Produtividade

7 dicas para quem quer saber: – Como melhorar minha produtividade?

7 dicas para quem quer saber: – Como melhorar minha produtividade?

Publicação : 14/02/2017

Por Siteware

8 min

como melhorar minha produtividade
como melhorar minha produtividade

Essa pergunta não sai de sua cabeça: Como melhorar minha produtividade?

como aumentar minha produtividade

Organizar a rotina de trabalho e evitar a procrastinação são passos cruciais para aprimorar os resultados e aumentar o engajamento. Contudo, para que se consiga melhorar a produtividade, é preciso promover algumas mudanças na rotina e contar com alguns recursos.

Confira, a seguir, uma lista com 7 hacks que ajudarão a aumentar a produtividade!

Como melhorar minha produtividade: as 7 dicas que você precisa conhecer

1. Organize sua rotina pela manhã

Antes de começar o seu dia, crie uma lista com todos os afazeres e os organize por ordem de prioridade e urgência. Com isso, é possível saber, de maneira mais estruturada, quais atividades merecem maior atenção e quais delas podem ser feitas depois.

No entanto, é necessário ter o cuidado de não adiar frequentemente as tarefas menos importantes, pois elas correm o risco de se tornarem críticas e fazer com que o tempo necessário para as resolver seja ainda maior — sem contar nas consequências que essa procrastinação pode trazer.

2. Crie tempo para você

Não há como melhorar minha produtividade porque não tenho tempo! – alguns dizem.

Mas gerenciar as distrações também é outro passo básico para conseguir aproveitar o tempo com maior eficácia e melhorar a produtividade. Nesse sentido, vale a pena deixar de lado questões como e-mail, celular e, principalmente, as redes sociais enquanto se realiza determinadas tarefas.

Existem aplicativos e extensões que podem ser utilizados para bloquear o acesso a alguns sites durante um período pré-estabelecido. Com isso, o foco fica voltado para o trabalho e as outras atividades podem ser feitas durante o tempo livre, por exemplo.

3. Descubra como seu tempo está sendo gasto

Comece a acompanhar quanto tempo gasta em cada atividade que realiza e os intervalos que são feitos durante o dia. Além disso, vale a pena utilizar extensões para o navegador ou aplicativos para o celular que ajudam a visualizar como você gasta seu tempo com cada tarefa.

Ou seja, com isso se torna possível saber qual é o tempo médio gasto com atividades produtivas e quanto tempo se passa procrastinando ou realizando atividades que não ajudam a produzir coisas realmente úteis para a empresa.

4. Não confie somente na memória

Com a quantidade de informações recebidas durante um dia e as tarefas que precisam ser feitas, é bem provável que em algum momento a memória falhe. Para evitar esse tipo de problema, vale a pena escrever listas com os objetivos que precisam ser cumpridos durante o dia.

Se escrever não é a melhor opção, também é possível contar com aplicativos que ajudam a organizar a agenda e ainda emitem alertas no celular, lembrando dos prazos que precisam ser cumpridos para cada tarefa.

A vantagem de usar essas listas é a possibilidade de acompanhar tudo e ter a satisfação de marcar cada atividade como finalizada — o que ajuda a ter uma sensação ainda maior de que o dia está sendo produtivo.

5. Use a regra dos dois minutos

Essa regra parte da premissa de que se uma atividade leva menos de dois minutos para ser finalizada, ela deve ser feita o quanto antes. Mesmo se outra tarefa mais complexa estiver em andamento.

Com isso, evita-se que as coisas simples acumulem-se e se tornem críticas, levando muito mais tempo para serem resolvidas que antes. Um bom exemplo disso é uma caixa de e-mails cheia de mensagens que estão aguardando uma resposta.

Outro ponto de vista a respeito da regra dos dois minutos consiste no método publicado pelo autor Merlin Mann em 2005. Nessa técnica, a ideia é que a pessoa trabalhe por 10 minutos ininterruptos, fazendo pausas de dois minutos ao final desse tempo.

Seguindo esse método, a cada hora, 5 ciclos de trabalho/pausa são realizados. Isso permite que se tenha mais foco durante certo período, ao mesmo tempo em que se realizam pausas que permitem levantar, tomar um café, fazer uma ligação, entre outras coisas.

6. Cuide da saúde para melhorar a produtividade

Muitos se perguntam “como melhorar minha produtividade”, mas se esquecem da saúde.

Esse hack não é algo diretamente ligado à produtividade, mas vale a pena ser abordado, já que influencia na disposição e na capacidade de concluir as tarefas diárias. Sendo assim:

Garanta boas noites de sono

Noites mal dormidas podem causar problemas de memória, concentração, estresse e fadiga, o que afeta a maneira com que você lida com os afazeres. Por outro lado, preocupar-se em ter qualidade no sono faz com que você se sinta mais disposto e, consequentemente, mais produtivo.

Exercite-se

Que a prática de exercícios físicos proporciona diversos benefícios físicos e mentais, muitas pessoas já sabem. Diversos estudos e pesquisas já foram divulgados comprovando esse fato.

Porém, o que muita gente ainda não sabe é que uma simples ginástica laboral ou uma caminhada rápida pela manhã pode ajudar a melhorar a produtividade no trabalho. Isso porque a prática de exercícios ajuda a melhorar o sono, reduz os níveis de estresse, aumenta a disposição, entre outras vantagens.

Mantenha-se hidratado

A falta de hidratação adequada pode causar fadiga e problemas com foco no trabalho. Ou seja, deixar de beber água durante o dia faz com que a produtividade tenha tendência a diminuir ao longo do dia.

Muitas pessoas têm o problema de “esquecer” de se hidratar, mas isso pode ser contornado mantendo uma garrafinha de água na mesa ou até mesmo utilizando aplicativos que emitem alertas no celular, lembrando de beber água de tempos em tempos.

7. Automatize tarefas

Durante esse artigo escrito para responder a quem se pergunta “como melhorar minha produtividade” já foi citada a possibilidade de contar com a tecnologia para ajudar a melhorar a produtividade, controlando e acompanhando as tarefas que precisam ser feitas. Essa automatização de tarefas, além de facilitar a rotina, ajuda diretamente a aumentar a quantidade de tarefas realizadas.

Nesse sentido, é possível gerenciar ligações, verificar a previsão do tempo, anotar pontos importantes, marcar tarefas como urgentes e realizadas, entre outras coisas. Isso vale também para a utilização de um sistema de gestão, que ajuda a concluir as atividades com maior agilidade e proporciona diversos outros benefícios.

As melhores opções para conseguir melhorar a produtividade estão ligadas a encontrar meios de simplificar as escolhas e a rotina, adotando hábitos que contribuem para aumentar a eficiência. Vale lembrar que essas dicas servem tanto para o ambiente profissional quanto para o pessoal.

O que achou desse post sobre como melhorar sua produtividade? Quer saber como aumentar a produtividade nas reuniões? Então aproveite para conferir este conteúdo agora mesmo!