Logo siteware
  Gestão Estratégica

O que é Gestão de Operações e Logística? Entenda de uma vez!

O que é Gestão de Operações e Logística? Entenda de uma vez!

Publicação: 28/04/2022

Por David Pedra

9 min

gestão de operações e logística
gestão de operações e logística

Fazer uma boa gestão de operações e logística garante mais eficiência e redução de custos dentro das empresas, além de uma maior satisfação do cliente.

Entretanto, para assegurar  uma boa gestão de operações logísticas, não há outro caminho a não ser realizar um bom planejamento e acompanhamento de todo o processo.

Inclusive, o crescimento do mercado logístico está obrigando as organizações a reverem suas estratégias para garantir eficiência e evitar os preços altos.

De acordo com o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M, no primeiro quadrimestre de 2021, o transporte de carga no Brasil teve um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2020.

O crescimento do e-commerce foi um dos principais impulsionadores para essa expansão , exigindo dos negócios  uma maior atenção sobre o tema.

E se a sua empresa está em busca de melhorar a eficiência da gestão de operações e logística, então esse artigo é feito para você. Vem com a gente.

O que é a Gestão de Operações e Logística?

A Gestão de Operações e Logística é uma área da organização que tem como objetivo fazer o planejamento e colocar em prática o uso dos recursos disponíveis.

Além disso, o departamento de gestão  precisa  acompanhar  todo o processo para se certificar que a entrega dos produtos esteja sendo feita com a melhor eficiência.

Isso envolve diversos fatores, sendo essencial uma boa organização e planejamento completo, desde o transporte da matéria-prima até a entrega do produto acabado.

Leia também:

Por que deve-se fazer a Gestão das Operações Logísticas?

gestao de operaçoes e logistica

A gestão das operações logísticas precisa ser feita para garantir uma maior eficiência e redução de custos operacionais durante todo o processo logístico.

Isso gera à empresa mais competitividade no mercado, afinal, com menos custos, a organização consegue ter preços mais atraentes em seus produtos.

Além disso, uma gestão bem feita  é capaz de reduzir os prazos de entrega sem que haja aumento de custo para isso, o que traz mais satisfação ao consumidor final.

Como é feita a gestão de operações logísticas?

A gestão de operações e logística é feita seguindo um planejamento traçado. Esse planejamento leva em consideração as características de cada negócio.

Sendo assim, é preciso conhecer profundamente cada tipo de empresa para então fazer um planejamento de otimização dos processos logísticos. Em resumo, a organização precisa:

  • fazer um bom planejamento;
  • monitorar os processos;
  • elaborar um mapa de pedidos;
  • oferecer treinamentos e capacitação constantes.

Começando pelo planejamento

O primeiro passo para implementar a gestão de operações e logística é planejar. Dessa forma, o planejamento envolve desde a recepção de produtos até a entrega ao consumidor final.

É durante o planejamento que são identificadas falhas nas mais variadas fases. O planejamento pode ser tanto estratégico como tático, e permite ao empresário ter uma visão mais abrangente de todo o processo.

O planejamento estratégico é aquele voltado para a organização como um todo, no qual o gestor olha para todos os processos, já o planejamento tático é orientado para uma parte do processo, como a estocagem, por exemplo.

Monitorando os processos

Após identificar todos os processos e corrigir as falhas, a empresa precisa criar mecanismos para fazer um monitoramento deles.

Por exemplo, a organização pode criar indicadores para avaliar o tempo de entrega da matéria-prima, após o pedido. Esse tempo pode ser monitorado, e caso esteja aumentando é preciso repensar a compra de outros fornecedores.

É aqui que será identificada a efetividade dos métodos aplicados, bem como uma eventual necessidade de melhorias. Quando forem identificados erros e desperdícios é essencial corrigi-los.

A Siteware preparou, para você, uma planilha de acompanhamento de indicadores que ajuda nesse processo de monitoramento. Clique aqui e confira!

Elaboração do mapa de pedidos

Para que o processo de gestão de operações e logística tenha eficiência, a organização precisa elaborar um mapa de pedidos.

Esse mapa ajuda a desenvolver uma melhor estratégia na produção, bem como definir as melhores rotas e meios de transportes mais vantajosos para a movimentação da carga.

Ofereça treinamentos e capacitação constantes

Um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado são os treinamentos e capacitações constantes que precisam ser oferecidos.

Essa é uma maneira de garantir um nível de qualidade elevado para a operação, fazendo com que o seu time saiba manusear as ferramentas, tecnologias e recursos com a máxima eficiência possível.

Além disso, profissionais capacitados normalmente são mais motivados e executam os seus trabalhos com muito mais dedicação.

Benefícios da gestão de operações logística e logística empresarial

A gestão de operações e logística traz inúmeros benefícios para sua empresa. O principal deles é o aumento na lucratividade.

Pois, quando os processos são mais otimizados, há redução de custos, além de um maior envolvimento da sua equipe, garantindo uma maior produtividade.

A redução de custos aliada ao aumento da produtividade é capaz de melhorar os resultados operacionais da organização e consequentemente garantir mais lucro. Em suma, a gestão de operações e logística garante:

É possível notar que quando uma empresa consegue reduzir custos e ser mais eficiente, há uma maior integração dos colaboradores.

Nesse caso, eles passam a saber exatamente o que precisam fazer, e qual o objetivo que precisam cumprir em um determinado período de tempo.

Com isso, a organização consegue melhorar o seu preço o que garante uma maior possibilidade de vendas e também mais fidelização dos clientes.

Afinal, quando você compra um produto por um preço mais baixo e a entrega é feita dentro ou até mesmo antes do prazo acordado, as chances de fazer uma nova compra são maiores.

A importância da automatização nas operações logísticas

Conforme vimos, a gestão de operações e logística garante uma maior eficiência da empresa. No entanto, essa eficiência só é alcançada por meio da automatização.

Até porque, quando os processos são realizados manualmente, as chances de erro e retrabalho são muito maiores. Já, quando a organização conta com softwares de ponta há mais chances de ter uma eficiência maior.

Pois, um software de gestão vai garantir um acompanhamento mais fácil de todo o processo, além de identificar com mais precisão onde estão as falhas internas.

Portanto, assim como fazer um bom planejamento e assegurar  um treinamento de ponta de toda a equipe, é fundamental que a empresa conte com um bom software de gestão.

E se você está procurando um software que te ajude com a gestão de operações e logística, você encontrou. O STRATWSOne é uma excelente ferramenta que proporciona um gerenciamento otimizado e em tempo real. Não deixe de conferir, peça já uma demonstração 100% gratuita do nosso software:

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.