O que é gestão de operações e logística? Entenda de uma vez!

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gestão de operações e logística

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Realizar uma boa gestão de operações e logística garante mais eficiência e redução de custos dentro das empresas, além de permitir uma maior satisfação do cliente. Entretanto, para assegurar um gerenciamento efetivo, não há outro caminho a não ser aplicar um bom planejamento e acompanhamento de todo o processo.

Inclusive, o crescimento e a otimização do mercado logístico está obrigando as organizações a reverem suas cadeias de suprimento para garantir mais eficiência e evitar os preços altos.

De acordo com a 8ª edição do relatório Fretebras, no primeiro semestre de 2022, o transporte de carga no Brasil teve um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2021.

O crescimento do e-commerce foi um dos principais impulsionadores para essa expansão, exigindo dos negócios uma maior atenção sobre o tema.

E, se a sua empresa está em busca de melhorar a eficiência da gestão de operações e logística, então, este artigo é feito para você. Vem com a gente e prepare seu plano de ação!

O que é a gestão de operações e logística?

A gestão de operações e logística é uma área que tem como objetivo fazer o planejamento e colocar em prática o uso dos recursos disponíveis da empresa. Além disso, ela tem a finalidade de acompanhar todo o processo para se certificar que a entrega dos produtos seja feita com a melhor eficiência.

Isso envolve diversos fatores, sendo essencial uma boa organização dos processos internos e planejamento completo, desde o transporte da matéria-prima até a entrega do produto acabado, para a otimização dos resultados da empresa como um todo.

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Por que fazer uma gestão de operações logísticas?

gestao de operaçoes e logistica

A gestão das operações logísticas precisa ser feita para garantir uma maior eficiência e redução de custos operacionais durante todo o processo. Com um controle de qualidade bem feito, é possível otimizar métodos e resultados.

A lógica é que, cada vez mais, isso ajude a organização a gerar mais competitividade no mercado, afinal, com menos custos, a empresa consegue ter preços mais atraentes em seus produtos.

Uma gestão operacional bem feita é capaz de reduzir os prazos de entrega, sem que haja aumento de custo para isso, o que traz mais satisfação ao consumidor final.

Como é feita a gestão de operações logísticas?

A gestão de operações e logística é feita seguindo um planejamento traçado, que leva em consideração as características de cada negócio.

Sendo assim, é preciso conhecer profundamente cada tipo de empresa para, então, fazer um planejamento de otimização dos processos produtivos. Em resumo, a organização precisa:

  • fazer um bom planejamento;
  • monitorar os processos;
  • elaborar um mapa de pedidos;
  • oferecer treinamento e capacitação constantes.

Veja como fazer seu plano de venda e operações:

gestão de operações

1. Faça um bom planejamento 

O primeiro passo para implementar essa gestão é planejar. Tal planejamento envolve desde a recepção de produtos até a entrega ao consumidor final.

É durante essa fase que são identificadas falhas nas mais variadas fases. Por sinal, o planejamento pode ser tanto estratégico como tático, e permite ao empresário ter uma visão mais abrangente de todo o processo.

O planejamento estratégico é aquele voltado para a organização como um todo, no qual o gestor olha para todos os processos. Já o planejamento tático é orientado para uma parte do processo, como a estocagem, por exemplo.

2. Monitore os processos 

Após identificar todos os processos e corrigir as falhas, a empresa precisa criar mecanismos para fazer um monitoramento deles.

Por exemplo, a organização pode criar indicadores para avaliar o tempo de entrega da matéria-prima após o pedido. Esse tempo pode ser monitorado e, caso esteja aumentando, é preciso repensar a compra de outros fornecedores.
É aqui que será identificada a efetividade dos métodos aplicados, bem como a eventual necessidade de melhorias. Quando forem identificados erros e desperdícios, é essencial corrigi-los.

A Siteware preparou, para você, uma planilha de acompanhamento de indicadores que ajuda nesse processo de monitoramento. Clique aqui e confira:

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3. Elabore um mapa de pedidos

Para que o processo de gestão tenha eficiência, a organização precisa elaborar um mapa de pedidos.

Esse mapa ajuda a desenvolver uma melhor estratégia na produção, bem como definir as melhores rotas e os meios de transporte mais vantajosos para a movimentação da carga.

4. Ofereça treinamento e capacitação constantes

Um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado são os treinamentos e as capacitações constantes. Os recursos humanos, ou seja, os colaboradores, são os bens mais valiosos de uma organização.

Essa é uma maneira de garantir um nível de qualidade elevado para a operação, fazendo com que seu time saiba manusear as ferramentas, as tecnologias e os recursos com a máxima eficiência possível no dia a dia.

Além disso, profissionais capacitados normalmente são mais motivados e executam os seus trabalhos com muito mais dedicação.

Benefícios da gestão de operações e logística empresarial

A gestão de operações e logística traz inúmeros benefícios para sua empresa. O principal deles é o aumento na lucratividade. Quando os processos são mais otimizados, há redução de custos, além de aumentar o envolvimento da sua equipe, garantindo uma maior produtividade.

A redução de custos aliada ao aumento da produtividade é capaz de melhorar os resultados operacionais da organização e, consequentemente, garantir mais lucro. Veja quais são os principais benefícios garantidos:

É possível notar que, quando uma empresa consegue reduzir custos e ser mais eficiente, há uma maior integração dos colaboradores.

Nesse caso, eles passam a saber exatamente o que precisam fazer e qual o objetivo que precisam alcançar em um determinado período.

A importância da automatização nas operações logísticas

Conforme vimos, a gestão de operações e logística garante uma maior eficiência da empresa. No entanto, essa eficiência só é alcançada por meio da automatização.

Até porque, quando os processos são realizados manualmente, as chances de erro e retrabalho são muito maiores. Por outro lado, quando a organização conta com softwares de ponta, há mais chances de ter uma eficiência maior.

Um software de gestão vai garantir o acompanhamento mais fácil de todo o processo, além de identificar com mais precisão onde estão as falhas internas.

Portanto, assim como fazer um bom planejamento e assegurar um treinamento de ponta a  toda a equipe, é fundamental que a empresa conte com um bom software de gestão.

Trouxemos alguns exemplos para você entender melhor. Um software de gestão de projetos permite que o gestor acompanhe o status de toda a sua carteira, gerenciando o portfólio e o progresso feito no cronograma.

E tem mais: esse sistema de gestão empresarial fornece relatórios completos com indicadores de desempenho da equipe, facilitando a tomada de decisões em busca da melhoria contínua.

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