A estratégia logística colabora para que as empresas tenham um melhor desempenho nos resultados, uma vez que evita o retrabalho e proporciona mais satisfação ao cliente.
Com o aumento das vendas online, sejam elas feitas por diversos canais como redes sociais, WhatsApp, plataformas de vendas ou até mesmo por e-commerces estruturados, a necessidade de uma boa gestão logística se intensificou.
Vale destacar que o conceito de logística estratégica não é novo, e ainda assim grande parte das empresas não dá a devida atenção ao tema.
Entretanto, se antes o comércio dava pouca importância ao assunto, agora com a possibilidade de vender para localidades mais distantes, a busca por aplicar uma estratégia logística se acentuou.
E se a sua empresa está querendo implantar uma estratégia logística para ter um desempenho mais elevado nos resultados, esse artigo é feito para você.
A logística tem um papel essencial dentro das organizações. Afinal, é ela quem garante que não haverá atrasos na entrega de pedidos, e com isso o cliente ficará mais satisfeito.
No entanto, essa prática não se resume apenas à entrega de pedidos, mas sim a diversos processos operacionais que vão desde a escolha de fornecedores.
Olhando de forma macro, a logística compreende a compra da matéria-prima, a armazenagem, a movimentação interna dentro da empresa, a escolha de transportadoras e a entrega do produto acabado para o cliente.
Quando essa gestão não é feita de maneira estratégica e integrada, há grandes chances de haver retrabalho, erros de compra, acarretando assim atraso de pedidos.
Leia também:
Quando uma organização aplica a estratégia logística e desenvolve um processo logístico eficaz, ela passa a ter diversos benefícios, como:
A redução de custo se dá pelo fato da empresa diminuir o tempo de estocagem, entregar produtos de forma mais rápida e ter menos retrabalho nas movimentações internas.
Por entregar produtos mais rapidamente, o cliente compra com mais frequência e isso gera aumento na produtividade, assim como na lucratividade do negócio.
E, por garantir entregas de produtos com qualidade e até mesmo antes do prazo combinado, os consumidores sentem-se mais satisfeitos, e isso é visto na melhoria dos índices de satisfação.
Um processo logístico bem feito e integrado contribui para o crescimento de uma organização em muitas frentes, mas principalmente colaborando para o aumento da lucratividade.
Pois, quando há falhas na logística todos os setores são afetados. Por exemplo, se há atraso de matéria-prima, a produção pode parar por falta de insumos.
Diante do risco dessa paralisação a empresa aumenta as compras de matéria-prima e consequentemente piora o giro de estoque. Esse aumento na compra faz diminuir o caixa da empresa, piorando os índices de liquidez.
Além dessa piora em indicadores financeiros, inevitavelmente os pedidos dos clientes vão atrasar e como consequência deixarão de fazer novos pedidos. Ou seja, a empresa só tem a perder.
Já quanto há uma estratégia logística bem determinada não há atrasos, a estocagem pode ser mínima, os índices de liquidez e giro de estoque melhoram e a empresa passa a ser mais produtiva e lucrativa.
A logística tem uma grande influência na gestão estratégica da empresa e até mesmo na comunicação estratégica. Afinal, se a logística não é bem feita, o planejamento estratégico não cumpre o seu objetivo.
Portanto, ao desenhar um planejamento estratégico, é preciso considerar todos os processos logísticos nesse momento, desde a escolha do fornecedor.
Aliás, tudo começa com a escolha certeira do fornecedor que terá que cumprir os prazos de entrega corretamente da matéria-prima evitando assim a necessidade de aumento de estocagem.
Bem estabelecido o prazo de entrega, a empresa consegue saber qual é o estoque mínimo necessário, considerando uma margem de segurança.
Fora isso, também é preciso desenhar toda a movimentação interna de modo que a entrada da matéria-prima, estocagem, movimentação para a produção, movimentação para o estoque acabado e despacho sejam feitos da forma mais rápida possível.
A logística agrega valor à organização ao contribuir para melhorar diversos indicadores de desempenho, como:
Note que uma estratégia logística bem desenhada permite à companhia ter um estoque menor, e por ser menor ele vai girar mais rápido.
Diante disso, o caixa da empresa permanece mais elevado uma vez que não precisa despender tanto capital para a compra de matéria-prima como forma de proteção.
Com movimentações mais rápidas internamente, as entregas são mais rápidas, melhorando o prazo médio de entrega ao cliente e, consequentemente, o recebimento também será mais rápido, impactando o financeiro da empresa.
A logística tem uma grande importância para as organizações, como vimos nos exemplos de estratégia logística citados acima.
Ou seja, ela colabora diretamente para que a empresa tenha mais lucro mensalmente. Por isso, não há como ignorar o fato de que para se implantar uma estratégia logística é preciso ter um bom software.
Afinal, é por meio do software que a organização consegue avaliar os indicadores, encontrar gargalos no processo e implantar um sistema de melhoria contínua.
Sem um bom processo de estratégia logística, muitas vezes há encarecimento no custo do produto que precisa ser repassado ao seu preço. A consequência é que a empresa perde competitividade mercadológica.
E diante de um mercado cada vez mais globalizado, ter preços competitivos é fundamental não só para crescer, como também se manter vivo.
Portanto, se sua empresa está em busca de um bom software para começar a implantar a estratégia logística de maneira integrada, dinâmica e focada em objetivos, agora você encontrou.
O STRATWS One vai ajudar o seu negócio a otimizar toda a gestão logística, com indicadores de fácil interpretação, colaborando assim para a redução de custo e melhora nos índices de lucratividade.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |