemos, são metas amplas que a empresa pretende atingir.

Elas devem estar diretamente relacionadas à missão e à visão da empresa e nortearão a definição dos demais objetivos: táticos e operacionais.

3. Definir os objetivos táticos

Os objetivos táticos são como micro objetivos da organização. São metas para cada setor da empresa.

Eles devem traduzir para cada setor da empresa o que devem fazer e devem ser estabelecidos de forma que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

4. Definir os objetivos operacionais (planos de ação)

Os objetivos operacionais são os voltados para a execução das operações e referem-se a cada tarefa especificamente.

Um plano de ação é uma forma organizada, com metodologia definida para estabelecer metas e objetivos, atividades a serem realizadas, apontar os responsáveis por elas e acompanhar o progresso.

Além desses exemplos de planejamento estratégico de uma empresa, é importante falarmos um pouco mais sobre a criação de planos de ação.

Eles são a linha de frente e as ações práticas finais de tudo aquilo que foi definido lá atrás, ao se olhar a missão e visão da empresa e usar as ferramentas estratégicas para definir objetivos.

Para colocar em prática: Kit de ferramentas de análise

Tópicos para montar um plano de ação:

  1. Saiba aonde quer chegar;
  2. Crie metas mensuráveis;
  3. Liste as tarefas a serem executadas;
  4. Divida as grandes tarefas em partes menores e mais gerenciáveis;
  5. Decida os prazos para as entregas cotidianas;
  6. Crie uma representação visual para o seu plano de ação;
  7. Acompanhe as ações com frequência.

Agora que você já tem exemplos de planejamento estratégico de uma empresa e, também, os principais pontos para montar o plano de ação, coloque-os em prática!

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão empresarial que pode ajudar sua empresa a definir seu planejamento estratégico baseado em fatos, unindo pessoas aos objetivos a serem alcançados.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre o assunto: Como fazer Gestão Estratégica

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!