Projetos

Indicadores de inovação nas empresas: confira os 9 mais utilizados

Indicadores de inovação nas empresas: confira os 9 mais utilizados

Publicação : 01/10/2018

Por Siteware

8 min

Indicadores de inovação
Indicadores de inovação

Sem inovação não há como surpreender seus clientes com maneiras cada vez melhores de atender sua necessidades.

Como diria Steve Jobs:

“A inovação é o que distingue um líder de um seguidor”

Por isso, a inovação desempenha papel estratégico nas organizações de sucesso. Ela é a palavra-chave para as empresas que querem se tornar mais competitivas e sobreviver no mercado.

Mas, para desenvolver um projeto de inovação eficaz, é fundamental saber como medir os resultados desse projeto. Para isso, existem os indicadores de inovação nas empresas.

Tratam-se de ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e a acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da empresa, estabelecendo diretrizes a serem seguidas.

A intenção desses indicadores é verificar se os esforços de inovação estão gerando resultados positivos; caso não estejam, o gestor pode utilizar as informações para reavaliar sua metodologia e reverter a situação.

Empresas que têm como objetivo estratégico o lançamento de novos produtos, serviços e processos precisam saber como mensurar a inovação.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com 9 indicadores de inovação nas empresas para você utilizar no seu negócio.

Mas antes de conferir a lista, dê uma olhada neste TED Talk sobre inovação na empresas:

9 indicadores de inovação nas empresas

Antes de listarmos os principais indicadores de inovação tecnológica nas empresas, vale a pena elencar as vantagens que esse tipo de mensuração pode oferecer ao seu negócio.

Vantagens do uso de indicadores de inovação nas empresas

  • Visão mais clara sobre a capacidade de inovação da empresa;
  • Compreensão sobre onde é preciso concentrar mais esforços;
  • Identificação dos pontos fortes e fracos;
  • Maior entendimento sobre as atuais práticas e os resultados obtidos;
  • Promoção da cultura de inovação na empresa;
  • Melhoria contínua do potencial de inovação.

Agora sim, vamos aos indicadores de inovação tecnológica nas empresas:

1 – Redução de custos

A redução de custos dos processos internos é um dos principais motivos que levam as empresas a buscarem pela inovação.

Portanto, ao implementar uma ideia inovadora, o índice de redução de custos é um indicador muito útil; afinal, não é vantagem se a sua empresa inovar e, ao mesmo tempo, ver os seus custos aumentarem significativamente.

2 – Investimento em P&D

A quantidade de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é um dos mais importantes indicadores de inovação tecnológica nas empresas.

Isso porque, para inovar, é preciso investir na produção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades e de tecnologia.

3 – Investimento médio por projeto

O cálculo para descobrir o investimento médio por projeto não é difícil. Basta pegar todo o montante investido e dividi-lo pela quantidade de projetos inovadores que foram implementados de fato.

Como resultado, você terá um indicador de inovação que te mostrará quanto cada projeto custou. Essa informação te ajudará também na hora de avaliar o ROI.

4 – Retorno sobre o Investimento – ROI

Aqui não tem segredo. O Retorno sobre o Investimento é um indicador usado em diferentes aspectos de uma empresa; e no quesito inovação ele se mostra bastante útil também.

Para inovar, é preciso investir. Nesse sentido, o mínimo que se espera de um projeto de inovação é que ele traga um retorno capaz de cobrir o investimento.

Se o retorno for acima do valor investido, a empresa sai no lucro. Caso contrário, é prejuízo.

Veja também: Como calcular o índice de lucratividade: passo a passo sem segredos

5 – Quantidade de ideias geradas

Toda inovação parte de uma ideia, as quais são avaliadas e testadas até que cheguem a um produto final inovador.

Portanto a quantidade de ideias geradas em determinado período é um interessante indicador do potencial inovativo da sua empresa. Ou seja: quanto mais ideias os seus colaboradores tiverem, maior será a capacidade de a sua empresa inovar.

Vale lembrar que, neste indicador, não são consideradas apenas as ideias que acabam virando projetos.

6 – Taxa de ideias por colaborador

Neste indicador, é medida a quantidade de ideias geradas por colaborador em determinado período.

Com essa informação, você pode identificar os colaboradores menos produtivos na geração de ideias e, partir disso, dialogar com cada um deles para descobrir as causas dessa baixa participação e incentivá-los a participarem mais.

7 – Quantidade de projetos em andamento

Já neste indicador, são contabilizadas as ideias que, de fato, viraram projetos de inovação e que já estão em andamento.

Com esse indicador, é possível prever o quão intensa é a inovação a curto e médio prazo e quantos projetos a sua empresa é capaz de executar em determinado período.

8 – Quantidade de inovações

No 8º item da nossa lista de indicadores de inovação nas empresas, o projeto de inovação abandona o status de “projeto” e é efetivamente implementado. A intenção deste indicador é medir quantas inovações a sua empresa conseguiu implementar em determinado período.

9 – Taxa de sucesso

Se o seu projeto de inovação tem como objetivo lançar um novo produto ou serviço, você pode utilizar a taxa de sucesso como indicador para avaliar a recepção do público.

Se a taxa de sucesso for baixa, significa que a adesão do público não foi satisfatória e que, portanto, é preciso rever as estratégias de inovação para futuros produtos ou serviços.

Esses foram os nosso 9 principais indicadores de inovação nas empresas. Que tal colocá-los em prática e avaliar o potencial que o seu negócio tem em inovar?

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa robusto e fácil de usar, que integra pessoas, operação e estratégia para que sua empresa alcance os melhores resultados.

Com ele é possível acompanhar diversos indicadores de desempenho de seu negócio, de forma ágil e transparente.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Baixe este infográfico gratuito e entenda ainda mais sobre como monitorar indicadores de desempenho: Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time?