Siteware na revista CFO – Rússia

CONTEÚDO

Siteware na revista CFO

CONTEÚDO

A Siteware foi citada durante a entrevista de Maria Kalmakova, gerente de desempenho da Strauss Coffee, para a revista CFO Rússia – publicação mensal direcionada para diretores financeiros.

A Strauss Coffee, uma das maiores produtoras de café do mundo, representa um marco na história da Siteware por ser a primeira empresa internacional a implementar o software STRATWs One em suas operações.

Siteware inicia sua expansão internacional

Sobre a Strauss

A Strauss Coffee é uma empresa de café puro, que está entre as 10 maiores empresas de café do mundo. Ela opera em 10 países diferentes em todo o mundo, possui mais de 16 marcas e mais de 6.000 funcionários. Faz parte do Grupo Strauss, que foi fundado em Israel e hoje é um importante participante no mercado global de alimentos e bebidas.

Confira a entrevista:

CFO: Qual dos métodos de transformação digital é usado na “Strauss” para melhorar os processos de negócios?

Maria Kalmakova: Quando as pessoas falam sobre transformação digital, muitas vezes elas querem dizer tecnologias digitais para o usuário final: novas aplicações, gabinetes pessoais modernos, soluções on-line. Mas poucas pessoas pensam em aplicar tecnologia a seus próprios funcionários.

A “Strauss” – uma grande empresa internacional para a produção e venda de café – começou a aplicar a tecnologia digital em várias direções ao mesmo tempo. Dado o tamanho da empresa, o principal canal de vendas é o varejo. Para criar e vender produtos, os sistemas modernos são usados ​​na produção, logística, finanças e outras divisões.

Paralelamente à aplicação de novas tecnologias para consumidores externos, decidimos conectar nossos funcionários a sistemas modernos. Durante o lançamento do programa para melhorar a eficiência dos processos de negócios (gestão de desempenho, Lean), a empresa aplicou novas abordagens com ênfase na experiência do usuário. Nós nos concentramos em criar transparência dentro da empresa, engajando funcionários e comunicação eficiente entre eles para a melhoria contínua dos processos de negócios.

Para isso, adicionamos uma plataforma “amigável” para conectar KPI, processos, projetos, tarefas, comunicação de funcionários – seguindo o mesmo princípio do Facebook. O resultado final está sendo conseguir determinar as causas profundas dos desvios dos objetivos, formular as melhores práticas, trabalhar com ideias e iniciativas. Nós constantemente recebemos feedback e entendemos o que o funcionário quer.

CFO: Que efeito a empresa obteve?

O programa para melhorar a eficiência dos processos de negócios na Strauss começou em um nível global. No Brasil, onde nós somos um dos líderes na produção e venda de café, aplicamos o Performance Excellence em 2012. De 2015 a 2017, o desempenho financeiro da empresa no Brasil aumentou em 40%: as vendas atingiram US $ 1 bilhão por ano. Desde 2017, o programa começou na Rússia, Polônia, Romênia, Israel, Ucrânia e Sérvia.

Na Rússia, é cedo demais para falar sobre o efeito financeiro. No momento, avaliamos o envolvimento dos funcionários, seu feedback e introduzimos melhorias rápidas. A tarefa para o primeiro ano é construir o sistema e configurar o mecanismo para que ele funcione de forma independente. De acordo com nossas pesquisas, 80% dos funcionários avaliam positivamente o programa e veem benefícios nele.

CFO: Quais são os desafios enfrentados pelas empresas na gestão da eficiência dos processos de negócios durante a transformação digital? Como a Strauss cuida deles?

As complexidades nas empresas são frequentemente associadas a um grande número de sistemas de TI que não interagem. Os funcionários precisam registrar as mesmas informações em lugares diferentes. As soluções de TI adequadas para bancos de dados não podem ser chamadas de “amigáveis” ou adequadas para o trabalho diário e a comunicação. Por isso, os funcionários não estão envolvidos na melhoria contínua.

Na minha experiência em 2011-2012 em um grande banco russo, tentamos automatizar o gerenciamento de eficiência, configurar o cálculo automático dos resultados de KPIs, calcular o tempo e o custo dos processos. A ideia foi elaborada e rejeitada. Havia dezenas de sistemas nos quais os processos de negócios operavam. Naquela época, praticamente não havia soluções que pudessem consolidar e analisar para nós uma série de dados em um curto período de tempo diariamente.

Em 2013-2014, durante os projetos para melhorar os processos de telecomunicações, a empresa decidiu trabalhar com o Excel. Desenvolvemos um arquivo detalhado, no qual dados de uma variedade de outras tabelas foram carregados. Todos os estágios do processo e seus principais indicadores foram exibidos: tempo de execução, erros, custo. O arquivo final foi pensado e feito qualitativamente, mas seis meses depois os funcionários pararam de usá-lo. Foi fortemente boicotado, o processo mudou e foi necessário atualizar manualmente um monte de hiperlinks e arquivos relacionados.

Com base na experiência anterior, a Strauss definiu a tarefa de conectar imediatamente os processos, KPIs, projetos e o desejo dos funcionários em trabalhar com isso. Levamos em conta o fato de que não basta que os funcionários tenham uma solução de TI ideal. Para projetos com mudanças de processos, a participação e a fé dos líderes da empresa é importante. Em todas as nossas reuniões de configuração, os chefes de departamentos e o diretor geral estão envolvidos, estão constantemente interessados ​​e dão feedback. Os diretores são um dos usuários mais ativos do sistema de TI: eles trabalham com tarefas, iniciativas, criam e lideram projetos.

CFO: Quais são as vantagens da tecnologia usada no “Strauss” que você vê?

Acredita-se que a introdução de uma aplicação moderna irá resolver os problemas e tarefas da empresa. Na prática, isso não é verdade. É importante poder informar aos funcionários que este não é um projeto de TI. Programas e aplicativos são ferramentas que nos ajudam a melhorar os processos de negócios.

Estudando as práticas de outras empresas, posso dizer que temos uma solução única de TI para vincular a eficácia da empresa em um só lugar. Fácil de usar, seus funcionários utilizam ativamente na vida cotidiana. No entanto, as mudanças estão ligadas às pessoas, e isso funcionará enquanto os líderes e participantes da empresa acreditarem e virem os resultados. Um dos principais sucessos no período da digitalização é a personalização. Os clientes – externos e internos – devem sentir que estão trabalhando individualmente e, ao mesmo tempo, entender que não estão sozinhos, que estão em equipe.

Para ver a publicação original na CFO Rússia.
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Luiza AndradeJornalista, analista de SEO e produtora de conteúdo para a Siteware. Fotógrafa nas horas vagas e completamente viciada em música e internet.