Gerenciamento de serviços de TI: como aplicar?

CONTEÚDO

gerenciamento de serviços de TI

CONTEÚDO

Devido aos avanços tecnológicos que a civilização atual tem passado, é cada vez mais comum que setores que antes tinham apenas uma função ou objetivo, passem a atuar em várias áreas, agregando funcionalidades à equipe e otimizando processos que antes aconteciam de maneira mais demorada.

O TI ou Tecnologia da Informação é um deles. A relação dessa equipe com a empresa mudou e, principalmente, as funções e objetivos têm se expandido conforme as demandas de mercado vão surgindo. Há algumas décadas, esse setor era o responsável por garantir o bom funcionamento da infraestrutura da empresa, hoje o foco é outro.

Não que ele tenha deixado de exercer a função que originalmente foi estabelecida para esse departamento, mas foi agregado às responsabilidades do TI, funções como a implantação e alinhamento das estratégias de negócio da empresa. O setor é peça fundamental para que o projeto seja bem aplicado e o retorno financeiro seja o esperado.

E esse é o maior desafio aqui, saber equilibrar os investimentos em tecnologia da informação com o retorno esperado e obtido. Por isso, a criação de um bom plano de gerenciamento de serviços de TI, que envolve desde planejamentos estratégicos, até administrar algum incidente.

Para te ajudar nessa missão, vamos te dar algumas dicas e informações necessárias para que você saiba exatamente o que é gerenciamento de serviços de TI, além de como comandar esse setor tão importante para o funcionamento da empresa. Confira!

Como aconteceu a evolução de TI – Tecnologia da Informação?

Essa é uma profissão relativamente nova, seu início se deu por volta de 40 anos atrás, já que a tecnologia como conhecemos hoje e as formas de se trabalhar os processos gerenciais de uma empresa são recentes. Apesar disso, a evolução das funções e especializações desse profissional são surpreendentes e acontecem rapidamente.

O escritor Peter G. W. Keen (1941-2021) explica em seu livro intitulado “Guia Gerencial para a Tecnologia da Informação” que a evolução do TI se deu em quatro períodos diferentes, com aspectos totalmente distintos, são eles:

  • 1º período: Processamento de dados (década de 1960);
  • 2º período: Sistemas de informações (década de 1970);
  • 3º período: Inovação e vantagem competitiva (década 1980);
  • 4º período: Integração e reestruturação do negócio (década 1990).

Ou seja, o setor de TI passou a desempenhar funções que vão além de garantir que os computadores da empresa estejam funcionando bem, por exemplo. Dessa forma, fica claro que a concepção de gerenciamento de serviços de TI é muito mais complexa do que isso. Então, vamos dar um passo atrás e entender inicialmente como é o serviço do TI.

Um profissional de TI trabalha na cocriação dos valores entre o setor, o público externo e interno de maneira geral. Esse é o conceito estabelecido pela ITIL 4, o maior framework de gerenciamento de serviços do mundo, estabelecido em 2019. 

O que ele quis dizer com isso? Basicamente que esse profissional cria, gerencia e distribui todas as informações digitais de uma organização, além de administrar os processamentos desses dados e coordenar o funcionamento de softwares, hardwares e da informática básica da empresa.

Características de bom profissional de TI

Um bom profissional de TI precisa se relacionar com todos os setores da empresa, além de estar familiarizado com os softwares da empresa e com a administração desses sistemas, com foco no impulsionamento das atividades diárias de todos os colaboradores. Por isso, suas competências precisam ir além de aspectos técnicos e específicos da área, como:

  • amar tecnologia em primeiro lugar;
  • ser um bom profissional, que entenda todos os aspectos da empresa;
  • ter conhecimento prático nas técnicas relacionadas;
  • ter senso de equipe;
  • ser inovador e estar sempre atualizado das novidades do mercado;
  • ver problemas como oportunidades de aprendizado;
  • amar os desafios técnicos;
  • ter uma ampla visão de negócios.

Depois de entender o início da profissão e o que é ser um bom profissional na área, podemos então, entrar no ponto principal do artigo de hoje: a função desse profissional dentro do gerenciamento de serviços de TI da sua empresa. 

O que é gerenciamento de serviços de TI?

Depois de conhecermos a origem dessa função dentro de uma empresa, vamos entender as mudanças que aconteceram por conta da evolução do mercado e qual é o real objetivo do gerenciamento de serviços de TI, afinal é uma das funções que mais impacta nas estratégias competitivas da instituição.

De forma sucinta, podemos dizer que o gerenciamento de serviços de TI, um termo originário do inglês  It Service Management (ITSM) é a definição dos processos que giram em torno do planejamento, execução e monitoramento das tarefas desse setor, além da conferência da maneira como as empresas utilizam o TI em seus processos internos.

Trata-se ainda, de uma mudança na cultura organizacional da sua empresa, onde o gestor passa a enxergar esse setor como parte do negócio como um todo, estando presente em cada um dos processos gerenciais da organização. 

Ou seja, essa ferramenta melhora o funcionamento de todos os procedimentos organizacionais e a eficiência dos aspectos que giram em torno do TI como o planejamento, a segurança, o suporte e a entrega, por exemplo. Com essa estratégia bem estruturada e com objetivos predefinidos, o impacto na entrega dos serviços é considerável.

Um bom investimento aplicado às pessoas, processos e tecnologia contribui para  garantir que a sua empresa organize um bom gerenciamento dos serviços de TI, que resultam no oferecimento de serviços/produtos de qualidade aos seus clientes e  assegurem que as necessidades do mercado sejam atendidas. 

gerenciamento de serviços de TI

Qual a Importância de esse gerenciamento? 

Depois de entender o que é gerenciamento de serviços de TI, consegue perceber a sua real importância dessa estratégia para a sua empresa? Não? A gente te mostra. Vamos te dar 3 pontos principais desse método, que vão fazer você visualizar com mais clareza tudo o que dissemos até então. Vamos lá!

  1. Otimiza a entrega dos produtos/serviços

Um grande aspecto a ser considerado, concorda? O gerenciamento dos serviços de TI tem como principal objetivo entender e suprir as reais necessidades de seus clientes. 

Aqui, a gestão consegue criar soluções que vão atingir diretamente os pontos críticos que sejam relacionados ao TI, o que maximiza a qualidade de entrega dos seus serviços/produtos.

  1. TI + Estratégias de negócio = Sucesso!

Como já dissemos anteriormente, foi-se a época em que o setor de tecnologia da informação era acionado apenas para consertar computadores quebrados ou arrumar o sistema interno da empresa. 

Devido à evolução digital que o mundo passa, o TI precisou se adaptar aos novos modelos de atuação, e sair do modo reativo para o proativo.

  1. Melhora a satisfação dos seus clientes

Um gerenciamento dos serviços de TI bem feito, é baseado em acordos que definem as condições mínimas que os serviços devem atender. 

Esse alinhamento de expectativas resulta na sensação de pertencimento, ou seja, evita a criação de falsas expectativas. Consequentemente, aumenta o índice de satisfação dos seus clientes.

3 passos para criação do seu plano de gerenciamento

Cada empresa tem seu modelo próprio de plano de gerenciamento, mas existem alguns passos básicos que precisam ser dados para que esse projeto se mantenha de pé. Vamos te mostrar alguns deles.

  1. Elabore um  plano estratégico de TI

Esse é o primeiro passo para chegar a um bom gerenciamento de serviços de TI, elaborar um plano estratégico e definir qual será o objetivo do gerenciamento de serviços de TI da sua empresa. Esse projeto não pode surgir do nada, baseado em opiniões ou achismos, ele precisa ser coerente com as reais necessidades da empresa naquele momento.

Geralmente, esse plano é derivado de um planejamento estratégico corporativo geral, onde vários outros setores fazem parte de um projeto em específico, inclusive o TI.

  1. Faça uma lista com os serviços oferecidos pelo TI

Parece desnecessário, mas acredite, ter essa lista pré-definida e disponível para todos fará grande diferença no dia a dia desses profissionais, que não serão acionados para resolver problemas que estejam fora de sua alçada, por exemplo. Nessa lista, podem conter informações como:

  • Custos dos serviços;
  • Níveis de atendimento e qualidade;
  • Disponibilidade de horário;
  • Descrição do serviço;
  • Quem pode solicitar o serviço;
  • Como solicitar;
  • Prazo de entrega.
  1. Estabeleça regras para o serviço

Mesmo que tenha feito a lista de serviços prestados pela equipe de TI, estabeleça regras adicionais que vão ditar como eles vão acontecer e quais serão os níveis dos acordos feitos. Eles determinarão quais são as condições que um serviço precisa atender para ser considerado completo e satisfatório.

Essa transparência na prestação de serviços traz benefícios para os dois lados. Então o técnico não será acionado para serviços absurdos e o cliente terá um serviço de qualidade.

Quais são os modelos de GSTI?

  • ITIL: Information Technology Infrastructure Library, ou ITIL, é um dos modelos mais utilizados e reconhecidos no gerenciamento dos serviços de TI. Ele trabalha com cinco volumes que podem ser divididos em várias etapas do processo, desde o planejamento, desenvolvimento e monitoramento.
  • COBIT: Framework Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), agrupa conceitos e práticas da gestão de serviços de TI, focado principalmente na otimização de recursos e nas lacunas de negócio.
  • PMBOK: Project Management Book of Knowledge, esse sistema é derivado da gestão de projetos, mas também pode ser aplicado nos serviços de TI. Aqui os projetos são categorizados em seis etapas: concepção, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.
  • CMMI: Capability Maturity Model Integration, a CMMI é uma ferramenta mais generalista, que é aplicada na parte de desenvolvimento de aplicativos e softwares.

 Use o TI a seu favor e veja seus números dispararem

Ficou mais do que entendido que o setor de TI pode trazer grandes resultados para a sua empresa, certo? Essa equipe desempenha papel fundamental em todos os setores dentro de uma organização. Sem eles, os processos não andam e todos os setores ficam estagnados.

Recapitulando: 

  • Equilibre seus investimentos no gerenciamento de serviços de TI;
  • Escolha o melhor modelo de gerenciamento para a sua empresa;
  • Estabeleça regras;
  • Gerencie essa ferramenta e veja a necessidade de mudanças futuras.

E então, o que você achou? Acha que precisa de mais alguma ajuda neste processo de planejamento e gerenciamento de serviços? 

A Siteware te oferece o STRATWs One, uma ferramenta que te ajuda na rotina da sua empresa e pode elevar o nível da sua gestão. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.