A Terceira Plataforma de TI

CONTEÚDO

CONTEÚDO

No mundo da tecnologia da informação estamos atravessando aquela que é considerada pelo IDC como a era da Terceira Plataforma. Coincidência ou não, o ciclo das duas primeiras plataformas, formadas respectivamente pelos mainframes (computadores de grande porte) e pelos PCs (computadores pessoais), foi de cerca de 25 anos.

Terceira Plataforma

O mundo de hoje é mais complexo do que aquele no qual surgiram as duas primeiras plataformas. A Terceira Plataforma é formada não apenas por uma tecnologia, mas sim por um grupo de tecnologias complementares, consideradas pelo IDC como os pilares desta nova era. Estamos falando da computação em nuvem (cloud computing), big data, as tecnologias sociais (social business) e a mobilidade.

Estes mesmos pilares são considerados pelo Gartner como “The Nexus of Forces” ou “A Convergência de Forças”, pois a junção desses elementos traz a evolução do que conhecíamos até hoje, introduzindo o conceito de Digital Business, que se caracteriza por negócios sem fronteira definida entre os mundos digital e físico.

Nexus of Forces

Cloud Computing

O cloud computing ou computação em nuvem se caracteriza pelo uso de aplicações ou pelo acesso à informações armazenadas em servidores na nuvem, a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de diferentes dispositivos. Este conceito surgiu no início da década passada, mas só recentemente é que ele vem sendo popularizado, com a melhoria dos links de internet, a ampliação das funções dos serviços ofertados e a diminuição da desconfiança sobre a segurança da informação.

A inovação por trás da computação em nuvem está mais atrelada ao modelo de negócio do que associada à alguma tecnologia disruptiva, pois todos os elementos tecnológicos nos quais o cloud computing se baseia já estavam disponíveis na última década do século passado.

Big Data

O big data é um conceito bastante amplo, mas mal utilizado em grande parte das vezes. Atualmente temos à disposição diversas fontes de informação tais como as redes sociais, uma infinidade de aplicativos e sistemas, os dispositivos móveis, etc. Essas fontes acabam gerando um enorme volume de dados não estruturados e em diferentes formatos. Big data é, portanto, o processo de coleta, análise e classificação destes dados, transformando-os em uma informação estruturada e que seja capaz de gerar conhecimento.

Tecnologias Sociais

As tecnologias sociais, também chamadas de social business, são o resultado da aplicação dos conceitos de compartilhamento e colaboração, tão comuns em redes sociais como Twitter, Facebook e Linkedin, ao ambiente corporativo. Dentre os diversos benefícios desta abordagem destacamos: melhoria da comunicação dentro da empresa, disseminação do conhecimento tácito, engajamento da força de trabalho em torno dos mesmos objetivos e a criação de uma grande base de conhecimento.

Mobilidade

A mobilidade elevou a computação pessoal a um outro nível. Se antes aguardávamos chegar em casa ou no trabalho para “ficar” on-line, hoje estamos on-line o tempo todo. Nesse ritmo, já não soa estranho a ideia de integração plena entre homem e máquina, ainda hoje restrita aos filmes de ficção científica. Estamos assistindo a uma proliferação no uso de dispositivos móveis: do smartphone, passando pelos smartwatches, até chegar aos chamados wearables, estamos, o tempo todo, conectados e gerando informação.

Atenta à esta nova tendência, a Siteware vem trabalhando nos últimos anos em um conjunto de soluções que irá redefinir a forma como as empresas fazem a Gestão Estratégica. Estes novos produtos são totalmente aderentes aos 4 pilares da Terceira Plataforma, garantindo a seus usuários o pioneirismo naquilo que mais importa em uma empresa: a melhoria na comunicação e dos resultados.

Banner 16 A Terceira Plataforma de TI