Como fazer follow up: um guia para o gestor

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Ao gerenciar equipes e acompanhar uma rotina constante de trabalho, torna-se indispensável avaliar o andamento das tarefas destinadas a cada funcionário. Mas como fazer follow up?

Em princípio, um monitoramento frequente abre espaço para a identificação de falhas e a ação de ideias corretivas para deixar o negócio nos eixos.

Esse é um dos princípios do follow Up, uma aplicação gerencial que deveria ser praticada por todo gestor.

Acompanhe esse conteúdo e perceba quais fatores devem ser levados em consideração para ter um follow Up bem executado. Veja:

Como fazer follow up

O que é follow up? Neste caso, não se trata do follow up de vendas, mas do acompanhamento do desempenho e das atividades dos funcionários.

Veja algumas dicas de como fazer follow up:

1- Intervalos

Os intervalos de tempo entre os períodos de checagem devem ser curtos para não dar margem a erros. Porém, para demonstrar confiança ao serviço de seu funcionário, realize intervenções cautelosas e despretensiosas com o intuito de manter o controle da situação.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que pessoas possuem perfis diferentes. Algumas são mais comprometidas, outras mais relaxadas. Logo, cada uma delas deve ser abordada de maneira diferente. Pense nisso quando for planejar como fazer follow up de cada funcionário.

2- Check List

É necessário ter anotado todas as tarefas que estão sendo realizadas pela sua equipe. Assim, você estará informado sobre os itens que deverão ser chegados. Lembrando, que eles se relacionam diretamente com as metas da equipe e demandam monitoramento.

3- Suporte

As pessoas esperam por direção e contam com ajuda quando necessário. O suporte e a doação do gestor para a elaboração de novas ideias ou possíveis soluções são itens que contribuem diretamente no sucesso do follow up.

4- Elogio

Não perca oportunidades de reconhecer um bom trabalho e motivar seus colabores. Não tem como fazer follow up efetivo sem essa postura.

Essa prática influência diretamente no ânimo e a motivação das pessoas e retorna como energia positiva para alcançar bons resultados.

5- Cobrança

Durante o processo de acompanhamento de tarefas, todos os fatores devem ser executados para conquistar resultados satisfatórios. Inclusive a cobrança e a firmeza, quando necessárias, não devem ser deixadas de lado.

Assim como o suporte e o elogio, a exigência também em importante em um follow up. Dessa forma, é possível mostrar sua segurança e atuação como líder diante de seus funcionários.

Leia o texto complementar “2/3 dos gestores ficam desconfortáveis ao se comunicarem com seus funcionários”, clique aqui.

6- Estímulo

Todo indivíduo, ao ser estimulado, mostra a sua capacidade de ir além. Fuja das situações óbvias e faça com que o próprio funcionário busque as soluções para os seus problemas diários.

Gerentes e gestores conquistam resultados por intermédio do trabalho de outras pessoas. Tendo isso em mente, o papel e a importância do follow up ganham ainda mais destaque e relevância.

Seus colaboradores são seu instrumento de trabalho e precisam se sentir seguros e capazes para realizarem boas tarefas. Reflita, coloque essa ideia em prática e perceba as diferenças.

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