4 vantagens da gestão de custos no comércio varejista

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gestão de custos no comércio varejista

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O controle das despesas é uma tarefa recomendada pela maioria dos especialistas, seja em nossas finanças pessoais ou na empresa.

Apesar de importante, esse controle pode passar despercebido em muitos comércios que se acostumaram com um gerenciamento a toque de caixa, que não permite uma visualização do negócio com clareza.

Todavia, a gestão de custos no comércio varejista não só leva mais profissionalismo à empresa, como também oferece uma série de benefícios valiosos. Conheça algumas dessas vantagens e como colocar essa gestão em prática. Boa leitura!

O que é a gestão de custos no comércio varejista?

A gestão de custos nada mais é do que uma organização das finanças – neste caso de um comércio varejista – para que os gastos sejam controlados e reduzidos em relação às entradas a fim de garantir um maior lucro corporativo.

4 benefícios da gestão de custos no comércio varejista

Você provavelmente já sabia o que é a gestão de custos no comércio varejista. Mas e os principais benefícios dessa prática? Confira abaixo!

Redução de gastos e aumento dos lucros

Como já afirmamos no tópico anterior, a primeira grande vantagem de controlar os gastos da sua empresa é a redução de gastos, que tem como consequência o aumento dos lucros.

Vale lembrar que essa redução deve acontecer de maneira gradual e muito bem acompanhada. A recomendação, inclusive, é a realização de um estudo aprofundado para descobrir quais setores da empresa podem ter seus gastos reduzidos, considerando sempre o custo-benefício e o impacto que essa ação terá sobre os clientes. 

Elevação da qualidade do serviço

Um negócio que aplica a gestão de custos no comércio varejista tende a não apenas se organizar financeiramente, mas também otimizar o desempenho dos colaboradores e o posicionamento da marca.

Esse gerenciamento acaba por elevar a qualidade do serviço, acrescido também pelo maior controle dos preços.

Maior competitividade

Negócios organizados tendem a apresentar maior competitividade em relação aos seus concorrentes. 

Além disso, a gestão de custos no comércio varejista possibilita que o valor aplicado sobre os produtos seja pensado de uma maneira benéfica para o cliente, assim como à empresa

Vale lembrar também que resultados positivos trazidos pela gestão de custos no comércio varejista ajuda na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e focado no elo que mais importa, o cliente.

Diminuição do desperdício

Empresas que lidam com produtos perecíveis ou até mesmo com itens comercializados conforme sazonalidade podem desperdiçar mercadorias quando o controle de custos é mal realizado. 

Isso pode acontecer porque o gerenciamento dos gastos está relacionado ao setor de compras, responsável pelos produtos que compõem o estoque. Ou seja, a organização deve ocorrer em ambos setores a fim de garantir a saúde financeira e a manutenção da reputação corporativa.

Melhores práticas para a gestão de custos no comércio varejista

Após apresentar os benefícios da gestão de custos no comércio varejista, vamos falar sobre as práticas que garantem que essas vantagens cheguem até o seu negócio. Confira abaixo quais processos podem ser aplicados para agregar mais organização financeira à sua corporação. 

Planifique todas as saídas

O primeiro passo para uma boa gestão é ter todas as informações em mãos. Por isso, nossa recomendação é ter todas as saídas do negócio anotadas e planificadas.

Dependendo do tamanho da empresa, existirão mais ou menos saídas. Mas é importante que os dados de todos os setores componham esse relatório, como:

  • gastos com os produtos;
  • encargos trabalhistas;
  • contas de luz e água;
  • custos com manutenção. 

Com todas as saídas de dinheiro anotadas, ficará mais fácil saber qual o número em vendas supre todas essas despesas.

Identifique os gastos que podem ser reduzidos

Após anotar todos os gastos é hora de analisá-los minuciosamente. Uma dica para esse momento é contratar uma auditoria externa.

Esse serviço possibilita que um profissional com um olhar de fora encontre problemas nas despesas que uma pessoa há muito tempo na empresa tem dificuldade em enxergar.

Um exemplo para esse caso são os trabalhos realizados manualmente. No comércio varejista, principalmente em pequenos negócios, o costume de anotar dados em papel ou planilhas do Excel ainda perdura.

Em alguns casos a força de trabalho de um colaborador que poderia ser utilizada para melhorar o atendimento ao cliente é desviada para a realização dessas tarefas.

Porém, esse trabalho pode ser substituído e otimizado a partir de softwares focados na simplificação do preenchimento e a análise desses dados.

Negocie com os fornecedores

A negociação é uma parte comum do mercado do varejo, porém nem todos os comerciantes a aplicam. 

Não tenha medo de renegociar contratos e buscar as melhores condições de pagamentos para o seu negócio. Lembre-se que sua relação com fornecedores deve ser boa para conseguir boas condições que vão salvar seu caixa em períodos de vendas baixas.

Procure sempre realizar os pagamentos conforme o combinado e lhe demonstre que a relação entre vocês oferece benefícios mútuos. Um exemplo simples é a negociação de descontos ou parcelamento estendido na compra de uma maior quantidade de produtos.

Fique de olho na formação de preços

Gestão de custos e formação de preços são duas coisas que se complementam. 

Ao formular a precificação da sua loja, pense quais são os produtos que podem ter uma maior saída e teste táticas como aplicar preços mais baixos.

Gestores muitas vezes podem ter medo de abaixar o preço de um item. Mas se isso representar um aumento no número de vendas, essa tende a ser uma técnica lucrativa a longo prazo e que te diferencia da concorrência.

Pronto para colher os frutos da gestão de custos no comércio varejista?

O mercado está sempre em mutação e nem todas as mudanças podem ser planejadas. Porém, as melhores práticas para a gestão de custos no comércio varejista servem, acima de tudo, para prevenir sua empresa dessas crises.

A organização financeira é uma forte aliada dos negócios que viram referências no mercado. Para garantir essa organização, é necessário contar com uma solução capaz de colher, validar e consolidar esses dados.

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