Pesquisa de mercado: como usá-la de maneira estratégica

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De 0 a 10, que nota você dá para a importância de realizar uma pesquisa de mercado para as atividades da empresa? Se a nota foi baixa ou você não soube qual nota dar, fica a nossa dica de que essa é uma ferramenta essencial para traçar os rumos do negócio. Mas não é só isso. 

A pesquisa é indispensável para qualquer empresa que busca resultados melhores dos que os da concorrência e que, para isso, precisa investir na estratégia certa. 

Os resultados aos quais nos referimos envolvem todas as operações — a resposta sobre a criação de um novo produto e a aceitação dele, a saúde da marca, como anda o relacionamento com os clientes e muito mais.

Esse tipo de análise é o ponto de partida para a criação do planejamento estratégico de cada área da organização, tanto no que diz respeito ao cliente final, quanto às atividades que envolvem os mais diversos investimentos, financeiros ou não. Neste artigo, você vai entender como a pesquisa pode elevar o potencial da empresa em todos os níveis.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta para coletar informações sobre o segmento — e isso envolve dados sobre o comportamento do consumidor e dos concorrentes — e tomar decisões a partir dos resultados dessa análise. 

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado e elas podem, entre outras coisas, ajudar a identificar oportunidades de melhoria nos produtos ou serviços da empresa, entender como estreitar o relacionamento com os clientes e compreender como a marca é percebida pelo mercado.

Conheça também as 5 forças de Porter e como elas podem te ajudar a conhecer melhor seu mercado!

Como a pesquisa se relaciona com a gestão das empresas

Não é exagero falar que as pesquisas de mercado são essenciais para o sucesso de todas as operações e níveis estratégicos de uma organização. 

É a partir dessa ferramenta que será possível traçar ou revisar um planejamento estratégico com ações que vão desde o engajamento dos colaboradores até a geração de receitas final. 

Veja alguns exemplos:

Lançamento de produtos

Uma pesquisa bem elaborada permite à empresa saber se está no caminho certo ou não, se a comunicação é efetiva e se o impacto de uma campanha publicitária na intenção de compra. Afinal, é complexo se lançar em um mercado inexplorado ou pouco conhecido. 

Para isso, existem as pesquisas de pré e pós-teste. Elas consistem, basicamente, em entender o potencial de uma campanha e se o produto ou serviço tem chances de ser bem aceito pelo mercado antes da veiculação em canais e de mídia (pré) e se isso se concretizou (pós).

Identificação de novos mercados (ou nichos)

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, em tempos de crise a pesquisa se torna uma aliada do negócio. É por meio dela que a empresa tem subsídios importantes para entender fatores como:

  1. para onde mercado está indo e quais são os movimentos possíveis;
  2. o que antes era preferência dos clientes e agora não é mais (e o porquê disso);
  3. quais são os novos hábitos dos consumidores e o que levou a esse comportamento.

O que acontece, geralmente, é que, como a pesquisa faz parte das ações de marketing, em cenários de crise ela tende a não ser tão utilizada, já que o setor é um dos primeiros a sofrer com a falta de verbas em situações assim. Porém, entenda que esse é um erro.

É justamente no contexto de crise que os investimentos financeiros devem ser bem planejados e direcionados àquilo que trará receita para o negócio. Ou até mesmo para vislumbrar oportunidades e tendências de mercado.

Da mesma maneira, nesse momento é importante saber quais cortes podem ser feitos e quais não. E adivinha quem vai oferecer dados suficientes para a empresa tomar as melhores decisões? Acertou quem disse que é a pesquisa de mercado.

Relacionamento com os clientes

O relacionamento com o cliente passa por estágios como atendimento e a experiência dele antes, durante e depois de uma compra. Com isso, ele passa por várias pessoas que podem estar bem ou mal preparadas para atendê-lo e o bom relacionamento começa aí.

Nesse sentido, a pesquisa de mercado também se faz eficaz, pois, por meio dela, os gestores conseguirão identificar se há gargalos no relacionamento com o consumidor e quais são eles. Inclusive, a pesquisa online é uma ferramenta excelente, já que o cliente pode fazer suas considerações de forma rápida e sigilosa.

Indicadores de satisfação 

Mas o índice de satisfação do cliente não está diretamente ligado ao relacionamento com ele? Sim, mas podemos ir além. Acontece que o relacionamento com o consumidor pode ser muito saudável, mas ele pode não estar 100% satisfeito com o produto ou serviço e desejar sugerir melhorias (outro desdobramento de um bom relacionamento).

Esses apontamos podem servir para ajustes a fim de oferecer uma satisfação completa tanto com o que é oferecido pela empresa, quanto no relacionamento diário com o público. Uma pesquisa muito interessante nesse sentido é a avaliação por NPS (Net Promoter Score), que consiste em identificar os clientes promotores da sua marca.

Você já deve ter recebido no seu e-mail uma dessas pesquisas. São aquelas que perguntam a sua nota (de 0 a 10) em relação à satisfação com o serviço ou com a empresa em si, além de outras abordagens que são planejadas de acordo com o que se pretende identificar.

Os principais métodos para realizar uma pesquisa de mercado

Os dois principais métodos para colher informações em uma pesquisa de mercado são a coleta por meio de entrevistas e por meio da observação. A entrevista consiste em elaborar um questionário com as perguntas pertinentes para o estágio da avaliação.

Essas entrevistas podem ser feitas pessoalmente, por telefone, SMS, ou por pesquisas online, por meio de sites, aplicativos, e-mail, entre outros. 

Já o método por observação se propõe a observar o comportamento do consumidor no passado e no presente. Apesar de mais complexo, costuma ser utilizado quando já foram feitas pesquisas anteriores e que podem servir de base para ações futuras.

Por que investir em pesquisa online?

A pesquisa online é uma solução ágil, prática, eficiente e segura, principalmente quando a organização não tem muito tempo para tomar as melhores decisões. Além disso, ela está inserida em um contexto que aponta para hábitos cada vez mais dependentes de ambiente virtual, como as compras. 

Percebeu como as pessoas estão utilizando cada vez mais a internet para comprar? Para esse cenário, pesquisas online são boas estratégias para entender, de forma quase instantânea, as percepções do consumidor sobre a experiência virtual, já que ele pode responder formulários com perguntas rápidas, sem tomar muito do seu tempo.

Assim, fica claro como a pesquisa de mercado deve ser vista como uma aliada do sucesso das operações da empresa. Em todas as áreas ela pode (e deve) ser aplicada, basta ter o objetivo em mente, escolher a forma de aplicação e aproveitar os dados de maneira estratégica.

Este texto foi escrito pela MindMiners, que é uma empresa de tecnologia especializada em desvendar o comportamento humano, porque passa 24 horas por dia conectada a mais de três milhões de pessoas ao redor do país. Com a plataforma de human analytics, você encontra a solução ideal de pesquisa para o seu desafio e a resposta certa para as perguntas que você tem sobre o seu consumidor.

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