Gestão Estratégica

O que significa alavanca de crescimento e como implementá-la para otimizar resultados

O que significa alavanca de crescimento e como implementá-la para otimizar resultados

Publicação : 11/01/2022

Por Tayrane Corrêa

8 min

O que significa alavanca de crescimento
O que significa alavanca de crescimento

Se você possui um produto, sabe que cada cliente tem um custo para ser adquirido, o chamado CAC. Para chegar a esses clientes, é necessário formular estratégias de marketing que vão conduzir o consumidor até a conversão.

Mas para quem busca métodos além dos tradicionais para realizar vendas, vale conhecer as alavancas de crescimento, oportunidades que utilizam alternativas mais baratas para aumentar as vendas e adquirir novos clientes.

Saiba o que significa alavanca de crescimento, como alavancar crescimento da sua empresa e confira exemplos desse método amplamente utilizado no mercado. Boa leitura!

O que significa alavanca de crescimento?

Conceituando de maneira mais clara, as alavancas de crescimento são oportunidades de crescimento que já existem dentro do seu negócio e que, na maioria dos casos, necessitam de pouco investimento.

Como alavancar crescimento?

Para além de entender o que significa alavanca de crescimento, fazer a sua empresa crescer realmente é necessário possuir um conhecimento profundo sobre dois pilares: o seu negócio e os seus clientes.

Para isso, você deve saber como medir indicadores para encontrar alavancas de crescimentos, sendo a maneira mais fácil de fazer isso através de um método chamado Growth Hacking.

O Growth Hacking é um método que tem como finalidade o aumento da base de clientes e das receitas, através de um processo sistemático de aprendizado e experimentação constantes de alavancas de crescimento.

Ou seja, o método permite que novas alavancas sejam encontradas e testadas, a partir de 4 pilares principais. São eles:

Análise de dados e busca por insights

A partir de uma base de dados bem alimentada e ordenada, com informações sobre a empresa e os consumidores, os dados devem ser analisados de maneira qualitativa e quantitativa, permitindo que possíveis falhas e pontos de melhoria sejam encontrados.

Geração de ideias

A segunda etapa do método consiste na geração de ideias a partir dos pontos de melhoria identificados pela análise de dados. Por exemplo, pode ser identificado que a taxa de retenção de clientes na base é baixa, levando a formulação de um programa de fidelização de clientes.

Priorização do experimento

Como nem todas as ideias geradas são executadas, é fundamental priorizar aquelas que possuem maior potencial

Essa etapa também deve ser feita com base em análises e considerando o perfil dos clientes da empresa, para verificar quais ideias têm maiores chances de virarem alavancas de crescimento.

Execução dos testes

Como última etapa, as possíveis alavancas de crescimento identificadas pelo Growth Hacking devem ser testadas e passar por mais uma análise minuciosa conforme são implementadas.

Exemplos de alavancas de crescimento

Agora que você já sabe o que significa alavanca de crescimento, confira alguns exemplos de métodos utilizados por grandes empresas para continuar crescendo com CAC reduzido.

Marketing de indicação ou member get member

O marketing de indicação, também conhecido como member get member é um dos exemplos de alavanca de crescimento mais clássicos. 

A tática consiste em formular planos que levem os clientes que já estão na sua base a indicar outros possíveis consumidores que também estariam interessados em seu produto ou solução.

A maneira mais fácil de colocar isso em prática é através da oferta de vantagens para o que cliente que está indicando, como cupons de desconto. Entretanto, manter os clientes satisfeitos e com o sentimento de que a marca se importa com eles, pode levar a uma indicação orgânica. 

Upsell e Crossell

Você pode não estar familiarizado com os nomes, mas com certeza já viu algum negócio que pratica o Upsell ou o Crossell, duas táticas de venda cuja finalidade é alavancar o crescimento.

O Upsell está ligado ao upgrade. Portanto, quando em uma venda é ofertado algo a mais do que a venda básica, que vai complementar o produto que está sendo adquirido, está caracterizada um Upsell.

É o clássico “você não deseja levar essa batata grande ao invés da pequena por somente R$2,90 a mais?”. Essa tática também é amplamente utilizada por empresas de TV paga que sempre tentam agregar novos serviços ao seu plano básico.

Já o Crossell é a oferta de um produto similar ao que já está sendo comprado. Tanto no mundo digital, quanto em lojas físicas, essa alavanca de crescimento também é utilizada amplamente. Um exemplo seria a oferta de uma meia para um cliente que está adquirindo um tênis.

Fidelização de clientes

Uma das melhores maneiras de alavancar o crescimento do seu negócio é continuar vendendo para uma base de clientes fiéis, eliminando a necessidade de altos investimentos para a aquisição de novos consumidores.

Essa fidelização do cliente com a sua marca também é feita por ações que o valorizem. Desconto em datas comemorativas, contato constante para avisar de novidades e solicitar feedbacks e o investimento em um atendimento de excelência são algumas opções.

Além delas, a marca também pode implementar o clássico programa de fidelidade, que oferece pontos a cada compra, permitindo que o consumidor os troque em produtos futuramente. 

Inovação

Apesar de demandar mais tempo e custo do que os exemplos de alavanca de crescimento citados acima, a inovação também tem papel crucial na hora de mudar o patamar do seu negócio.

O exemplo mais claro que exemplifica o poder da inovação na hora de alavancar o crescimento é a Apple. Sem a proposta de continuar inovando sempre, buscando sempre melhorar os seus produtos para ser referência no mercado, a marca não teria chegado onde chegou.

Os fãs da marca não são apenas fiéis a ela, como sempre estão em busca de testar as inovações que ela propõe.

Você não precisa ser a Apple, mas sim pensar em quais inovações a sua marca é capaz de ofertar a partir de produtos já existentes, sendo que essas melhorias seriam tão boas que o consumidor compraria o seu produto novamente ou realizaria um upgrade.

Analise os dados da sua empresa a partir de um software pensado para otimizar a sua gestão

Chegar nas melhores alavancas de crescimento requer uma análise de dados minuciosa que vai apontar onde as melhores oportunidades estão.

Por conta disso, desenvolvemos o STRATWs One, uma solução capaz de integrar as informações de toda a sua empresa e de seus clientes, automatizando a gestão a partir de informações lidas por um sistema inteligente e focado no aumento da produtividade.

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