Comunicação

Smarketing: definição, importância e como aumentar suas vendas com ele

Smarketing: definição, importância e como aumentar suas vendas com ele

Publicação : 03/04/2018

Por Siteware

7 min

Smarketing
Smarketing

A rixa entre venda e marketing é famosa e já gerou até filmes.

Mas trata-se de um comportamento antiquado e, acima de tudo, contraproducente, que deve ser evitado em sua empresa.

Para que uma empresa consiga alcançar bons resultados, é preciso que todos os setores trabalhem de forma integrada e em sinergia.

Nesse contexto, alinhar Vendas e Marketing é fundamental. Isso porque essas duas áreas são diretamente responsáveis pelo lucro dos negócios.

Você sabe o que é Smarketing?

O Smarketing surge como uma maneira de fazer com que esses dois departamentos vitais se complementem na busca do crescimento da empresa.

Mas o que esse termo significa?

Por que ele é importante?

Como funciona na prática?

As respostas para essas perguntas você confere agora!

O que é Smarketing?

A fusão entre smart (esperto) e marketing deu origem ao termo Smarketing.

Na prática, quando os setores de marketing e vendas de uma empresa trabalham juntos e de forma colaborativa para alcançar determinado objetivo, pratica-se o Smarketing.

O Marketing é responsável por gerar oportunidades de negócio. É ele que divulga a marca e fortalece o bom relacionamento com os clientes.

A equipe de Vendas, por sua vez, concretiza a venda. Cabe a ela receber os clientes do Marketing e fechar negócio.

O problema é que, quando esses departamentos atuam de maneira isolada, surgem alguns conflitos que prejudicam a produtividade e os resultados da empresa.

O Marketing alega que, mesmo após gerar demanda, o setor de Vendas não consegue fazer a conversão dos clientes.

Por outro lado, quem atua nas Vendas reclama que é o Marketing que não consegue criar necessidade de compra e que, por esse motivo, a conversão se torna mais difícil.

Assim, a prática do Smarketing traz vantagens para a empresa, com o objetivo de promover a harmonia entre as duas equipes e gerar melhores resultados para o negócio.

Importância para os negócios

Para que o faturamento de uma empresa aumente, os times de Marketing e de Vendas precisam caminhar juntos.

Quando os objetivos encontram-se bem alinhados, é mais fácil colocar em prática ações estratégicas que beneficiem ambos os setores.

O Smarketing permite que esses setores compreendam melhor como cada um funciona.

Isso otimiza esforços, reduz custos e garante mais assertividade aos processos.

Ou seja: o Smarketing traz resultados porque o Marketing cria campanhas eficientes com leads qualificados e Vendas consegue potencializar a conversão dos clientes.

Ao contrário do que acontece quando as equipes trabalham separadamente, a união entre Marketing e Vendas faz com que a comunicação seja mais transparente.

Quando bem executada, essa colaboração mútua é capaz de impactar positivamente a lucratividade dos negócios.

5 dicas de como aplicar o Smarketing

1 – Defina objetivos em comum

As equipes de Marketing e de Vendas precisam saber quais resultados elas precisam alcançar.

Quando as metas e os objetivos são divergentes, uma equipe pode acabar prejudicando o desempenho da outra.

Não adianta determinar que Marketing gere uma enorme quantidade de leads se o objetivo de Vendas naquele mês for fidelizar clientes atuais e reconquistar clientes inativos.

Além de metas específicas para cada departamento (mas que se complementem), metas comuns devem ser traçadas, como o aumento da taxa de conversões, por exemplo.

2 – Defina personas claramente

É preciso que as equipes de Marketing e de Vendas tenham a mesma visão sobre quem são as personas para as quais o negócio se direciona.

Assim, ambas poderão contribuir com ideias para atingir potenciais clientes de maneira mais assertiva e eficiente.

E, na verdade, a experiência de campo no trato com os clientes da equipe de Vendas é fundamental para auxiliar o Marketing a definir personas.

Trabalhando juntos, os dois departamentos podem fazer um trabalho bem melhor ao definir os clientes típicos da empresa.

3 – Estabeleça os SLAs

SLA significa Service Level Agreement.

Trata-se de um acordo sobre o que cada equipe deve fazer.

É ele que mantém todos alinhados com os objetivos em comum e evita que um setor fique mais sobrecarregado que o outro.

Ou seja, Marketing e Vendas ficam cientes sobre suas obrigações e sabem exatamente o que um pode esperar (e cobrar) do outro.

4 – Evite competições

Incentive a colaboração entre Marketing e Vendas, e não a competição.

Lembre-se que um depende do outro para conseguir um desempenho satisfatório.

Ao primeiro sinal de que os dois times estão se estranhando, é fundamental alinhar as arestas e mostra todas as vantagens do Smarketing para as duas equipes.

5 – Promova a comunicação entre os departamentos

A comunicação constante entre Marketing e Vendas é fundamental para que o trabalho possa fluir melhor.

A equipes precisam dialogar entre si para que ambas tenham conhecimento sobre o andamento das atividades de cada uma.

Assim, será possível propor ajustes ou atualizações que contribuam para o alcance de resultados.

Ferramentas de comunicação interna e um bom sistema de CRM são providências que podem colaborar muito com esse objetivo.

Conclusão

Marketing e Vendas são dois importantíssimos setores de qualquer empresa.

Os resultados de um impactam diretamente nos resultados do outro. Por isso, ambos precisam estar alinhados e trabalhar de maneira colaborativa.

Unir essas duas equipes é uma estratégia bastante eficiente para empresas que querem maximizar a lucratividade.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.